Buscar

APOL 1 Administração e Gestão Conceitos e Aplicações NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas.Assim, analise as afirmativas abixo e identifique qual(is) está(ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:
 
I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.
II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.
III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.
IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
	
	A
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
 
	
	B
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as quatro afirmações estão corretas.
Questão 2/5
A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.
 
PORQUE
 
O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
 
A esse respeito, conclui-se que:
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	B
	as duas afirmações são falsas.
	
	C
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	D
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	E
	a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Existem diferentes teorias para a análise das organizações. Essas teorias marcaram os diferentes momentos de evolução das estruturas organizacionais. Contudo, o que caracteriza a moderna organização é o uso dealguns aspectos de todos os modelos teorizados até então Isso demonstra, de forma geral, que todos os pressupostos contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da teoria geral da organização.
É possível também notar-se que, para cada nova concepção, existem fundamentações baseadas em pressupostos que deram origem aos estudos das organizações nas sociedades capitalistas. São temas como as necessidades humanas, os interesses e os conflitos, a tecnologia, o trabalho e a especialização que, aliados a fatores econômicos e políticos, determinam a evolução das estruturas organizacionais (Materko). 
Algumas evoluções importantes marcaram a história do desenvolvimento das organizações. A primeira delas, ocorrida na virada do século XiX para o século XX, mais especificamente entre 1895 e 1905, “distinguiu a administração de propriedade, e estabeleceu a administração ou gerenciamento com um tipo de trabalho diferenciado”. (Drucker, 1992 p. 7).Com base no texto anterior e no material apresentado nas aulas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: 
I - Surge a figura do gerente profissional, e a organização, longe de ser simplesmente um aglomerado de trabalhadores atuando para um fim institucional, começou a se apresentar como agente propulsor do desenvolvimento social. 
II - Outra grande evolução se deu por volta da década de 20, quando foi criada “a organização de comando-e-controle com ênfase na descentralização e sua distinção entre a equipe de planejamento e a equipe executiva”. 
III - Ainda hoje não se pode comprovar as evidências dessa evolução na forma de estruturação de grandes organizações, principalmente quando é possível identificar-se os diversos departamentos e serviços, como os de pessoal, contabilidade, orçamentos, entre outros. 
IV - O que se pode presenciar na atualidade são as inovações para as estruturas da organização. Baseadas nos estudos de comportamento, relações sociais, tecnologia, economia e política, as organizações já se caracterizam pela especialização, surgindo, assim, a organização de especialistas (Drucker, 1992: 3). 
V – A administração burocrática vem trazendo em seu bojo necessidades que determinarão o nascimento e emprego de novas metodologias e técnicas fundamentadas, principalmente nas informações científicas e na informatização, cujo objetivo é a minimização do esforço físico do homem, o aumento das rendas, a rapidez e uniformidade nos serviços, o melhor aproveitamento do tempo e a qualidade de vida.
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
	
	E
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
Questão 4/5
A eficiência não se preocupa com os fins, mas apenas com os meios, ela se insere nas operações, com vista voltada para os aspectos internos da organização. À medida que o gestor se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis).
 
CASTRO, R. B. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. 30° Encontro da ANPAD, 2006.
A partir do que se apresenta sobre a eficiência, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras ou falsas.
I. () Uma organização torna-se eficiente quando se alcança a meta de volume de produção com a menor quantidade de recursos gastos possível, isto, refere-se ao menor custo por unidade produzida.
II. () A eficiência é um conceito puramente matemático, sendo que um gestor eficiente faz produtos com resultados nulos em produtividade e desempenho quando comparador aos insumos utilizados para a produção.
III. () A eficiência é ilimitada, na medida em que discute e analisa as características internas de uma organização.
IV. () A eficiência ocorre quando a organização torna-se capaz de alcançar um determinado nível em sua produção e uma menor utilização dos recursos que as organizações concorrentes.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-V-F-F
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-F-V-F
	
	D
	F-V-F-V
	
	E
	V-F-F-V
Questão 5/5
A base da organização é ser uma unidade social, onde os objetivos organizacionais têm várias funções, entre elas, ser a fonte de legitimidade que justifica suas atividades; padrões para avaliar sua eficiência e rendimento; unidade de medida, para verificar sua produtividade. A razão de ser então da organização é servir a esses objetivos. O autor destaca que existem muitas organizações que, simultaneamente e legitimamente, têm dois ou mais objetivos, isto é, possuem finalidades múltiplas; deixando claro que a organização deve ser vista como uma unidade social que procura atingir objetivos específicos, sendo estruturada para tal. Sob uma perspectiva estruturalista, as organizações são intencionalmente construídas e reconstruídas.
 MILANI, N. C. et al. Uma breve análise sobre os conceitos de organização e cultura organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração, vol. 08, n. 14, 2008.
A partir do
que se apresenta na contextualização da questão e dos conteúdos trabalhados nas aulas, organização é...
	
	A
	Apenas a empresa em que os indivíduos trabalham.
	
	B
	Pode ser a empresa que o individuo trabalha, o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica, a associação de moradores do bairro, uma Igreja, ou ainda, uma função administrativa.
	
	C
	Ser organizado com seus pertences e objetivos de vida.
	
	D
	Sinônimo de empresa, pois ambas possuem conceitos abrangentes.
	
	E
	Realizar as tarefas de modo ineficaz e ineficiente.
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais