Buscar

História do Direito Brasileiro

Prévia do material em texto

História do Direito Brasileiro 
 O que é Common Law e Civil Law?
 Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil. O que basicamente significa que as principais fontes do Direito adotadas aqui são a Lei. SISTEMA ROMANO É CIVIL LAW. 
 Common Law ( costumes) , é uma estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra. Uma simples diferença é que lá o Direito se baseia mais na Jurisprudência que no texto da lei. Jurisprudência ( decisões anteriores no mesmo sentido). caso esteja em dúvida, trata-se do conjunto de interpretações das normas do direito proferidas pelo Poder Judiciário. COMMON LOW ( ANGLO SAXÔNICA).
Exemplo: Se lá nos EUA dois homens desejam realizar uma adoção, eles procuram outros casos em que outros homossexuais tenham conseguido adoções e defendem suas idéias em cima disso. Mas a parte contrária pode alegar exatamente casos opostos, o que gera todo um trabalho de interpretação, argumentação e a palavra final fica com o Juiz.
Produto Cultural: criado por homens e mulheres.
Poder Judiciário: (julgar os conflitos pode criar lei ( regimento interno). O Poder Judiciário ou Poder Judicial é constituído por ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes, que têm a obrigação de julgar ações ou situações que não se enquadram com as leis criadas pelo Poder Legislativo e aprovadas pelo Poder Executivo, ou com as regras da Constituição do país. A principal função do Poder Judiciário é defender os direitos de cada cidadão, promovendo a justiça e resolvendo os prováveis conflitos que possam surgir na sociedade, através da investigação, apuração, julgamento e punição. 
 Superior Tribunal de Justiça
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é responsável pela execução da justiça em todo o território nacional. Funciona em parceria com o Conselho da Justiça Federal, com a missão de supervisionar toda a justiça do país.
Poder legislativo: pode criar a lei (julgar). Poder Legislativo é aquele que tem num país a tarefa de legislar, ou seja, fazer as leis. No Brasil, o Poder Legislativo é composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.
A chegada dos portugueses Neste ponto ressaltaremos o pouco interesse inicialmente despertado pelas terras brasileiras, atrelando este fato ao lucrativo comércio de Portugal com o Oriente. É de se observar que atividade extrativista foi a única explorada neste período, principalmente no que se refere ao pau-brasil, cuja madeira era tida como mercadoria valiosa em razão da tinta dela extraível. Neste período foi utilizado o sistema de escambo com os indígenas autóctones, no qual os mesmos carregavam os navios com pau-brasil e recebiam em troca mercadorias sem valor para os padrões europeus do período.
 Administração Colonial Capitanias Hereditárias: A criação do Governo Geral Neste ponto, teremos a oportunidade de analisar os métodos utilizados por Portugal para administrar a terras descobertas, primeiramente por intermédio do sistema de Capitanias Hereditárias. Nessa linha, é importante que entender o que é uma Capitania Hereditária, bem como os motivos que levaram à sua ineficácia. Posteriormente, indo um pouco mais adiante, é necessário que enfrentemos a temática relacionada à forma como se deu a reorganização administrativa por meio da criação do chamado ?Governo-Geral?, que tinha por propósito coordenar a defesa da Colônia, explorar o sertão e auxiliar as Capitanias, que permaneciam estruturadas.
 Seguindo o entendimento da estrutura administrativa do governo do GovernoGeral, iremos constatar que a justiça portuguesa, instalada na colônia brasileira, se organizou de maneira a permitir o controle, do fluxo de informações ligadas ao poder judiciário, com a distribuição de funções como juízes, ouvidores e corregedores.
 A escravidão e a economia colonial Neste momento, teremos a oportunidade de constatar que o trabalho escravo forneceu as bases para a construção da economia colonial. Deveremos observar, no entanto, que embora tenham sido os escravos negros os pés e as mãos da produção da riqueza no Brasil Colônia, a eles não foi concedida qualquer possibilidade de participação no resultado econômico, bem como qualquer voz no plano político. Como consequência restou-lhes o exercício de papel social de subalternidade associado à pobreza material e ao analfabetismo, em um contexto em que foram tidos como propriedade e não como pessoas. Este tema voltará a ser abordado de forma complementar na Aula 6, quando analisarmos as leis abolicionistas e suas circunstâncias históricas.
 Carta de doação, Forais e Sesmarias Analisaremos alguns institutos jurídicos portugueses que tiveram elevada importância na implantação do sistema de Capitanias Hereditárias e no próprio processo de organização político-jurídico da Colônia: a Carta de Doação (como documento da Coroa Portuguesa pelo qual fazia a concessão de uma capitania a um capitão donatário), a Carta Foral (que fixava os direitos e deveres do capitão donatário e formava a base do estabelecimento das vilas e das cidades) e a Sesmaria (que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção, já que o Estado, recém-formado e sem capacidade para organizar a produção de alimentos, decidia legar a particulares, ou seja, ao capitão DONÁTÁRIO ESSA FUNÇÃO.
CARTA FLORAL : 
 Direito Romano 
Direito Romano é um termo histórico Jurídico que se refere, originalmente ao conjunto de Regras Jurídicas., observada na cidade romana, e mais tarde, ao território do império romano e ao território do império romano do império romano oriente . 
	Direito Romano é o nome que se dá ao conjunto de princípios, preceitos e leis utilizados na antiguidade pela sociedade de Roma e seus domínios. Criada a lei doze tábuas.
	O Direito Romano é mais um exemplo de uma gigantesca obra de de engenharia com sentido prático , permitindo a resolução de conflitos e convívio de povos diferentes. Os princípios discutidos no direito atendiam a uma necessidade administrativa t que em muito superava o quadro das cidades Estado Gregas. O direito romano contemplou os espaços púbicos e privado podendo ser dividido em: 
 JUS CIVILE OU JUSQUIRITUM : DIREITO DOS CIDADÃOS ROMANOS;
 JUS GENTIUM : DIREITO COMUM DE TODOS OS POVOS 
JUS NATURALE: REGRAS DA NATUREZA COMUM A TODOS OS SERES.
	Direito romano 
O Direito Germânico primitivo, típico de populações seminômades, não possuía fontes escritas, baseando-se nas tradições orais. Tampouco existia a noção de territorialidade, o direito aplicado a cada indivíduo dependia do grupo a que ele pertencia. Assim, a pessoa como que portava seu direito. Esse direito consuetudinário e personalista foi mudando com o contato travado com o mundo Romano, marcado pela legislação escrita e pela territorialidade, lembrando que, à época, a cidadania romana fora conferida há todos os habitantes d império. 
Outra característica marcante do seu direito germânico era a sua idéia muito restrita de propriedade, que foi cedendo terreno ao conceito Romano, à medida em que esses povos foram se estabelecendo nos territórios europeus e convivendo com a população romana. Isto se reflete marcadamente nas diferenças entre a idéia de comunhão de bens romana e germânica, que manifestam duas idiossincrasias jurídicas muito distintas no que tange à concepção do indivíduo e do grupo. 
 FORMAÇÃO DE PORTUGUAL E DIREITO PORTUGUÊS
 Direito português 
 1.2. O Direito Português teve poucas mudanças até 1210 (até essa data existiam somente poucas normas), a razão disso era o fato de não haver escolas e , portanto não ser estudado o Direito em Portugal, e os legisladores serem pessoas despreparadas e analfabetas. 
 Formação de PortugalARAGÃO E CASTELA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes