Buscar

av1 HISTORIA MEDIEVAL

Prévia do material em texto

1)
A Idade Média é um período classicamente compreendido entre os séculos V e XV, em que se desenvolveram fenômenos econômicos, sociais e culturais, que resultam na classificação dessa temporalidade. Didaticamente, a Idade Média é dividida em Alta Idade Média (séculos V – X) e Baixa Idade Média (séculos X – XV). No que se refere às características centrais da Alta idade Média, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A efervescência cultural urbana e o surgimento das Universidades.
b)
O Renascimento comercial e urbano e as Cruzadas.
c)
O feudalismo e a solidificação do poder da Igreja Católica.
Alternativa assinalada
d)
Economia rural e Decadência do poder local e fortalecimento do poder nacional, representado pelo rei.
e)
Ascensão da Igreja e da cultura teocêntrica e Reforma Protestante. 
2)
A longa transição do período Antigo para a Idade Média guarda características singulares. Esse momento histórico não é nem antigo, nem medieval, sendo dotado de especificidades, que muitas vezes compõem o substrato da Europa em gestação: hierarquia eclesiástica, monasticismo, códices jurídicos. Como o historiador Jacques Le Goff denomina esse período?
Alternativas:
a)
Alta Idade Média.
b)
Antiguidade Tardia.
Alternativa assinalada
c)
Idade Ascendente.
d)
Idade Inaugural.
e)
Idade Média Central. 
3)
"Esses pequenos arrendatários plantavam os cereais que consumiam, exploravam pequenas vinhas e olivais. Quando as colheitas eram excelentes, os preços prostituíam-se. Quando eram parcos os frutos dos campos, os produtores apenas se alimentavam. Vendo seus arrendatários arruinados, desinteressados de uma produção que, devido às suas dívidas atrasadas, já não lhes pertencia, os grandes proprietários romanos convertiam em produtos os aluguéis da terra em rendas". (MAESTRI FILHO, Mário José. O escravismo antigo. 12. ed. rev. atual. São Paulo: Atual, 1994, p. 91)
O texto acima refere-se à figura dos colonos, trabalhadores juridicamente livres mas presos a terra pelas obrigações com o proprietário. Acerca dos colonos, analise as afirmativas a seguir:
I – A figura dos colonos surgiu no Império Romano, no contexto de crise do escravismo, sendo a solução para o problema da mão-de-obra nos latifúndios.
II – Os latifundiários romanos cediam uma parcela de terras para os colonos plantarem em troca de uma renda monetária.
III – As características do trabalho dos colonos, atrelada a outros elementos oriundos dos povos bárbaros, resultaram na servidão feudal.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)
Apenas II.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II e III.
e)
I, II e III. 
Alternativa assinalada
4)
"(...) a Idade Média é a época do aparecimento e da gênese da Europa como realidade e como representação e que constitui o momento decisivo do nascimento, da infância e da juventude da Europa, sem que os homens desses séculos tenham tido a ideia ou a vontade de construir uma Europa unida". (LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 12)
Ao analisar a constituição da Europa no época medieval, Jacque Le Goff se atenta para os eventos de longa duração, ou seja, para as heranças do passado. Acerca das heranças da antiguidade, relacione a primeira coluna com a segunda:
(1) Herança grega
(2) Herança romana
(3) Herança da ideologia trifuncional indo-europeia
(4) Herança bíblica
(a) Concepção de monoteísmo.
(b) O herói, que foi sacralizado e santificado; o humanismo, também cristianizado; o edifício religioso, transformado em templo e em Igreja.
(c) Concepção de sociedade organizada entre os que rezam, os que guerreiam e os que trabalham.
(d) A língua, o latim; a arte militar; a arquitetura; posição e a complementariedade entre cidade e o campo; o direito; o ensino e a prática das artes liberais.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:
Alternativas:
a)
1d – 2b – 3c – 4a
b)
1a – 2b – 3c – 4d
c)
1d – 2a – 3b – 4c
d)
1b – 2d – 3c – 4a
Alternativa assinalada
e)
1b – 2d – 3a – 4c
5)
Acerca dos elementos fundamentais dos povos germânicos que se fundiram com os elementos romanos na constituição do feudalismo, considere as seguintes asserções:
I - O primeiro elemento foi a propriedade coletiva da terra, que existiu entre os variados povos germânicos, dos mais complexos aos mais primitivos. O segundo elemento é a constituição de lideranças, chefes e guerreiros locais, que exerciam um forte domínio sobre seus povos.
PORQUE
II - Esses dois elementos, modificados por um ambiente, uma cultura e modos de vida diversos, serão importantes para analisarmos a formação do feudo, da gleba, das relações de poder e da posse da terra sob a dinâmica feudal.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justificativa a I. 
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II contrapõe a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. 
d)
A asserção I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. 
e)
As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes