Buscar

Avaliando Aprendizado 3

Prévia do material em texto

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
	Simulado: CCJ0129_SM_201703049421 V.1 
	Aluno(a): MARIA TELMA FÉLIX DOS SANTOS
	Matrícula: 201703049421
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 07/11/2017 22:44:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201704059615)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia com atenção o texto a seguir:
É necessário analisar a eficácia explicativa de conceitos como resistência, conformismo, as polaridades nacional versus estrangeiro, tradicional versus moderno, popular versus erudito, bem como as dimensões que de fato podem ser associadas ao conceito de dominação cultural. É curioso notar como continuam sendo elaborados projetos culturais de matriz nacional ou mesmo local, numa perspectiva conservacionista, quando não conservadora. Na América Latina, palco da mescla e do conflito permanentes entre elementos culturais de matrizes indígena, europeia, africana, essa tendência de construir uma identidade nacional (ou local), baseada nas oposições polares há pouco mencionadas, convive com movimentos alternativos que vão exatamente na direção da construção de uma identidade cultural que incorpore, reelaborando-os, os elementos culturais hegemônicos. Nesse caso, a globalização é, apesar de tudo, plural, abrindo novos caminhos.
Em relação às ideias do texto, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	O autor do texto afirma que os conceitos associados à ideia de dominação cultural precisam ser revistos na atualidade.
	
	Nem todos os projetos culturais alcançam a modernidade da reelaboração dos valores que vêm com a globalização.
	 
	A América Latina tem sido a região mais resistente aos novos elementos trazidos pelos valores culturais globalizados.
	 
	A globalização traz novos elementos que podem enriquecer, pela pluralidade, os horizontes culturais de uma região.
	
	A ideia central que se infere após a leitura atenta do texto relaciona-se claramente  à oposição "nacional" versus "global".
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704049700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O PREÇO DO MILAGRE
   A julgar pelas cifras, a maré é boa para a criação de peixes e crustáceos em cativeiro. Hoje, mais de um terço dos frutos do mar vendidos em todo o mundo sai de represas, tanques de cimento ou gaiolas submersas. Batizada de aquicultura, a criação artificial de animais marinhos cresceu cinco vezes nos últimos 15 anos. (...)
   Mas não é apenas de boas notícias que vive o setor. Pesquisas recentes comprovaram que a cultura em cativeiro causa impacto no ambiente. Os exemplos são vários. Criadores de camarões, responsáveis por grande parte da produção mundial, puxam água limpa diretamente do mar e devolvem o líquido sujo, com dejetos e restos de ração. (...)
   Muitos criadores também despejam restos de antibiótico dentro dos tanques. No ambiente marinho, essas substâncias estimulam o desenvolvimento de bactérias nocivas aos humanos e resistentes a medicamentos. O primeiro caso de cólera imune a remédios surgiu justamente entre criadores de camarão no Equador. (...)
   A solução é aprimorar as técnicas de aquicultura. O uso de antibióticos caiu 80% nos últimos dez anos. Alguns criadores aproveitam a água dos tanques para cultivar algas para sushi. No Canadá, já se reduziu em 23% a quantidade de peixe usada como ração. (...)
                                                                                                 (Alexandre Mansur. Revista Época, 2 de setembro 2002)
(UEPA) Considere a afirmativa: "A julgar pelas cifras, a maré é boa para a criação de peixes e crustáceos em cativeiro. (...)". Marque a alternativa cuja palavra impede o leitor de atribuir ao termo grifado, neste contexto, o sentido de fluxo e refluxo do mar.
		
	
	boa
	 
	cifras
	
	criação
	
	cativeiro
	
	peixes
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704019618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe as características do texto abaixo e identifique a sua tipologia.
Manhã cinzenta. Partida de Lisboa. Os primeiros aspectos da campina ribatejana: touros, campinos de vara ao alto, searas infinitas. Depois, mutação de cenário: florestas de pinheiros verde-negros, outeiros. Uma aberta de luz: campos extensos de milhos e arrozais. Enfim, o tufo espesso do Choupal. Coimbra, debruçada sobre o Mondego.
 (R. Lapa)
		
	
	Texto Injuntivo
	
	Todas as respostas estão erradas
	
	Texto Dissertativo
	
	Texto Narrativo
	 
	Texto Descritivo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703938786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia com atenção o texto a seguir e informe a que tipo textual ele pertence.
 "Meu coração parecia vazio diante de tanta tristeza. Procurava em todo lugar, mas minha busca era em vão tentei me matar diante dessa desilusão. Me entregava de corpo e alma, vendando os olhos para não sofrer. Até então não conhecia o amor. Perguntava a Deus quando encontraria o meu verdadeiro amor? Foi quando o tempo, "o senhor da razão", me deu a resposta que tanto esperava, a solução para minha depressão. Presenteada por Deus tive dois lindos anjos, um casal de filhos que tanto sonhei e que hoje me fazem a mulher mais feliz da face da terra! Aprendi que o amor não se adquire mas ele nasce de dentro da gente."
		
	
	Dissertação
	
	Argumentação
	
	Romance
	
	Descrição
	 
	Narração
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703792447)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As normas gramaticais determinam a colocação do pronome oblíquo na frase, definindo o uso da próclise, da mesóclise e da ênclise. Sendo assim, marque a alternativa correta.
		
	
	Me empresta a sua caneta?
	 
	Não se fala mais nisso.
	
	Quem contou-lhe o ocorrido foi o inspetor.
	
	Não falar-se-á mais nisso.
	
	O relatório a que referi-me é o do mês passado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes