Buscar

PROVA MERCADO DE CAPITAL I

Prévia do material em texto

1.
	A composição de instituições financeiras auxilia as empresas e as pessoas físicas, intermediando recursos de curto, médio e longo prazo. Estes recursos são operações para o aumento de capital de giro para as empresas e concessão de crédito para as pessoas físicas. Com a disponibilidade de capital, a sociedade aumenta o processo de consumo e as empresas investem na ampliação de suas atividades. A que tipo de mercado o enunciado se refere?
	 a)
	Mercado de capitais.
	 b)
	Mercado financeiro.
	 c)
	Mercado monetário.
	 d)
	Mercado de crédito.
	2.
	Com a finalidade de atender aos interesse sociais da sociedade, o governo tem a competência de intervir nas forças do mercado e dificultar o livre desempenho. Diante disso, o governo tenta desempenhar o tabelamento de preços, estabelecendo o controle dos preços e objetivando o controle da inflação. Para a prevenção do aumento de preços, a interferência do governo é feita através de um conjunto de medidas, usadas durante o período da procura, visando à redistribuição de renda e justiça social. Este conjunto de medidas adotadas pelo governo é chamado de políticas de rendas. Analisando o contexto, sobre exemplos de políticas de rendas adotadas pelo governo, analise as afirmativas a seguir:
I- O combate ao desemprego se dá com o estímulo à produção, fortalecendo, assim, o crescimento econômico.
II- Promover a renda mínima aos trabalhadores e aposentados. 
III- O fortalecimento regional ou de determinada área através de incentivos fiscais.
IV- Incentivo concedido através de subsídios pelo governo na produção, na isenção de impostos ou ajuda financeira para desenvolver determinada atividade.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	3.
	As medidas adotadas na política fiscal pelo governo são os ajustes dos gastos públicos, monitorando e regulando a atividade econômica de um país. São todos os gastos e arrecadações feitas pelo governo, envolvendo toda a carga tributária praticada sobre os agentes econômicos. Quanto maiores forem os impostos, menor será o consumo da sociedade, porque a disponibilidade de renda é menor. Com isso, há uma grande influência na taxa de desemprego, nas atividades econômicas e no crescimento. Sobre a incidência e os reflexos da política fiscal nas finanças das pessoas jurídicas e físicas, analise as afirmativas a seguir:
I- Incidência direta dos impostos sobre a renda de pessoas jurídicas e físicas.
II- O fluxo de caixa das empresas é afetado devido ao prazo estipulado no recolhimento dos impostos.
III- Com o crescimento da economia, a tributação não afeta o poder aquisitivo da população e das empresas.
IV- Incidência da tributação na abertura das atividades empresariais, inclusive no encerramento das mesmas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. O BACEN possui elementos que desempenham um papel na política monetária. Sobre estes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
(    ) Recolhimentos compulsórios: os bancos comerciais têm como obrigação efetuar depósitos junto ao Banco Central, provenientes dos depósitos à vista e a prazo.
(    ) A compra e a venda de títulos públicos são operações de mercado aberto efetuados pelo Banco Central com a função de controlar a oferta da moeda diariamente.
(    ) A taxa de redesconto efetuada pelo Banco Central tem o objetivo de socorrer as instituições financeiras, quando há necessidade para cobrir o caixa no final do dia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Com formas diferenciadas, o Banco Central (BACEN) tem o controle da oferta de moeda (dinheiro em circulação). Quando ele reduz a taxa de juros, aumenta a oferta de moeda, e quando há um aumento na taxa de juros, acontece o inverso: é reduzida a oferta de moeda, prática denominada pela política monetária, que controla a oferta do dinheiro na economia. Na tentativa de estabilizar a moeda e a taxa de juros, o governo utiliza alguns instrumentos, como o redesconto bancário, depósitos compulsórios, operações de mercado aberto (operações com títulos públicos). Com estas práticas, sobre os reflexos da política monetária nas finanças empresariais e pessoais, analise as afirmativas a seguir:
I- As ações tomadas pelo governo no controle de taxas implicam diretamente o ingresso de novos investidores no mercado, dificultando o crescimento da economia e a circulação da moeda. Para haver um equilíbrio monetário, o governo investe na comercialização do mercado financeiro internacional.
II- Com o aumento na taxa de juros, automaticamente os investidores são motivados a aplicar no mercado financeiro seus recursos, tornando o custo dos empréstimos mais caros.
III- Torna-se difícil e mais caro tomar empréstimos quando a liquidez do sistema for menor.
IV- O maior tomador de dinheiro no mercado financeiro é o governo. Quando ele tem dificuldades em obter esses recursos, são exigidos pelos investidores taxas maiores para empréstimos de recursos; automaticamente, o governo, para financiar sua dívida, acaba pagando taxas mais caras. Com isso, os agentes econômicos têm o custo do dinheiro mais elevado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	6.
	É através da política monetária que o governo tem o controle da quantidade da moeda em circulação e das taxas de juros, controla também os meios de pagamentos, a estabilidade dos preços e monitora a inflação. A formação da taxa de juros é obtida pela quantidade de dinheiro em circulação e empréstimos concedidos pelos bancos. Quando for preciso diminuir a taxa de inflação, o governo amplia a taxa de juros, controlando, assim, o nível de preços. O Banco Central tem o compromisso de fixar a taxa básica de juros. Quando ele eleva essa taxa, diminui a oferta de moeda; e na redução da taxa de juros a oferta de moeda aumenta, mantendo o equilíbrio da economia. Sobre o mercado financeiro, analise as sentenças a seguir:
I- O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas e as empresas que têm dinheiro às pessoas e às empresas que precisam de dinheiro.
II- O mercado financeiro conduz o dinheiro das pessoas que o disponibilizam a quem necessita, recolhendo uma taxa conhecida por “juros”.
III- A transferência de recursos (dinheiro) de quem tem sobrando para quem precisa ocorre através de operações de captação efetuadas no mercado de ações.
IV- O mercado financeiro é a fonte de recursos para a economia em que são negociadas todas as operações dos agentes econômicos que controlam a liquidez da economia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estãocorretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	O mercado financeiro tem papel fundamental na economia, é o local da negociação do dinheiro de poupadores, acionistas, entre outros, envolvendo toda transação financeira em que o dinheiro dos poupadores é direcionado para novos investimentos. As transações de títulos de longo e médio prazo ocorrem no mercado financeiro, orientando as melhores formas de investimento em que as pessoas capitalizam o dinheiro. O mercado financeiro pode ser dividido em quatro áreas de intermediação financeira. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As operações no mercado monetário são realizadas a longo prazo, sendo o mercado que controla a oferta da moeda, garantindo a liquidez na economia.
(    ) Com o propósito de promover liquidez aos títulos, o mercado de capitais proporciona a compra e a vendas de valores mobiliários.
(    ) A intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo são realizadas pelo mercado de crédito para os agentes que necessitam de recursos.
(    ) As negociações de moedas de outras nacionalidades pelo real são negociadas no mercado de câmbio, sendo a Comissão de Valores Mobiliários a responsável pelas operações de taxas de câmbio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Políticas de rendas são ações do governo visando à redistribuição de renda e justiça social. No intuito de atender a interesses sociais, o governo tem a capacidade de interferir nas forças do mercado e impedir o seu livre funcionamento. Com base no contexto da política de rendas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os incentivos fiscais podem ser considerados instrumentos de política de rendas quando os recursos aplicados pelo governo são direcionados para aquelas regiões mais prósperas.
	 b)
	Embora o salário mínimo seja uma garantia de renda mínima ao trabalhador, não pode ser considerado um instrumento de política de rendas.
	 c)
	Programas para áreas específicas, como o Sistema Único de Saúde no Brasil, também é considerado um instrumento de políticas de rendas.
	 d)
	O Programa Bolsa Família, que atendeu a milhões de brasileiros em todo o Brasil, propiciando renda e aumento do consumo, é um exemplo de instrumento de política de rendas.
	9.
	O Mercado de Valores Mobiliários proporciona liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e as respectivas capitalizações. Para fazer parte do mercado de capitais, é necessário ter uma visão sobre as políticas econômicas, mercado financeiro e toda economia do país, como também ter uma visão do cenário internacional e reconhecer os agentes econômicos que fazem parte do mercado financeiro. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Superávit primário ou fiscal é o saldo credor nas contas do governo, após o pagamento de todas as despesas, com exceção dos juros da dívida pública.
(    ) A política econômica que trata das ações do governo para controle da taxa de câmbio é a política cambial monetária.
(    ) Quando a taxa de redesconto sofre um aumento, aponta que os bancos terão maiores custos e haverá aumento da taxa de juros.
(    ) O Banco Central, diminuindo a taxa básica de juros que monitora a economia, pretende conter o consumo e provocar a elevação da taxa de juros cobrada nos empréstimos bancários.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	São movimentados valores expressivos em instituições financeiras e nos bancos comerciais todos os dias. Com a arrecadação diária feita pelos bancos comerciais, no final de cada dia, a conta “caixa” dos bancos comerciais deverá obrigatoriamente estar com saldo credor, significando que os bancos deverão arrecadar mais do que emprestar. Quando o saldo desta conta ficar negativo, este banco deverá solicitar um empréstimo no valor do montante para a cobertura de saldo a outros bancos. Não conseguindo cobrir o saldo devedor, deverá recorrer ao Banco Central (BACEN), este cobrirá de imediato o saldo devedor, mas cobrará encargos para isto. Qual a alíquota sobre esses empréstimos efetuados ao BACEN?
	 a)
	Taxa de Redesconto.
	 b)
	Concessão Monetária.
	 c)
	Encargos Financeiros.
	 d)
	Juros Consignados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes