Buscar

apol3,Gestão e Mapeamento de Processos Sistemas de Informação Gerencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
João é um gerente de logística de entregas, analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio. Com relação a este fato, podemos afirmar que, quanto aos objetivos de um sistema de informação empresarial, a atividade de João se enquadra diretamente no objetivo:
Nota: 20.0
	
	A
	Sustentabilidade do negócio
	
	B
	Relacionamento com o cliente
	
	C
	Novos produtos e serviços
	
	D
	Excelência operacional
Você acertou!
Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas.
	
	E
	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim (2012). De acordo com nossos estudos, relacione as gerações com as características listadas a seguir e depois assinale a alternativa correta:
	Primeira geração 
	Segunda geração 
	Terceira geração 
	Quarta geração 
(     ) Surgimento dos PC - computadores pessoais
(     ) Advento da internet e plataformas de conectividade
(     ) Uso de linguagens como COBOL e FORTRAN
(     ) Surgimento das redes de dados corporativas
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-4-3
	
	B
	2-4-1-3
Você acertou!
A Primeira Geração corresponde à era dos mainframes e dos primeiros sistemas de informação nas empresas; os sistemas de informação visavam à automação dos processos operacionais com foco no processamento de dados, sobretudo nas áreas financeira e de engenharia. A Segunda Geração iniciou com o surgimento dos minicomputadores e dos computadores pessoais, com o hardware se tornando menor e mais barato. A Terceira Geração foi marcada pelo surgimento das redes de dados corporativas e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de hardware, software e telecomunicações. A Quarta Geração surgiu com o advento da internet e das plataformas online.
	
	C
	3-1-4-2
	
	D
	2-3-1-4
	
	E
	1-4-1-3
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
O diagrama abaixo é relativo a um mapeamento de um processo simples. De acordo com conhecimentos obtidos sobre notações (ou linguagens) referente a mapeamento de processos, pode-se afirmar que:
I- O ponto nº 1 refere-se a um caminho natural do processo, enquanto o ponto 2 significa o fim desta etapa.
II- O ponto 3 significa a necessidade de um relatório para que o processo avance e o Ponto 1 refere-se a uma condição de decisão.
III- O ponto 2 refere-se a um conector de rotina, enquanto o ponto 3 significa que algum documento deve ser gerado para sequência do processo.
IV- O ponto 2 significa um conector de rotina enquanto o ponto 1 refere-se a uma condição de desvio inerente ao processo.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	( ) I e III estão corretas;
	
	B
	( ) II e III estão corretas;
Você acertou!
O exemplo acima é relativo a um fluxograma simples, no qual se observa alguns itens que são essenciais a compreensão de um mapa de processos. No caso específico deste exercício, a alternativa “b” é a correta:
O ponto 1 significa uma condição de decisão (normalmente com duas possíveis respostas: sim ou não).
O ponto 2 expressa uma circunstância em que se tem uma referência para “quebra do fluxograma”, ou seja, o processo deve iniciar em outra posição conforme indicado no círculo “A”. Este recurso é utilizado para evitar cruzamentos (intersecções) de linhas.
Quanto ao ponto 3, é um símbolo que significa que existe algum documento (relatório por exemplo) que deve ser utilizado como um “input” (entrada) para sequência do processo.
	
	C
	(   ) Somente I está correta;
	
	D
	( ) II e IV estão corretas;
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Sabemos que o software é a parte lógica de um sistema de informação. É ele que comanda o processamento do sistema por meio do hardware e das redes de dados. Podemos dizer que tudo o que ocorre em um sistema computacional está previamente descrito nas linhas de código do software. Os softwares são desenvolvidos para suprir necessidades – ou aplicações – específicas, por isso eles são chamados de softwares aplicativos, ou simplesmente ‘aplicativos’.  O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica:
	Camada 1 (Interface de usuário) 
	Camada 2 (Código) 
	Camada 3 (Banco de Dados) 
 
São elas a camada de interface de usuário. De acordo com nossos estudos, relacione os conceitos a seguir e depois marque a alternativa de acordo com a sequência obtida:
(     ) Gráfico apresentado em um tablet
(     ) Cálculo do imposto sobre serviços de uma nota fiscal
(     ) Consulta no cadastro de clientes
(     ) Inclusão de um produto no cadastro de estoque
(     ) Cálculo do somatório de vendas do mês
Nota: 20.0
	
	A
	1-2-3-3-2
Você acertou!
O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica: a camada de interface de usuário, a camada de código e a camada de banco de dados. A interface de usuário é o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas-texto, janelas e formulários. A camada de código representa o software em si. São as linhas de código que compõem o programa e determinam a sua lógica de execução. A camada de banco de dados é responsável pelo armazenamento e recuperação das informações que são processadas pelo software.
	
	B
	1-3-2-2-3
	
	C
	1-2-1-3-2
	
	D
	2-1-3-3-1
	
	E
	2-2-3-3-1
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês Supply Chain Management – SCM), auxilia na integração dos controles de estoque de empresas que atuam em canais de distribuição específicos tais como o fornecimento de matérias-primas para montadoras de automóveis ou equipamentos eletroeletrônicos. Quanto à abrangência, podemos afirmar que este tipo de sistema de informação é caracterizado como:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema integrado
	
	B
	Sistema interorganizacional
Você acertou!
O SCM é um sistema do tipo interorganizacional. Esses sistemas têm como finalidade integrar as informações de várias empresas, movendo as informações além das fronteiras de uma organização. Eles são especialmente úteis em situações onde há uma forte relação entre um grupo de empresas, o que é o caso do SCM.
	
	C
	Sistema departamental
	
	D
	Sistema interdepartamental
	
	E
	Sistema funcionais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes