Buscar

Economia Politica Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
Economia e o Direito, economia fornece uma visão para o direito para de compreensão das questões econômicas.
O Direito age na economia para evitar monopólios e oligopólios, modelo é parecido com o norte americano, tem um intuito de estimular a concorrência.
Surgem às leis econômicas, quando fatos ou fenômenos econômicos, se ligam entre si .(a troca, o trabalho, e a moeda).Finalidade da Economia política: Registrar fatos e fenômenos econômicos procurando estabelecer entre eles as relações constantes. É uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços, e como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção.
Os diversos ramos da ciência jurídica se relacionam com a economia: Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito do Trabalho e o Direito Internacional, entre outros.
Sistema Capitalista ou economia de mercado: É aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada.
2
MicroEconomia: Estuda a formação de preços do mercado, de um determinado produto ou grupo de produtos, analisando o comportamento de compradores e vendedores. Parte do Princípio que as pessoas reagem racionalmente. 
MacroEconomia: Estuda o funcionamento da economia como um todo. (Mercado externo, nível de emprego, consumo, poupança, investimentos econômicos e etc.)
Demanda/ Procura: é o conceito de utilidade, que é subjetivo, mas representa a qualidade e a satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que se pode adquirir no mercado, variando de consumidor para consumidor. A quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam e podem adquirir em determinado período de tempo.
Um aumento do preço irá resultar, na redução da demanda de procura. Uma queda de preço resultará , no aumento da demanda de procura.
Em uma situação em que a quantidade ofertada estiver acima do ponto de equilíbrio, irá conduzir a uma redução dos preços ou na quantidade ofertada.
Tendência de equilíbrio
O equilíbrio no mercado é definido como o preço que iguala as quantidades demandadas pelos compradores com as quantidades ofertadas pelos vendedores. Dessa forma, o mercado regula os interesses de produtores e consumidores da seguinte maneira:
De um lado os compradores querem pagar poucos/ Do outro os vendedores querem lucro.
Resultando no Equilíbrio
Escassez Do Produto as quantidades demandadas serão maiores que as ofertadas, o que resultará em elevação de preços e/ou no aumento da quantidade ofertada. 
Excedente De Produção resultará em uma competição entre os produtores, conduzindo a uma redução dos preços ou na quantidade ofertada.
Mercado de concorrência perfeita o preço ser um dado para o produto é decorrente do grande número de vendedores e compradores
Âmbito microeconômico, o governo intervém na formação de preços de mercado quando, fixa imposto e subsídio, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda, congelamento de preços e salários, assim os preços não são determinados isoladamente em cada mercado.
A intervenção de forma direta ocorre por meio das empresas públicas e como sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. A intervenção direta é permitida, quando necessária, aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.
A intervenção indireta ocorre com o Estado assumindo o papel de agente normativo e regulador da atividade econômica, permite ao Estado executar a política econômica, procurando assegurar o desenvolvimento sustentado da economia.
3
As estruturas de mercado se dividem inicialmente entre o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Famílias e empresas podem ser demanda ou oferta, dependendo da posição em que se encontrem no mercado.
Concorrência Perfeita: A concorrência perfeita, ou competição pura, é a estrutura adequada, visando o funcionamento ideal da economia. A existência de um número muito grande de empresas produtoras e de compradores no mercado, em que nenhum destes possui condições suficientes de influenciar o mercado. Sendo os bens padronizados, mercados transparentes sem influências de empresas.
Monopólio: Existência de única empresa produtora no mercado, sem concorrência na oferta, ou seja, um único vendedor; ou um vendedor que controla toda a oferta do mercado. Controle sobre a matéria–prima, produto ou serviço; Barreiras ao registro de novas patentes, afastando qualquer concorrente; Não há produtos similares, que podem ser substitutos; Situação privilegiada na quantidade produzida e no preço, maximizando o lucro. O monopolista está só e decorrente disso, é que tem liderança para escolher o preço de suas vendas.
Oligopólio: O oligopólio é uma situação de concentração de mercado, ou seja, é um tipo de mercado dominado por um reduzido número de grandes empresas, com alto grau de concentração local, e estas empresas influenciam o preço de mercado de maneira ostensiva, o que leva as outras firmas a reagirem em face ao abuso do poder econômico. As empresas oligopolistas, que não são em grandes quantidades, promovem o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, que podem ser homogêneos ou diferenciados, formando barreiras à entrada de potenciais concorrentes, efetuando gastos de grande monta em tecnologia de ponta, produção em larga escala, marketing, etc, ou se associando aos grandes grupos econômicos, inviabilizando a entrada de novas empresas no mercado. Pode-se afirmar que a receita operacional dos oligopólios tem significativa influência no Produto Interno Bruto (PIB) dos países.
Oligopólio diferenciado Produtos das empresas apresentam diferentes níveis de diferenciação, com características particulares em cada produto, e estabelecem um nível de concorrência maior entre os participantes do mercado.
Oligopólio concentrado Quando o produto das empresas participantes é tão idêntico, homogêneo, que as empresas passam a só ter a escala de produção como forma de competição pelo mercado, fazendo com que apenas organizações de porte e com alto nível de concentração do mercado possam existir.
Oligopólio conivente Constituem um grupo de empresas que, de modo tácito, colocam o mesmo preço nos seus produtos e/ou serviços, porém com uma dessas empresas liderando a fixação dos preços.
Cartel: No cartel, as empresas são legitimamente independentes e, de modo geral, têm atuação no mesmo ramo, acordando entre si e, promovendo a dominação de mercado de modo geral, através da combinação de preços, seja no ramo de produtos ou de serviços.
Truste: é uma estrutura empresarial em que empresas, em geral, do mesmo ramo ou setor, e que detêm grande parte do seu mercado, organizam-se em uma nova empresa para, em conjunto, dominarem este mercado, fornecendo um produto em comum e, com isso, eliminarem a concorrência e fixarem um preço único de acordo com seus interesses.Essa é uma associação que pode ocorrer pela fusão ou combinação formal de empresas já existentes no mercado. 
Holding ou sociedade gestora de participações sociais: é uma situação em que é criada uma empresa para que esta venha a administrar um conglomerado empresarial. Assim, pode-se vislumbrar uma poderosa estratégia de gestão, com o objetivo de promover o domínio de determinada oferta de qualquer tipo de produtos e/ou serviços, visando engrandecer seus lucros.
4
Função Distributiva: Quandoo governo afeta a distribuição de renda através do sistema tributário ou por meio de programas governamentais. Ajustes distributivos tornam-se necessários ao se observar injustiça na distribuição da renda e da riqueza, e o governo implementa medidas fiscais (impostos e transferências) visando reduzir a desigualdade de renda. No Brasil, o sistema de tributação progressiva do imposto de renda pessoal e de programas sociais se enquadram neste modelo. Como categoria de função distributiva, observa-se, em primeiro lugar, os programas de assistência pública
Função estabilizadora: Quando o governo interfere na economia procurando alcançar um elevado nível de emprego, estabilidade de preços e um alto nível de crescimento econômico. O sistema de mercado impede que seja alcançado automaticamente o pleno emprego e a estabilidade de preços, tornando-se necessária a atuação do governo no desenvolvimento da função estabilizadora da política fiscal. A irredutibilidade salarial existente em nossa legislação não permite um rápido ajuste quando se verifica um desequilíbrio no mercado de trabalho.
Função alocativa : Quando o governo fornece bens e serviços públicos que não são oferecidos pelo setor privado ou são oferecidos em quantidade insuficiente. O bem ou serviço público puro tem como característica a impossibilidade de excluir seu acesso por qualquer indivíduo e a ausência de custos pelo acesso de outro indivíduo aos seus benefícios. Portanto, o princípio da exclusão não se aplicaria ao bem ou serviço público puro, pois a participação de outro indivíduo não implicaria em redução do uso pelos demais. Como exemplos, incluem-se as praças públicas e o sistema de iluminação pública das rodovias.
 A Receita (arrecadação) e Dívida (o que deve ser pago) do governo, somados a matemática tem que dar 0.
Déficit Nominal: déficit total, corresponde à necessidade de financiamento do setor publico em seus diversos níveis: União, estado, município, empresa e etc.
Déficit Operacional: é o resultado primário acrescido de juros.
Tributos Diretos: Incidem sobre a renda e a riqueza, tanto podendo ser sobre a renda pessoal, quando sobre a propriedade (IPTU, ITR) = riqueza.
Tributos Indiretos: São impostos nas mercadorias e serviços de competência estadual e municipal.
O sistema tributário brasileiro e como ele afeta os princípios gerais de tributação; A injustiça de nosso sistema tributário faz com que a população mais pobre pague mais tributos proporcionalmente a sua renda em relação aos mais ricos.
A necessidade de uma reforma tributária no país. Há, portanto, a necessidade de se tributar os mais ricos, fato que somente seria possível com uma reforma tributária.
Impostos: São tributos não vinculados à atuação do Estado. O art. 16 do Código Tributário Nacional define “imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.
Taxas: São tributos instituídos em razão do exercício do poder de polícia pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
Contribuição para melhorias: São tributos arrecadados dos proprietários de imóveis beneficiados por obras públicas. Uma vez concluída a obra pública, é fundamental que esta venha a causar uma valorização dos imóveis beneficiados. O valor a ser cobrado de cada beneficiário não poderá exceder à vantagem que sobreveio para o contribuinte com a obra pública.
Contribuição sociais: São tributos de competência da União, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.
Empréstimos compulsórios: Estão incluídos no sistema tributário nacional, de competência da União e se destinam a atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência

Outros materiais

Outros materiais