Buscar

Desafio Profissional completo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
DESAFIO PROFISSIONAL
PEDRO LOURENÇO TEIXEIRA – RA 2800841401
TUTOR EAD: 
São Paulo
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..................................
...............................
..............4
 2.2 PASSO 1.................................................................................................4
 2.3 PASSO 2................................................................................................
.9
 2.3 PASSO 3 ............................................................................................
...10
 2.4 PASSO 4................................................................
.................
...........
....16
3
CONCLUSÃO...........................
.........
...........................
..........
.............
......22
BIBLIOGRAFIA..........
.............................................
............
.....................
....23
INTRODUÇÃO
	Para uma empresa conseguir manter-se um bom desempenho em suas contas e carreira financeira global, deve-se ter controle de muitos fatores que garantem a estabilidade e continuidade. Dentro de todos estes fatores têm de destacar um dos mais importantes, falar sobre contabilidade na empresa, um dos mais importantes e necessárias em qualquer modelo de negócio.
	A Contabilidade é definida como uma ciência social em sistema adaptado para classificar os atos contábeis e administrativos que ocorrem em um sistema de negócios. Assim que ela constitui o eixo central para levar a cabo os vários procedimentos que conduzam à obtenção de um rendimento econômico máximo envolvendo constituir uma empresa.
	A profissão atuaria é uma das melhores profissões do mundo e esta em amplo crescimento, possibilitando ao profissional grandes chances de empregos e altos salários. Existem varias áreas de atuação para este profissional possibilitando grandes diversidades de escolhas.
	O trabalho exige habilidades avançadas em matemática e estatística, mas também no direito, tributação, economia, gestão e finanças. Ele também controlar ferramentas informáticas.  O senso de trabalho em equipe também é essencial, os atuários precisam de equipes eficientes capazes de informar com precisão. 
	
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PASSO 1
A Lei 11.638, de 28/12/2007, introduz alterações significativas em nosso sistema contábil em relação às empresas (S.A.) e entidades economicamente grandes.
As mudanças desejam adaptar a contabilidade brasileira às normas internacionais e estabelecer a necessidade de auditoria, incluindo a apresentação de novos balanços obrigatórios, uma conta intangível ea utilização do preço de mercado como padrão.
As alterações ainda deverão ser regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários visando a adequação à norma internacional e incluem os fluxos de caixa obrigatórios e os balanços de valor agregado para todas as Sociedades Anônimas que estejam sob o controle da CVM e Possuem um patrimônio líquido superior a dois milhões de reais, bem como determina que os livros devem ser auditados por um profissional aprovado pela CVM.A contabilidade é forçada e afetada pelas possibilidades e processos de globalização. Ela impacta na harmonização das normas de contabilidade e auditoria, da informação financeira e serviços financeiros, bem como a coordenação e o controle financeiros. Por exemplo, as práticas contábeis das empresas transnacionais, preços de transferência e tributação internacional são evidências para o debate sobre a globalização. Para indicar contabilidade em relação à globalização, as empresas ganharam as pressões da globalização, a fim de relatar suas atividades e responsabilidades ambientais. 
Hoje as economias estão interligadas e a contabilidade que é uma das ciências mais internacionalizadas, requer padrões uniformes e regras harmonizadas, entres os diversos países. 
A globalização econômica é uma circunstância. Porém, os efeitos que esta terá sobre as nações ira depender de políticas econômicas a serem adotadas pelos governos e das decisões dos agentes econômicos (empresas e investidores).
Para que governos e investidores possam tomar corretamente suas decisões, estes precisam de informações certas (útil, confiável, tempestiva e compatível), mas, há uma grande diversidade de padrões de mensuração e evidenciação das informações contábeis de empresas em diferentes países do mundo. 
Harmonização e Padronização são processos pelos quais se procura diminuir as diferenças internacionais nos padrões dos relatórios contábeis. Enquanto a harmonização objetiva aumentara compatibilidade das praticas contábeis, o processo de padronização implica na imposição de padrões mais rígidos e estreitos para diferentes países.
Esse sistema de padronização existe em oficio do atendimento de finalidades como, por exemplo: facilitar as atividades das empresas transnacionais, difundir competência na área contábil e servir de alternativa dos padrões norte americanos, atender as necessidades de investidores.
Para os investidores é importante se ter uma harmonização contábil, com o intuito de aumentar a comparabilidade das informações contábeis entre as empresas de diversos países, uma vez que investidores internacionais querem saber o retorno de seus investimentos, retorno este calculado por regras e padrões que sejam de seu conhecimento. Por isso, a harmonização e a padronização contábil têm sido colocadas como sendo importantes instrumentos institucionais para contribuir com a globalização dos mercados de capitais.
 LEI 11.638/2007 A NOVA VISÃO CONTÁBIL
Com a inclusão da lei 11.638/2007, a prática da contabilidade sofre uma vasta alteração, fazendo com que o contador não se torne apenas um responsável pela apuração e pagamento de tarifas e impostos no Brasil.
 	Em vista as mudanças na Legislação Societária e o Ambiente Internacional de Negócios e por ações, juntamente com o poder regulatório e interpretativo que a Comissão de valores mobiliários – CVM, possui, encontra-se a necessidade do Brasil se adaptar a regulação contábil internacional e isso implica em impactos no balanço patrimonial.
Entre os objetivos desta lei, além de alterar artigos da lei nº. 6.404/1976 para atualizá-la ao novo mundo de negócios global, deve ser ressaltado o de providenciar maior transparência às atividades empresariais brasileiras.
Alguns dos principais avanços em termos de práticas contábeis é a adequação do Balanço Patrimonial.
Com a vigência da Lei 11.638/07, já ocorreram mudanças na estrutura do Balanço Patrimonial, como:
Criação do subgrupo “Intangível” no Permanente, desdobrado do subgrupo Imobilizado;
Extinção da possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado e, consequentemente, eliminação das Reservas de Reavaliação;
O uso do subgrupo Diferido fica restrito ao registro das despesas pré-operacionais e aos gastos de reestruturação;
Eliminação da conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” mantendo somente a conta “Prejuízos Acumulados”;
Criação, no Patrimônio Líquido, do subgrupo “Ajuste de avaliação patrimonial”, englobando:
Como “Reservas de Capital”, passam a ser considerados apenas os ganhos relacionados com o capital social da empresa;
Reserva de lucro a realizar, inclusão, no calculo da parcela realizada do lucro liquido do exercício, do resultado não realizado da contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado.
 Dentre as principais alterações, destacam-se, resumidamente:
Demonstrações Financeiras:
Além das demonstrações financeiras já anteriormente previstas (balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados e demonstração do resultado do exercício), inova a lei ao exigir: demonstração dos fluxos de caixa e, se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. Foi substituída a demonstração das origens e aplicações derecursos;
Demonstração do resultado do exercício:
A nova lei dispõe que a demonstração do resultado do exercício discriminara, entre outras informações, as participações de debêntures, de empregados e administradores, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizam como despesa.
Foi revogado o parágrafo 2º do art. 187 da Lei nº 6.404 que dispunha que o aumento do valor de elementos do ativo em virtude de novas avaliações, registrados como reserva de reavaliação, poderia ser computado como lucro para efeito de distribuição de dividendos ou participações depois de realizado.
De acordo com o artigo 6º da Lei 11.638, os saldos existentes nas reservas de reavaliação deverão ser mantidos ate a sua efetiva realização ou estornados ate o final do exercício social em que entrar em vigor.
 Demonstrações dos fluxos de caixa e do valor adicionado:
Demonstração dos fluxos de caixa: as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 fluxos: (a) das operações, (b) dos financiamentos e (c) dos investimentos;
Demonstração do valor adicionado: o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída. 
Balanço Patrimonial: 
O ativo permanente será dividido em: investimentos, imobilizado, intangível e diferido;
O patrimônio liquido deve ser dividido em: ajustes de avaliação patrimonial reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados (antes previa também: reservas de reavaliação e lucros e prejuízos acumulados. 
Reservas e retenção de lucros:
A Lei 11.638 cria a reserva de incentivos fiscais, prevendo que a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro liquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluída da base de calculo do dividendo obrigatório.
Com o advento da Lei 11.638/2007, torna-se necessária agora a interpretação dessa nova e vasta legislação que, além de convergir para a harmonização com as normas internacionais de contabilidade, a transparência das demonstrações contábeis e a busca da essência sobrepondo a forma, brindou-nos com a aprovação de 14 deliberações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). O fato é que 2009 será um ano de adaptação a nova lei em decorrência das diversas interpretações que surgirão em face do entendimento de cada uma dessas deliberações.
Ao mesmo tempo, torna obrigatória a elaboração das demonstrações contábeis, pelas novas regras, para empresas qualificadas no rol das denominadas sociedade de grande porte que possuem um volume de negócios significativo, e/ou ativos representativos (ativo superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual acima de R$ 300 milhões), o que proporcionará uma percepção mais transparente por parte do mercado.
Todas essas modificações, e isso não há como negar, foi de grande relevância e representaram um passo importante para que uma integração das companhias brasileiras com a convergência contábil internacional. Porém, ainda não iguala o Brasil ao padrão contábil internacional. Primeiro teremos que aguardar os demais 26 pronunciamentos contábeis previstos pelo CPC e pela Comissão de valores mobiliários (CVM). Nem tudo são flores, visto que ao mesmo tempo em que ganhamos na transparência, perdemos no quesito comparabilidade.
2.2 PASSO2
2.3 PASSO 3
	A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev ou ainda Ambev) é uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo.
	Nasceu da fusão entre a Cia Antarctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma. Em 2004 a Ambev, então a quinta maior cervejaria do mundo, foi adquirida pela belga Interbrew, na época a terceira maior. Da fusão, nasceu a InBev, que passou a ser a maior do mundo. A Ambev domina boa parte do mercado de bebidas no Brasil, onde também produz e distribui a marca Stella Artois no Brasil, além de ter a licença dos produtos da Pepsi Co no país.
Demonstrativos Contábeis
EMPRESA AMBEV
INDICADOR DE LIQUIDEZ CORRENTE
QLC =AC / PC
QLC = 19.990.967 / 21.877.422 
QLC=0,913
ENDIVIDAMENTO
Fórmula – Endividamento = (Passivo / Ativo) x 100
21.877.422 + 8.068.854
(29946276 / 79.110.196) X 100 = 37.85%
RENTABILIDADE DO PATRIMONIO LIQUIDO
(3.183.149 / 49.163.920) X 100 = 6,47%
RELATÓRIO
	Liquidez da empresa:
	No caso da AMBEV verifica-se que durante o período analisado a empresa não possui capacidade de cumprir com as suas obrigações em curto prazo, uma vez que neste período o quociente de liquidez comum esteve abaixo de 1.
	Índice de endividamento 
	Quanto MAIOR for o índice encontrado, PIOR será a situação, uma vez que MAIOR será o risco da atividade!Como parâmetro geral, um índice superior a 70% denota grande dependência de recursos de terceiros o que pode significar gastos em excesso e margens insuficientes de comercialização.
	Verifica-se que a empresa esta dentro da normalidade com um índice de endividamento de 37,85%
	Rentabilidade
	Verifica-se que a AMBEV teve uma rentabilidade de apenas 6, 47 % em relação a seus investimentos.
PARECER 
	A Aquisição da empresa Ambev é um investimento que traráresultados positivos a longo prazo, visto que a análise trouxe resultados positivos de suas demonstrações financeiras em relação ao terceiro bimestre de 2016.
2.4 PASSO 4
PREVIDENCIA 
	E suma a Previdência Social sereferente ao benefício pago pelo INSS aos trabalhadores. Ela funciona como um seguro controlado pelo governo, garantindo que o trabalhador continue a receber uma renda quando se aposentar, mas que também não fique desamparado em caso de gravidez, acidente ou doença.
	A Previdência Privada, como o próprio nome sugere, é uma opção do indivíduo. Também chamada de Previdência Complementar, ela estabelece a formação de uma reserva a ser usada tanto para complementar a renda recebida pelo INSS,  quanto para realizar um projeto de vida, como  o pagamento da faculdade dos filhos ou investir em um negócio próprio.
	Na Previdência Social, todos os trabalhadores contribuem para fomentar a renda daqueles que irão se aposentar; é o chamado regime de repartição simples. Na Previdência Privada, a formação da reserva é individual e o beneficiário recebe no final todo o saldo acumulado ao longo do tempo.
	Na previdência publica o cidadão ira receber uma aposentadoria fixada pelo governo.
	Nos planos de previdência privada, é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita. 
	Nos planos de previdência privada, é possível escolher se a renda recebida será por um determinado período ou se ela será vitalícia.
	Ao analisarmos os planos da previdência social publica e privada podemos chegar ao consenso que a previdência publica é a escolha mais sensata, visto que a previdência aberta garante proteção social aos trabalhadores,oferece vantagens do ponto de vista econômico, quando comparada a outros tipos de seguros previdenciários.	
	De acordo com o artigo 201 da Constituição Federal o governo brasileiro é obrigado a fornecer aos seus trabalhadores segurados condições financeiras para viver, uma vez que perdem a sua capacidade de trabalho. No Brasil, o sistema de Segurança Social é gerido por três instituições:
Ministério da Segurança Social
Instituto de Seguridade Social (INSS)
Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)
	Todos os meses, os trabalhadores têm parte de seus salários descontados de sua folha de pagamento por meio de INSS. Se a pessoa estiver empregada de acordo com as leis da CLT, a contribuição do INSS é descontado automaticamente. Se ele é um contratante independente , ele terá que se dedicar parte do seu salárioao INSS, como contribuinte individual.
	É importante ressaltar que apenas uma parte do INSS é descontado do salário do empregado. Outra parte está a cargo da empresa contratante , em conformidade com as leis trabalhistas brasileiras.
	A Segurança Social brasileiro, através do INSS, fornece vários tipos de benefícios e ajudas para os trabalhadores segurados. Cada um dos benefícios exigirá um processo de aplicação diferente. Abaixo, você pode conferir o mais importante deles:
	Têm o direito de se beneficiar os trabalhadores urbanos em 65 e mulheres aos 60 anos de idade. Como para os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria na idade de 60 anos, para os homens e 55 para as mulheres. A fim de solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos devem comprovar 180 contribuições mensais ao INSS e trabalhadores rurais, 180 meses de trabalho nos campos.
	Como muitas outras instituições de segurança social em todo o mundo, INSS está em dívida, devido a uma série de fatores. Se nada muda, estima-se que as pessoas com 25 a 30 anos agora não vai ser capaz de receber seus benefícios de aposentadoria, uma vez que eles precisam. É por isso que muitos trabalhadores optam por pagar uma instituição de previdência privada como forma de complementar a renda paga pelo INSS.
	Muitas empresas também fornecem aos seus empregados um plano de segurança privada. Ele funciona como um longo tempo de investimento financeiro, destinado a ser uma renda complementar para ser adicionado ao pagamento que os segurados receberão do INSS.
	As empresas de segurança privada são governados pela Secretaria brasileira de Segurança Complementar e supervisionado pela Segurança Superintendência Complementar (Previc).
	Todo trabalhador também pode contratar um plano de Previdência Privada e escolher quanto vai poupar todos os meses e durante quanto tempo. Após o prazo escolhido, ele começa a receber o dinheiro, de acordo com sua opção: de forma vitalícia (até o fim da vida); resgate de todo o dinheiro poupado ou, ainda, receber aos poucos, durante um prazo determinado.
	Há, basicamente, dois tipos de planos de previdência privada:
	PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) recomendado para pessoas com maior renda, mais despesas a deduzir e que declarem imposto de renda pelo modelo completo, pois o valor pago ao plano pode ser abatido do I.R. (desde que esse valor represente até 12% de renda bruta anual). Quando o dinheiro for sacado, o imposto pago será referente ao total depositado no fundo.
	VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) onde o valor pago ao plano não pode ser abatido no Imposto de Renda. Contudo, na hora do saque, o imposto cobrado é referente apenas aos rendimentos obtidos.
	Ao analisarmos os planos da previdência social publica e privada podemos chegar ao consenso que a previdência aberta é a escolha mais sensata, visto que a previdência aberta garante proteção social aos trabalhadores,oferece vantagens do ponto de vista econômico, quando comparada a outros tipos de seguros previdenciários	
	“O artigo é do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Filipe Peixoto, e aborda as vantagens econômicas de ser filiado à Previdência Social. O estudo analisou se, além de garantir proteção social aos trabalhadores, a Previdência Social também oferecia vantagens do ponto de vista econômico, quando comparada a outros tipos de seguros previdenciários. O artigo, publicado no Informe de Previdência Social de maio, compara a aposentadoria por idade do contribuinte individual com a previdência privada aberta do tipo VGBL e com a poupança. 
	Baseado em dados da PNAD 2011, que mostravam que 25 milhões de pessoas tinham capacidade contributiva, mas não eram filiados à Previdência, o autor quis investigar as razões para essa alta desproteção social. “O primeiro fato é que esses trabalhadores desconhecem as regras previdenciárias, desconhecem as vantagens do regime e, por isso, optam por não fazer sua contribuição. O segundo ponto é a falta de confiança nas instituições, baseada em mitos de que a Previdência Social estaria em crise ou deficitária. Esses mitos desestimulam muito a contribuição”, diz. INSS, VGBL ou poupança? O que é melhor na hora de se aposentar? Estudo mostra as vantagens econômicas de ser filiado à Previdência Social Foto: Nicolas Gomes Filipe Leite Peixoto, membro da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, em exercício no Ministério da Previdência Social – autor do artigo. Previdência em Questão - n° 90 3 
	No estudo, Peixoto mostra a expectativa de sobrevida do aposentado e apresenta as regras para a aposentadoria por idade. Em uma das simulações, o especialista mostra a vantagem econômica da mulher que se aposenta por idade, na condição de contribuinte individual, aos 60 anos e trinta de contribuição. “Nesta idade, ela tem a expectativa de viver mais 273 meses (ou até os 82,8 anos) e, em apenas 8 anos e 2 meses após o recebimento da aposentadoria, ela, em tese, recuperaria toda a sua contribuição previdenciária realizada por 30 anos, já descontados a inflação, o custo de oportunidade e as contribuições totais feitas”, explica. A mesma vantagem também foi observada no caso dos homens. Na comparação com a previdência privada (VGBL), considerando uma contribuição mensal de R$ 831,80 por 30 anos, a Previdência Social ofereceu uma aposentadoria mais que duas vezes maior que a da previdência aberta. Considerando as condições apresentadas pelo estudo, um homem receberia, mensalmente, R$ 1.789,71 com a previdência privada contra R$ 4.159,00 da Previdência Social. “Mesmo considerando o resgate do saldo acumulado (caso do VGBL), a previdência social ofereceria proteção mais ampla”, aponta o autor. (FONTE PREVIDÊCIA: <http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/28_130909-141429-112.pd
	Atualmente a profissão Atuaria esta oferecendo grandes oportunidades, pois ela abrange diversas áreas em que o profissional especializado possa atuar. 
	Atuários aplicam as teorias financeiras e estatísticas para avaliar a probabilidade de um determinado evento ocorrer e os possíveis custos financeiros.
	As tarefas específicas variam, mas o trabalho pode incluir: Análise de dados estatísticos, a fim de calcular, por exemplo, as taxas de acidentes para determinados grupos de pessoas, Usando técnicas de modelagem e conceitos matemáticos, estatísticos para determinar a probabilidade e avaliar os riscos, tais como análise de passivos dos fundos de pensões, ao preço de seguro comercial, Monitoramento do risco dentro de posições de negociação na banca de investimento, Apresentação de relatórios, explicando as suas implicações para os gestores e diretores, bem como assessorar na limitação de riscos, Aconselhamento sobre questões como a seleção de gestores de investimento ou a administração de pensões e benefícios; Trabalhar com profissionais de TI para desenvolver sistemas para assegurar o cumprimento das exigências dos órgãos reguladores, Comunicar com os clientes e realização de gestão de relacionamento, inclusive com gestores de investimentos, diretores financeiros e as partes interessadas externas, Supervisão de pessoal, Trabalhar com fusões e aquisições.
	Especificamente, Atuários no seu dia-a-dia podem ser responsáveis pelo seguinte: 
Analisar riscos relacionados com catástrofes.
- Supervisão de ativos e modelagem de responsabilidade civil.
- desenvolvimento de produtos e testes de lucro.
- Desenvolvimento de novos produtos financeiros.
- A realização de avaliações de ativos e passivos.
- Aconselhando sobre estratégias de investimento e avaliar a rentabilidade de uma carteira de investimentos.
- O cálculo das taxas de financiamento e considerando pressupostos para passivos dos fundos de pensões.
- Medição, monitoramento e mitigação de riscos corporativos e de carteira.
- Preparar apresentações, relatórios, avaliações e atualizações trimestrais.
	Atuários também podem estar envolvidos com a aceitação de propostas de novas políticas, com questões jurídicas e tributárias que afetam o segurode vida, ou com o investimento de fundos.
	O atuário trabalhando em companhias de seguros sua missão é calcular os riscos e prever todos os riscos de uma dada situação, de modo a escrever uma apólice de seguro que não deixa espaço para o inesperado e maximiza os lucros da empresa. 
CONCLUSÃO
	De acordo com o desenvolvimento das nações, as empresas tornaram-se mais complexas e a contabilidade tem um perfil que determinaram os resultados operacionais de uma entidade por um sistema de classificação de informação, registros das operações, quantificação em termos monetários e presentes nas demonstrações financeiras para análise e tomada de decisão de titular e usuários.	Cada região tem suas características econômicas e sociaisformando assim diversas identidades. Com isso a contabilidade tem de se adaptar a algumas dessas características. Visto que o campo de atuação do profissional contábil é amplo há a necessidade de ser estudado as características sociais e humanas.
	Os Atuários aplicam as teorias financeiras e estatísticas para resolver problemas reais de negócios. Estes problemas de negócios tipicamente envolvem análise de eventos financeiros futuros, especialmente quando a quantidade de um pagamento futuro, ou o momento em que são pagos, é incerto. O trabalho dos atuários pode ser descrito como "gestão de risco", avaliando a probabilidade de um evento ocorrer e os custos a ela associados.
	Os atuários contribuem para a gestão das empresas visto que estes possuem grandes conhecimentos do mercado contribuindo assim paraa empresa de forma planejada com cálculos e previsões, podendo articular os orçamentos da empresa.
	
	
BIBLIOGRAFIA
ICE. A importância da contabilidade como ciência social. Disponível em:<http://www.ice.edu.br/TNX/index.php?sid=452>. Acesso em 22fev. 2017
REVISTA DEDUÇÃO. Contador pode ser peça chave na crise. Disponível em: < http://deducao.com.br/noticia/1609-contador-pode-ser-peca-chave-na-crise>. Acesso em 20 fev. 2017
CERTISIGNEXPLICA. Contador é agente principal no combate à corrupção. Disponível em: < http://www.certisignexplica.com.br/contador-e-agente-principal-no-combate-a-corrupcao/>. Acesso em 20fev. 2017
CAPITALSOCIAL. Qual deve ser a prioridade de sua empresa durante a crise econômica?.Disponível em: < http://capitalsocial.cnt.br/qual-deve-ser-a-prioridade-de-sua-empresa-durante-a-crise-economica/>. Acesso em 20fev. 2017
DDC. Profissão contábil: estudo das características e sua evolução no Brasil. Disponível em < www.dcc.uem.br/enfoque/new/enfoque/data/1222197232.doc>. Acesso em 05 mai. 2016
CERTISIGEXPLICA. Contador e agente principal no combate a corrupção. Disponível em: < http://www.certisignexplica.com.br/contador-e-agente-principal-no-combate-a-corrupcao/>. Acesso em 05 mai. 2015.
RAMOS, Arildo. Quando Mudar é preciso...mas difícil. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/quando-mudar-e-preciso-mas-dificil/102712/>. Acesso em: 10 de fev. 2017.

Outros materiais