Buscar

Apol HISTORICIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a seguinte citação:
“O documento elaborado pelo MEC intitulado Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI (1998) destaca, com muita propriedade, a importância das crianças desde cedo conquistarem a confiança em si próprias, se sentirem aceitas, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades, favorecendo a formação pessoal e social [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Rosana Aniela.  O lugar do cuidado na ação pedagógica com os bebês. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.). Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.201.
Segundo o livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) está organizado em três volumes. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) O primeiro volume é a Introdução, que apresenta algumas considerações sobre a educação infantil e o entendimento do brincar como forma individual de expressão, pensamento, interação e comunicação das crianças.
II. (   ) O segundo volume é intitulado Formação pessoal e social.
III. (  ) O segundo volume apresenta concepções e princípios sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil e apoia-se em noções de identidade e autonomia.
IV. (  ) O terceiro volume é sobre o Conhecimento de mundo, destaca conteúdos de áreas específicas do saber escolar, que seriam fundamentais ao processo de construção do conhecimento da criança.
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	V - V - F – V
	
	B
	V - F - V – F
	
	C
	V - V - V – F
	
	D
	V - V - V – V
	
	E
	V - F - V – V
Questão 2/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Atente para a seguinte citação:
“O quadro atual referente às novas perspectivas em Educação Infantil está estruturado sobre uma nova maneira de ver, entender, enxergar a criança, novos conceitos sustentados em conhecimentos científicos advindos de diferentes áreas do conhecimento e que exigiram entender e instituir a criança como sujeito de direitos, conforme reconhecido pela Constituição Federal o fez a partir de 1988”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANGOTTI, Maristela.  Educação Infantil: os desafios de se conhecer e implementar novas perspectivas educacionais. In: LEÃO, Andreza Marques de Castro; MUZZETTI; Luci Regina (Orgs.). Abordagem panorâmica educacional: educação infantil ao ensino superior. São Paulo-SP: Cultura Acadêmica, 2016.p.23.
Mediante o extrato acima e os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, como é tratada a creche e a pré-escola pela LDB 9394/96, assinale a resposta correta:
I. A creche não faz parte do sistema educacional brasileiro, apenas os demais níveis de ensino.
II. A pré-escola não pode ser reconhecida como parte do sistema educacional brasileiro.
III. A creche e a pré-escola como instituições educativas foram finalmente reconhecidas como parte integrante do sistema educacional brasileiro.
IV. A creche e a pré- escola fazem parte da educação básica.
São corretas as assertivas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	II, III, IV apenas.
	
	C
	I, III, IV apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I e II apenas.
uestão 3/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os espaços ou ambientes educativos das instituições da educação infantil constituem-se em cenários para a produção e reprodução das culturas infantis por serem espaços onde as crianças criam redes de socialização e interagem com seus pares e com os adultos”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p.154.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, a preocupação com o ambiente do trabalho pedagógico dever ter seu foco em quatro dimensões distintas. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que elenca essas dimensões de forma correta:
	
	A
	Física, funcional, temporal e relacional.
	
	B
	Relacional, física, funcional e estética.
	
	C
	Temporal, funcional, física e confortável.
	
	D
	Funcional, física, relacional e equilibrada.
	
	E
	Física, funcional, temporal e harmônica.
Questão 4/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o trecho de texto a seguir:
“A música já estava presente no contexto das várias turmas, atendia vários propósitos, como a formação de hábitos e atitudes e a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo, às vezes acompanhadas por gestos corporais imitados pelas crianças, com poucas construções individuais ou coletivas ou oportunidades de expressar-se através desta linguagem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, Jacqueline Elise. Berçário: um lugar para o início da musicalidade. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.).Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.292.
Tomando como referência os conteúdos abordados no livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, relacione os eixos sobre a música na educação infantil às suas características:
1. Produção musical.
2. Interpretação.
3. Improvisação. 
4. Composição.
(   ) É a criação musical caracterizada por sua condição de permanência, seja pelo registro de memória, gravação.
(   ) Contempla a criação instantânea orientada por critérios musicais.
(   ) Contempla a criação e reprodução.
( 2  )  É a atividade ligada à imitação e reprodução de uma obra.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	4 – 3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 1 – 4
Questão 5/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o seguinte trecho de texto:
“Afinal, ao educar e cuidar de crianças pequenas, o professor não oferece apenas aquilo que sabe, mas também aquilo que é através das interações. Há uma especificidade clara no trabalho do professor de educação infantil que é a de ter a sensibilidade para as linguagens da criança, para o estímulo à autonomia [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Acesso em 10 out.2016.
O livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem apresenta a perspectiva de Junqueira Filho, a respeito do educar na educação infantil. Tomando como referência esse autor, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na educação infantil, educar significa conceituar crianças e professores como sujeitos-leitores uns dos outros.
II. (   ) Na educação infantil, não há interação intencional entre professor e aluno.
III. (  ) O ato de educar na educação infantil não depende de uma multiplicidade de linguagens.
IV. (  )O educar na educação infantil se realiza quando professor e aluno como interlocutores produzem um diálogo finito e ilimitado em busca do conhecimento e da intervenção sobre si e o mundo.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta.
	
	A
	V - V - F – V
	
	B
	V - F - V – V
	
	C
	V - F - F – V
	
	D
	V - F - V – F
	
	E
	V - V - V – V

Outros materiais