Buscar

EXERCÍCIO SIG - GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 – Marque (V) para Verdadeiras e (F) para Falso para Sistema de Informações Gerenciais: 
( V ) Prover o gerente com informações passadas e atuais sobre operações internas e sobre o ambiente da empresa com o objetivo de assegurar que as estratégias do negócio sejam implementadas.
( F ) O objetivo principal deste tipo de sistema é o fornecimento de todas as informações legais ou organizacionais referentes à empresa, para manter eficiente os seus negócios.
( V ) Refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
( V ) Nível que ocorre a coordenação das atividades, para que os resultados sejam alcançados, de acordo com as decisões estratégicas estabelecidas. As decisões são semiestruturadas, ou seja, podem ser preestabelecidos, mas não o suficiente para a tomada de decisão.
( F ) Nível que concentra-se um grupo de gerência sênior, que toma as decisões sobre quais produtos ou serviços fornecer.
( V ) Nível que agrega grupos de gerencias médias ou intermediárias, organizado em divisões especializadas, que executa os programas ou planos da alta administração supervisionando os subordinados.
( V ) Agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos administradores intermediários.
( V ) Este sistema funciona apenas como um instrumento de apoio à otimização dos resultados e não como uma solução imediata;
( F ) Sistema que considera a interação entre as informações externas e internas da empresa; e analisa: os fatores e subfatores externos, como a concorrência; a missão e os objetivos estratégicos e políticos da empresa.
( V ) sistemas extraem as informações de base de dados compartilhada e de processos
( V ) Sistema que tem como principal função prover o gerente com informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da empresa, orientando assim a execução do processo decisório.
( V ) Enquanto o SPT (Sistema de Transação), que é Operacional, tem a visão da organização a partir de cada operação com cada cliente (interno ou externo à organização), o SIG busca agregar os dados de determinada operação, fornecendo informações consolidadas sobre aquela operação num determinado período de tempo, para que o gerente tenha um panorama global inerente àquele tipo de operação.
( F ) Sistema de análise de longas séries históricas de dados são essenciais para apoiar análises e decisões eficazes; 
FGV 2011 - Auditor Fiscal da Receita Estadual
No que diz respeito às mudanças na tecnologia da informação e o impacto nas organizações, os processos gerenciais são traduzidos para os sistemas de informação para melhorar tanto o controle interno da empresa como o seu tempo de resposta a todas as flutuações de mercado, permitindo uma tomada de decisão mais eficaz. No contexto dos processos gerenciais, os sistemas podem ser classificados de acordo com o problema organizacional que ajudam a resolver. Assim, dois tipos desses sistemas são descritos e exemplificados a seguir: 
I. Usados para controlar ou medir os planejamentos operacionais da empresa e definir as metas a serem cumpridas. Exemplo: planejamento de recursos da produção. 
II. Aumentam a produtividade das tarefas dos profissionais de todos os departamentos que manipulam e introduzem as informações no sistema, sendo utilizados no desenvolvimento das tarefas diárias da empresa. Exemplo: sistemas de compra/venda. 
Os sistemas descritos são conhecidos, respectivamente, como 
a) Operacionais e Estratégicos.
 b) Estratégicos e Especialistas.
 c) Especialistas e Legados.
 d) Táticos e Operacionais.
 e) Legados e Táticos
Dentro de um planejamento, os planos que têm como característica serem de médio prazo, realizados pelo nível gerencial e tratarem das principais ações a empreender para cada unidade são os ;
 a) táticos. 
 b) estratégicos.
 c) específicos.
 d) operacionais
O planejamento setorial das organizações deve incluir instrumentos de planejamento nos níveis estratégico, tático e operacional, em especial na área de tecnologia da informação (TI). A respeito desse planejamento, assinale a opção correta.
 a) O planejamento estratégico institucional proporciona o alinhamento das soluções de TI com as metas do negócio, mediante a descrição dos planos de ações para cada meta e indicador estabelecidos.
 b) O planejamento estratégico de tecnologia de informação estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do planejamento de TI da organização, incluindo o planejamento de sistemas de informação com vista a apoiar mais efetivamente as estratégias organizacionais.
 c) O plano diretor de TI deve mostrar, no nível estratégico, como se dará, em determinado período, a gestão dos recursos e dos processos de TI do órgão ou da entidade.
 d) O nível operacional deverá definir indicadores, em conformidade com os objetivos estratégicos de TI, além de conter o planejamento de investimentos e o plano de tratamento de riscos.
 e) O planejamento estratégico institucional, integralmente voltado para o ambiente interno da organização, pode desconsiderar a relação com o ambiente externo da organização.
O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.
 a) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
 b) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
 c) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si.
 d) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos.
 e) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados.
Planos estratégicos são aqueles que se aplicam à organização inteira, que estabelecem os objetivos globais e que buscam posicioná-la em termos de seu ambiente, já os operacionais especificam os detalhes de como os objetivos globais serão alcançados. 
Sobre as diferenças nos planos estratégicos e operacionais, assinale a alternativa CORRETA.
Os planos operacionais tendem a cobrir períodos mais longos de tempos, pois dependem da disponibilidade de recursos financeiros.
Os planos estratégicos cobrem uma área mais ampla e lidam menos com particularidades.
Os planos operacionais possuem objetivos mais extensos e ilimitados.
Os planos estratégicostendem a cobrir períodos intensos de tempo, normalmente de 6 meses a um ano.
Os planos operacionais tem como principal função prover o gerente com informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da empresa, orientando assim a execução do processo decisório e, paralelamente, assegurando que as estratégias do negócio sejam implementadas fazendo com que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório. Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classe dos sistemas de informação que oferece um conjunto de relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa.
Sistemas de Informação Gerencial.
Sistemas de Automação de Escritório.
Sistemas de Suporte a Decisão.
Sistemas de Informação Estratégicos.
Sistema de Informação Especialista.

Outros materiais