Buscar

introdução a sensação e percepção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Uma Introdução à Sensação e à Percepção
Uma Introdução 
à Sensação e à Percepção (1)
A sensação e a percepção, que nos possibilitam ter a consciência do ambiente que nos cerca, não são um fato dado, mas fazem parte de um problema significativo, estudado por diversas disciplinas, inclusive a Psicologia.
Tudo aquilo que conhecemos do nosso ambiente é baseado num padrão de energias físicas que afetam diretamente nossos receptores sensoriais.
Uma Introdução 
à Sensação e à Percepção (2)
Mas de que maneira as informações sobre o ambiente físico chegam a nossa mente? 
E de que modo todas as qualidades e características dos objetos em nosso ambiente são representadas e aparentemente recriadas em nossas mentes para que os ‘percebamos’ como objetos reais e coerentes?
Uma Introdução 
à Sensação e à Percepção (3)
Existe um problema fundamental a ser considerado: nossa consciência da realidade física parece tão tangível, tão concreta e real que em geral acreditamos que o mundo deve existir exatamente como o percebemos ou, talvez, no máximo, que nossas percepções estão ligeiramente desfocadas. 
Mas quão próxima será a correspondência verdadeira entre o mundo físico e o mundo subjetivo e interior criado por nossos sentidos?
Uma Introdução 
à Sensação e à Percepção (4)
As ilusões nos mostram que, ainda que nosso conhecimento do mundo dependa dos sentidos, é importante reconhecer que o mundo criado por eles nem sempre corresponde exatamente à realidade física. 
Certas fontes de informação sensorial nos induzem a erros e distorções sistemáticas, que desvirtuam a representação do mundo.
Ilusão de Muller Lyer
Vamos fazer agora uma divisão didática entre sensação e percepção. Na prática trata-se de processos unificados e inseparáveis, tendo um significado mais histórico do que prático ou funcional. 
Sensação (1) 
Sensação refere-se ao processo inicial de detecção e codificação da energia ambiental. 
Daí se segue que sensação é pertinente ao primeiro contato inicial entre o organismo e seu ambiente. O primeiro passo para se sentir o mundo é dado por unidades neurais especializadas ou células receptoras, que reagem a tipos específicos de energia. 
Sensação (2)
As sensações referem-se a certas experiências imediatas, fundamentais e diretas, ou seja, relacionam-se à consciência de qualidades ou atributos vinculados ao ambiente físico, tais como “duro”, “quente”, “ruidoso” e “vermelho”, geralmente produzidos por estímulos simples, fisicamente isolados.
Percepção (1) 
Percepção refere-se ao produto dos processos psicológicos nos quais significado, relações, contexto, julgamento, experiência passada e memória desempenham um papel. 
A percepção envolve organização, interpretação e atribuição de sentido àquilo que os órgãos sensoriais processam inicialmente. 
Percepção (2) - Em resumo
a percepção é o resultado da organização e da integração das sensações que levam a uma consciência dos objetos e dos eventos ambientais.
Por que estudar 
a sensação e a percepção? (1)
Os problemas e temas importantes da sensação e da percepção são essenciais para a história da ciência, em geral, e fundamentais para a psicologia experimental, em particular. 
Questões filosóficas fundamentais, relativas ao modo pelo qual chegamos a conhecer o mundo externo circundante, focalizam-se no papel dos sentidos.
Por que estudar 
a sensação e a percepção? (2) ***
Importância da sensação e da percepção no conhecimento de nós próprios e de nosso ambiente – consciência da realidade exterior.
Possibilidade de os cientistas identificarem e tratarem indivíduos com deficiências sensório-perceptuais, bem como o papel do envelhecimento na eficácia dos sistemas sensoriais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais