Buscar

Considerar os limites da Administração Pública Municipal significa levar em conta que a questão do lazer só pode ser entendida na totalidade da ação humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Considerar os limites da Administração Pública Municipal significa levar em conta que a questão do lazer só pode ser entendida na totalidade da ação humana, abrangendo questões que transcendem os executivos municipais, como jornada de trabalho, ocupação do solo urbano, por exemplo, o que requer no âmbito municipal, incentivar e participar das discussões e ações que envolvam a questão de modo amplo, junto aos órgãos de classe e outros setores constituídos da sociedade civil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCELINO, Nelson Carvalho. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996. p. 28. 
Considerando o texto-base Políticas Públicas de Lazer, no que concerne aos espaços urbanos de lazer, quais são as atribuições do poder público e da sociedade:
	
	A
	A população e o poder público devem se comunicar no intuito de encontrar soluções criativas para os problemas de espaço nas cidades.
	
	B
	Cabe às prefeituras, às secretarias e aos órgãos públicos da administração em geral buscar soluções para realizar transformações e adaptações necessárias no espaço de lazer, de forma que a população seja excluída desse processo.
	
	C
	É desnecessária uma postura que aceite a ideia de que a administração pública deve estar atenta, sensível e aberta à mais ampla participação popular.
	
	D
	Somente o poder público deve ser um dos agentes provocadores dessa participação da comunidade na decisão dos rumos da cidade.
	
	E
	A relação da sociedade com o poder público deve restringir-se exclusivamente à conservação dos parques, praças e jardins destinados ao lazer nas cidades.
“De maneira geral, uma acentuação dos gastos em programas destinados ao esporte de alto rendimento tende a atender um quantitativo menor de esportistas, além de vincular-se aos setores conservadores do esporte e à grande indústria esportiva e do entretenimento, expressão hegemônica do lazer contemporâneo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ATHAYDE, P.; MASCARENHAS, F.; SALVADOR, E. Primeiras aproximações de uma análise do financiamento da política nacional de esporte e lazer no Governo Lula. Rev Bras Ciências do Esporte. 2015, v. 37, n. 1, p. 2-10. p. 9. 
Considerando o fragmento de texto acima e o texto-base A atuação do profissional de educação física: políticas públicas de esporte e lazer no contexto brasileiro, analise as afirmativas sobre ações governamentais que podem ser entendidas como forma de resistência ao esporte de alto rendimento na história das Políticas Públicas no Brasil:
I. A promulgação da primeira lei para o esporte, a Lei n. 6251, de 08 de outubro de 1975.
II. O Movimento Esporte para Todos.
III. A criação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (SNDEL).
IV. Sediar os Jogos Olímpicos de 2016. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e III
	
	E
	II, III e IV
	
“Com base nessas Diretrizes, o licenciado em Educação Física deverá ser preparado para atuar como professor da Educação Básica. Já o graduado (antigo bacharel) será formado para atuar no campo não escolar, em lugares como clubes, academias e outros campos que oportunizem práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Mendes, C.L; Prudente, P.L. Licenciatura x Bacharelado: o currículo da educação física como uma arena de luta. Impulso, Piracicaba, v. 21, n. 51, p. 97-108, jan./jun., 2011, p. 98. 
Quanto ao debate questionando a divisão licenciatura-bacharelado, alguns autores defendem a formação do professor generalista. Considerando o texto-base A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX, é correto afirmar que o professor generalista é compreendido como:
	
	A
	o profissional formado sob uma perspectiva humanística, com licenciatura plena em educação física, podendo atuar tanto em sistemas educacionais formais quanto em não formais.
	
	B
	o profissional formado sob uma perspectiva técnica em educação física, podendo atuar exclusivamente em sistemas educacionais formais. 
	
	C
	o profissional formado sob uma perspectiva filosófica em educação física, podendo atuar somente em sistemas educacionais não formais.
	
	D
	o profissional formado sob uma perspectiva pedagógica em educação física, podendo atuar excepcionalmente em sistemas de treinamento desportivo.
	
	E
	o profissional formado sob uma perspectiva progressista em educação física, podendo atuar unicamente em academias de ginásticas.
	
	
“[...] a agenda de pesquisas no país ainda tem que dar conta de importantes desenvolvimentos recentes ligados, por exemplo, à questão das redes sociais e das policy networks [...]” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. Ideias, conhecimento e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, p. 21-30, 2003. p. 22. 
Com base nessa informação e no texto base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise, sobre os conceitos de policy network e issue network e as políticas públicas de esporte e lazer, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A formulação de legislação, como o artigo 217 da Constituição Federal de 1988 e as outras leis relacionadas ao esporte, pode ser estudada por esses conceitos.
	
	B
	O conceito de policy network não auxiliaria na explicação da predominância de lógicas específicas do esporte durante as Conferências Nacionais do Esporte, por exemplo.
	
	C
	Os conceitos podem ser utilizados, exceto quando há o interesse de se buscar a relação do campo do esporte e lazer com outros campos da política.
	
	D
	Os dois conceitos não são úteis, considerando que as relações entre as pessoas que compõem a política de esporte e lazer são sempre as mesmas.
	
	E
	Esses conceitos não são aplicáveis às políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, pois tratam de realidades específicas de outros países.

Outros materiais