Buscar

simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- O controle judicial da legalidade dos atos administrativos discricionários abrange a análise:
R: Dos motivos determinantes do ato;
- .................é o ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual o Poder Público consente ou delega o exercício de determinada atividade a particular interessado a fim de atender interesses coletivos instáveis ou a uma emergência, nas condições estabelecidas pela Administração. 
R: Autorização;
- A figura do desvio de finalidade caracteriza-se:
R:Pela edição de ato administrativo por administrador público, competente, em abstrato, para o fazer, visando, todavia, a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência;
- Assinale a alternativa incorreta:
R: a competência não pode ser objeto de delegação ou de avocação.
-O ato administrativo, como emanação do poder público, apresenta determinados atributos que o distingue do ato jurídico do direto privado. Estes atributos são :
R: presunção de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade;
- A atividade da Administração Pública, que pode ser expressada por meio de atos normativos ou concretos, fundamentada em sua supremacia geral e na forma da lei, que delimita, condiciona, a liberdade e a propriedade dos indivíduos, adequando-se aos interesses da coletividade, pode ser denominada, consoante a doutrinado Direito Administrativo, como:
R: Poder de Polícia;
- A Constituição Federal estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado e considera de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, na forma da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros. Diante das mencionadas previsões constitucionais, é correto afirmar que os serviços de saúde, consoante entendimento predominante,
R: são considerados serviço público, quando prestados diretamente pelo Estado, e atividade econômica quando explorados por particulares.
- A revogação do ato administrativo:
R: É a supressão de um ato administrativo legítimo e eficaz, realizada pela administração - e somente por ela - por não mais lhe convir a sua existência;
- Quanto ao princípio da moralidade administrativa, não é correto afirmar:
R: guarda precária relação com a probidade administrativa, esta normatizada concretamente apenas no plano infraconstitucional (Lei Federal n. 8.429/92)
- Os princípios básicos da administração pública estão consubstanciados em quatro regras de observância permanente e obrigatória para o bom administrador: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. Acerca desses princípios, assinale a opção correta: 
R: O princípio da legalidade impõe à administração pública a estrita observância das finalidades e competências previstas na lei para a satisfação do interesse público; não obstante, nem todos os aspectos da atividade administrativa estão contidos nas leis em sentido estrito, de maneira que a administração pode também agir de maneira juridicamente válida sem que determinado ato tenha sido específica e detalhadamente regido em lei ordinária.
- Julgue os itens a seguir, relativos aos poderes e aos princípios regentes da administração pública. 
I - Coordenar, contratar, ordenar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito da administração pública, incluem-se entre os objetivos fundamentais do poder disciplinar. 
II - No princípio da impessoalidade, traduz-se a idéia de que a administração tem que tratar todos os administrados sem discriminações, benéficas ou detimentosas. 
III - No princípio da legalidade, a administração e seus agentes têm de atuar na conformidade dos princípios éticos. Acresça-se que esse princípio vincula-se ao núcleo semântico da probidade administrativa prevista na Constituição da República. 
IV - No direito brasileiro, de acordo com o que ocorre em determinados paises europeus, os atos administrativos não podem ser controlados pelo Poder Judiciário, e sim por tribunais administrativos como os tribunais de contas; assim vige o princípio da dualidade da jurisdição. R: F V F F - A auto-executoriedade dos atos administrativos:
R: não pode contrariar interesse jurídico legítimo do particular
- O contexto da Administração Pública, que a Constituição Federal subordina à observância dos princípios fundamentais de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência (é):
R: abrange órgãos e entidades dos Três Poderes das áreas federal, estadual, distrital e municipal
-Indique a assertiva CORRETA
 R: No âmbito da Administração Pública Federal, a decisão de recurso administrativo não pode ser objeto de delegação.
- Em relação ao controle da administração pública, assinale a opção correta. 
R: Um ato nulo pode, eventualmente, deixar de ser anulado em atenção ao princípio da segurança jurídica. 
- Um secretário municipal, sob o argumento  de reestruturar o sistema de ensino do Município, removeu uma diretora de escola  municipal para um bairro distante. Inconformada, a diretora recorreu ao Prefeito, alegando  que a sua remoção ocorrera unicamente porque seu marido teria brigado com o secretário. O que deve o Prefeito fazer, se confirmado o alegado pela diretora?
R:Declarar nulo o ato da remoção, com efeito retroativo.

Outros materiais