Buscar

CASO CONCRETO 2 FUND.CIENC.SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 02
Questão discursiva: Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade. 
Resposta: Porque as ciências sociais possuem racionalidades e especificidades próprias e relativas ao seu objeto de estudo, não comportando métodos ou técnicas rígidas e rigorosas, nem fórmulas de aplicação imediata que garantam a obtenção de resultados objetivos e exatos,além de que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social.Desse modo,se caracterizam como complexa por existirem muitos fenômenos e situações que podem ocorrer de várias maneiras diferentes.
Questão de múltipla escolha: As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. 
A Antropologia tem como principal preocupação a análise:
 A) Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes e crenças de diferentes grupos sociais. B) Dos mecanismos de criação e legitimação do poder.
 C) Das relações estabelecidas entre os diversos fenômenos sociais
 D) Das relações econômicas que se estabelecem entre os Estados Nacionais. 
E) Das concepções filosóficas dominantes em determinada sociedade.
Resposta : letra (a)

Outros materiais