Buscar

APOL Metodologia do ensino de geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL GEOGRAFIA
“A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas”.
A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. 
Assinale corretamente qual era essa função?
	B
	Inventariar e catalogar.
“Entender a geografia como ciência que, ao tratar o espaço geográfico, concebe-o na sua construção interativa entre natureza e sociedade”. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque crítico apresentava:
	A
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais 
(clima, vegetação, relevo e hidrografia).
“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
	A
	II e III apenas.
“Mesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais importantes nas discussões geográficas”. 
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
D Organismo autônomo.
“A ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem o seu território”.
Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definitivamente uma mercadoria.
II. Desnecessário para o movimento do capital.
III. Constantemente reconstruído.
IV. Necessário para o movimento do capital.
	B
	I, III e IV apenas.
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
	D
	V – V – F – V
“A aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o ‘aqui’ e o ‘agora’ do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste e em outros tempos”
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:
I. O fenômeno do subdesenvolvimento. 
II. A dependência econômica e tecnológica. 
III. O capitalismo da Europa.
IV. A Guerra Fria.
	E
	I, II e IV apenas.
“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta”.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
	D
	V – V – F – V

Outros materiais