Buscar

Atividade de Manifestações culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Gabriela Cogo Paes Máximo
 Rgm: 063.2470
 Disciplina: Manifestações Culturais: Meio Ambiente
 Respostas referentes às aulas 1 e 2 
Vimos, na aula 1, a possibilidade de se relacionar reflexões e discussões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura com as diversas vertentes das manifestações culturais (meio ambiente, relações étnico-raciais e inclusão). Diante disso, discuta, em um texto de 10 a 15 linhas, a importância das reflexões sobre cultura no contexto escolar.
De acordo com Chauí (2008) a cultura diz respeito a ruptura imediata com a natureza. É ela que, em um primeiro momento, irá nos diferenciar dos animais. É por meio da cultura que os definimos como humanos. Por isso, as reflexões sobre cultura são tão importantes no contexto escolar, é por meio dela que os alunos desenvolvem símbolos e signos, bem como instituem práticas de valores.
Por meio das discussões acerca do temo cultura e sua relação no contexto escolar, compreendermos que as práticas e discussões ocorridas na escola precisam estar fundamentadas na vida social do aluno. A escola precisa voltar seu olhar ao mundo que a cerca, deixando de ser mera transmissora de conteúdos, passando a atuar na modificação dos sujeitos. 
Tendo em vista a atividade desenvolvida na aula 1, cite uma atividade que você, enquanto professor(a), desenvolveria com foco nas manifestações culturais. Discuta, principalmente, a metodologia.
A escola além de transmitir conhecimentos básicos, tem como principal função ajudar o estudante a produzir seu próprio conhecimento. A escola não deve fechar-se para o mundo, mas sim ser dinâmica, favorecendo a troca de saberes e permitir que eles transformem a sociedade. Para trabalhar a questão da manifestação cultural iniciaria conversando com os alunos sobre a cultura de um povo, ela é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, danças, festas populares, alimentação, modo de vestir entre outros fatores. A cultura é transmitida de geração para geração e demonstra os aspectos de um povo.
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, promoveria no aluno o sentimento de valorização cultural, além do reconhecimento e respeitos das diferentes culturas, mostrando que não existe uma superior a outra. Esclareceria o conceito de cultura e iria citar os principais elementos que configuram a cultura de um local. 
Os alunos seriam questionados sobre os aspectos culturais do Brasil e a miscigenação dos povos que aqui habitam. A turma seria dividida em cinco grupos, cada qual responsável por uma região do país ( Norte,, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), os aspectos culturais destas regiões serão pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre as danças, religião, culinária típica, dialetos... 
Após os trabalhos de pesquisas concluídos, promoveria apresentação dos grupos, abordando as principais manifestações culturais da região pesquisada. Eles estarão livres para apresentar vídeos, cartazes, roupas, apresentações de danças, comidas, de forma a explorar ao máximo a capacidade de cada grupo. Desta forma os alunos terão material sobre a cultura brasileira de modo geral, e o mais importante, produzido por eles mesmos.

Outros materiais