Buscar

APOL 03

Prévia do material em texto

Questão 1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam as sentenças a seguir. Alguns fatores impulsionaram o surgimento das ___________, entre eles: mudanças das características ambientais e necessidade de adaptação a elas, impacto da globalização - que elevou a competitividade, necessidade de inovação em processos, produtos e serviços - para competir em um ambiente que muda com grande frequência e a natureza da tarefa da organização - na qual existe, atualmente, uma tendência para a descentralização de poder e foco no cliente. As ________________são encontradas em indústrias de biotecnologia, moda, música, cinema, entre outras.
	
	A
	estruturas em rede – estruturas em rede.
Você acertou! Alguns fatores impulsionaram o surgimento das estruturas em rede, entre eles: mudanças das características ambientais e necessidade de adaptação a elas, impacto da globalização - que elevou a competitividade, necessidade de inovação em processos, produtos e serviços - para competir em um ambiente que muda com grande frequência e a natureza da tarefa da organização - na qual existe, atualmente, uma tendência para a descentralização de poder e foco no cliente. As estruturas em rede são encontradas em indústrias de biotecnologia, moda, música, cinema, entre outras. (Ver Guia de Estudo Dirigido da Aula 4, p. 8-9).
	
	B
	estruturas matriciais – estruturas matriciais.
	
	C
	estruturas divisionais – estruturas divisionais.
	
	D
	estruturas funcionais – estruturas funcionais.
Questão 2 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que responde a questão a seguir: Existem seis princípios que envolvem o processo de organização. Um dos princípios permite simplificar o trabalho do administrador. O departamento refere-se a uma unidade de trabalho que agrega atividades semelhantes entre si. Qual é esse princípio?
	
	A
	Amplitude de controle.
	
	B
	Departamentalização.
Você acertou! De acordo com o Guia de Estudo Dirigido da Aula 3 (p. 5), a departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador. O departamento refere-se a uma unidade de trabalho que agrega atividades semelhantes entre si.
	
	C
	Centralização e descentralização.
	
	D
	Cadeia de comando.
Questão 3 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que responde a questão a seguir: Existem seis princípios que envolvem o processo de organização. Um dos princípios identifica quem deve responder a quem, representa a distribuição de autoridade. O objetivo é que cada pessoa tenha apenas um superior. Qual é esse princípio?
	
	A
	Controle.
	
	B
	Formalização.
	
	C
	Amplitude de controle.
	
	D
	Cadeia de comando.
Você acertou! De acordo com o Guia de Estudo Dirigido da Aula 3 (p. 4), o princípio da Cadeia de comando está associado à unidade de comando, autoridade e responsabilidade. Identifica quem deve responder a quem, representa a distribuição de autoridade. O objetivo é que cada pessoa tenha apenas um superior.
Questão 4 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam a sentença a seguir. Estrutura __________reúne as tarefas em diferentes unidades semiautônomas, de acordo com seu objetivo: produtos, mercados ou clientes. Esse tipo de estrutura produz melhores resultados quando os objetivos da organização necessitam de uma ação coordenada para satisfazer os clientes e/ou inovar. Cada divisão possui os recursos necessários (produção, marketing, logística etc.) para realizar suas atividades relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos aos clientes.
	
	A
	Divisional
Você acertou! Estrutura divisional reúne as tarefas em diferentes unidades semiautônomas, de acordo com seu objetivo: produtos, mercados ou clientes. Esse tipo de estrutura produz melhores resultados quando os objetivos da organização necessitam de uma ação coordenada para satisfazer os clientes e/ou inovar. Cada divisão possui os recursos necessários (produção, marketing, logística etc.) para realizar suas atividades relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos aos clientes. (Ver Guia de Estudo Dirigido da Aula 4, p. 6).
	
	B
	Funcional
	
	C
	Matricial
	
	D
	em rede
Questão 5 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que responde a questão a seguir: Existem seis princípios que envolvem o processo de organização. Um dos princípios é o resultado da distribuição de autoridade e responsabilidade. Está relacionada ao número de funcionários que se reportam a um superior. Quando se tem poucos funcionários para cada superior, a hierarquia tende a ser alta. Qual é esse princípio?
	
	A
	Amplitude de controle.
Você acertou! De acordo com o Guia de Estudo Dirigido da Aula 3 (pp. 4-5), a amplitude de controle é o resultado da distribuição de autoridade e responsabilidade. Está relacionada ao número de funcionários que se reportam a um superior. Quando se tem poucos funcionários para cada superior, a hierarquia tende a ser alta.
	
	B
	Formalização.
	
	C
	Departamentalização.
	
	D
	Cadeia de comando.
Questão 6 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam a sentença a seguir. Estrutura ______________ refere-se à agregação de tarefas, de acordo com a área atendida (marketing, finanças, recursos humanos etc.). As atividades da organização são coordenadas de modo vertical, por meio de uma supervisão hierárquica, com regras, normas e planos.
	
	A
	Divisional
	
	B
	Funcional
Você acertou! Estrutura funcional refere-se à agregação de tarefas, de acordo com a área atendida (marketing, finanças, recursos humanos etc.). As atividades da organização são coordenadas de modo vertical, por meio de uma supervisão hierárquica, com regras, normas e planos. (Ver Guia de Estudo Dirigido da Aula 4, p. 6).
	
	C
	Matricial
	
	D
	em rede
Questão 7 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que responde a questão a seguir: Existem seis princípios que envolvem o processo de organização. Em um destes princípios, ora a autoridade para tomar decisões está centrada no topo, ora há distribuição de autoridade em outros níveis e não apenas no topo da pirâmide hierárquica. Qual é esse princípio?
	
	A
	Amplitude de controle.
	
	B
	Departamentalização.
	
	C
	Cadeia de comando.
	
	D
	Centralização e descentralização.
Você acertou! De acordo com o Guia de Estudo Dirigido da Aula 3 (p. 7), Centralização e descentralização: na centralização, a autoridade para tomar decisões está centrada no topo. No que se refere à descentralização, há distribuição de autoridade em outros níveis e não apenas no topo da pirâmide hierárquica.
Questão 8 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que responde a questão a seguir: Existem seis princípios que envolvem o processo de organização. Um dos princípios é referente ao grau em que as tarefas são divididas e padronizadas, onde por meio da divisão do trabalho cada indivíduo realiza atividades nas quais vai se especializar. Qual é esse princípio?
	
	A
	Controle.
	
	B
	Formalização.
	
	C
	Especialização do trabalho.
Você acertou! De acordo com o Guia de Estudo Dirigido da Aula 3 (p. 4), O princípio da Especialização do Trabalho é referente ao grau em que as tarefas são divididas e padronizadas, onde por meio da divisão do trabalho cada indivíduo realiza atividades nas quais vai se especializar.
	
	D
	Centralização e descentralização.
Questão 9 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam a sentença a seguir. É usada para lidar com projetos ou negócios que precisem de equipes multidisciplinares temporárias. A estrutura _____________ permite coordenar pessoas de diferentes áreas funcionais, participantes de um projeto. Essas pessoas podem trabalhar em diferentes projetos, simultaneamente. Nesse caso, serão coordenadas por diversos gerentes de projetos.
	
	A
	DivisionalB
	Funcional
	
	C
	Matricial
Você acertou! É usada para lidar com projetos ou negócios que precisem de equipes multidisciplinares temporárias. A estrutura matricial permite coordenar pessoas de diferentes áreas funcionais, participantes de um projeto. Essas pessoas podem trabalhar em diferentes projetos, simultaneamente. Nesse caso, serão coordenadas por diversos gerentes de projetos. (Ver Guia de Estudo Dirigido da Aula 4, p. 7).
	
	D
	em rede
Questão 10 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam as sentenças a seguir. Em relação ao desenho estrutural de organizações, existem diferentes estruturas. Há três tipos tradicionais de estruturas organizacionais: ___________, ____________ e ____________. Além dessas, temos um quarto tipo de estrutura que é a estrutura _________________.
	
	A
	por cliente – por produto – por processo – geográfica.
	
	B
	funcional – divisional – matricial – em rede.
Você acertou! Em relação ao desenho estrutural de organizações, existem diferentes estruturas. Há três tipos tradicionais de estruturas organizacionais: funcional, divisional e matricial. Além dessas, temos um quarto tipo de estrutura que é a estrutura em rede. (Ver Guia de Estudo Dirigido da Aula 4, p. 6-9).
	
	C
	departamental – setorial – local – em tarefas.
	
	D
	produção – marketing – finanças – em partes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes