Buscar

QUESTÕES COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS V6

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
	
		Leia o texto e responda ao que se pede. Misture todos os ingredientes, exceto o fermento em pó, bater tudo por mais de 4 minutos até a massa fica bem lisinha (sabia que quanto mais bater a massa, mais o bolo fica fofinho) e por último você coloque o fermento em pó para bolo e bata por 30 segundo. Despeje logo na forma e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio ou 170C. Enquanto o bolo assa faça a cobertura. O Texto é de tipologia 
		
	
	
	
	
	
	descritiva.
	
	
	argumentativa.
	
	
	narrativa.
	
	
	injuntiva.
	
	
	explanatória.
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	
		2.
	
		Observe os seguintes textos:
I - "Encravada na Baía de Banderas, noroeste do Estado de Jalisco, Puerto Vallarta ainda conserva o clima de vila dos pescadores, com a Igreja de Guadalupe e sua torre..."
II - "Lá vinha eu ladeira abaixo, quando ele chegou com a mão estendida e um tom suplicante na voz. Não chega a ser um mendigo, mas anda desempregado e vivendo de pequenas facadas nos amigos."
III - "...o pós-modernismo ameaça encarnar hoje estilos de vida e de filosofia nos quas viceja uma ideia tida como sinistra: o niilismo, o nada, o vazio, a ausencia  de valores e de sentido para a vida."
Baseado nestes tres textos e considerando uma classificação para os seus formatos, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	
	Texto 1 - dissertação; Texto 2 - narração; Texto 3 - descrição
	
	
	Texto 1 - narração; Texto 2 - dissertação; Texto 3 - descrição
	
	
	Texto 1 - descrição; Texto 2 - dissertação; Texto 3 - narração
	
	
	Texto 1 - dissertação; Texto 2 - descrição; Texto 3 - narração
	
	
	Texto 1 - descrição; Texto 2 - narração; Texto 3 - dissertação
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	
		3.
	
		Tendo em mente o conceito de texto, podemos dizer que uma placa de trânsito que transmita uma mensagem por meio apenas de imagens é um exemplo de texto:
		
	
	
	
	
	
	técnico 
	
	
	não verbal. 
	
	
	criativo.
	
	
	apenas verbal. 
	
	
	misto. 
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	
		4.
	
		Sobre a diferença entre gêneros e tipologias textuais, pode-se dizer que
		
	
	
	
	
	
	os gêneros textuais são infinitos e associados às situações comunicativas de uma sociedade, ao passo que as tipologias textuais são limitadas e fixas. As tipologias textuais constroem os gêneros textuais.
	
	
	os gêneros textuais são finitos e associados às situações comunicativas de uma sociedade, ao passo que as tipologias textuais são limitadas e fixas. Os gêneros textuais constroem as tipologias textuais.
	
	
	os gêneros textuais são infinitos e não-associados às situações comunicativas de uma sociedade, ao passo que as tipologias textuais são limitadas e fixas. Os gêneros textuais constroem as tipologias textuais. 
	
	
	os gêneros textuais são infinitos e associados às situações comunicativas de uma sociedade, e as tipologias textuais são ilimitadas e fixas. As tipologias textuais não constroem os gêneros textuais.
	
	
	os gêneros textuais são finitos e não-associados às situações comunicativas de uma sociedade, e as tipologias textuais são ilimitadas e fixas. As tipologias textuais não constroem os gêneros textuais.
	Gabarito Comentado
	
	
	
		5.
	
		A respeito da figura, a seguir, marque a única alternativa correta.
 
		
	
	
	
	
	
	O celular cortado pela tarja vermelha indica é proibido usar o referido aparelho, o que é mostrado pela linguagem verbal na figura.
	
	
	O celular cortado pela tarja vermelha indica é permitido usar o referido aparelho, o que é mostrado pela linguagem verbal na figura.
	
	
	O celular cortado pela tarja vermelha indica é proibido vibrar o referido aparelho, o que é mostrado pela linguagem verbal na figura.
	
	
	O celular cortado pela tarja vermelha indica é permitido usar o referido aparelho, o que é mostrado pela linguagem não verbal na figura.
	
	
	O celular cortado pela tarja vermelha indica é proibido usar o referido aparelho, o que é mostrado pela linguagem não verbal na figura.
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	
		6.
	
		José Carlos sabia que os textos podem apresentar formatos diferentes. Ele foi incumbido pela sua chefe de conteúdo do blog para o qual trabalhava, de elaborar um texto que pudesse representar uma DISSERTAÇÃO sobre o modernismo. Interpretando este formato, como você classificaria as características que José Carlos deveria seguir para concluir sua descrição? 
		
	
	
	
	
	
	Relato de fatos; geralmente, mesclada de descrições; diálogo direto e indireto são frequentes
	
	
	Defesa de um argumento; apresentação de um conflito; uso de verbos de ação
	
	
	Defesa de um argumento; predominio da linguagem objetiva; prevalece a denotação
	
	
	Retrato de pessoas, ambientes e objetos; predomínio de atributos; uso de verbos de ligação
	
	
	Relato de fatos; presença de narrador, personagens, enredo, cenário, tempo; uso de verbos de ação
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	
		7.
	
		Observe o seguinte texto:
"Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu..."
Considerando as características do formato deste texto, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	
	O texto é dissertativo, em primeira pessoa, narrador onisciente
	
	
	O texto é narrativo, em terceira pessoa, narrador onisciente
	
	
	O texto é narrativo, em terceira pessoa, narrado por observador
	
	
	O texto é descritivo, em terceira pessoa, narrado por observador
	
	
	O texto é dissertativo, em primeira pessoa, narrado por observador
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	
		8.
	
		EXÉRCITO AUMENTA APOIO À CAMPANHA DE COMBATE AO DENGUE Brasília. (...) atendendo a solicitação do Ministério da Saúde, o Comando Militar do Leste foi autorizado a aumentar o apoio dado aos agentes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) que combatem a epidemia de dengue no Rio de Janeiro. O Exército apóia os agentes em transporte, alimentação e alojamento. Segundo a nota, é significativo o número de militares que participam agora diretamente de ações que objetivam conter a epidemia de dengue. (Radiobrás, 19/02/02) O texto acima evidencia a atuação do poder público diante da necessidade de se combater uma epidemia. Trata-se de um gênero chamado de
		
	
	
	
	
	
	Editorial.
	
	
	Notícia. 
	
	
	Receita.
	
	
	Poema.
	
	
	Conto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes