Buscar

WEB9 Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão: Marcos ajuizou uma ação em face de CRV Ltda., na 1ª Vara Cível de Nova Iguaçu, requerendo uma reparação por danos materiais. No dia 17/08/2016, sexta-feira, foi publicada a sentença que julgou improcedente o pedido de Marcos. O advogado de Marcos tomou conhecimento da decisão e com base no art. 1003, § 5 do CPC, interpôs a Apelação contra a sentença no dia 08/09/2016 (quinta-feira). O Relator da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, ao receber o recurso analisou que o mesmo era intempestivo, pois o prazo final para interpor o recurso seria dia 07/09/2016 (quarta-feira) e por isso não conheceu do recurso. A decisão proferida pelo relator está correta? Fundamente e explique a sua resposta.
Resposta: A decisão proferida pelo relator está não está correto, pois, com fundamento no § 1o do art. 224, o dia do vencimento do prazo será o dia posterior ao dia 0 7/09/2016, dado que este é feriado, portanto dia 08/09/2016. 
2a Questão. CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador Acerca da comunicação dos atos processuais e das nulidades, assinale a opção correta:
Xa) As intimações devem ser efetuadas, em regra, de ofício.
 b) As cartas de ordem, precatórias e rogatórias devem indicar os juízos de origem e de cumprimento do ato, razão pela qual não podem ser apresentadas a juízo diverso do que dela consta. 
c) presunção de validade das comunicações e intimações dirigidas ao endereço profissional declinado pelo advogado na petição inicial cessará quando houver modificação temporária ou definitiva de endereço, independentemente de comunicação ao juízo.
 d) A citação deverá ser feita prioritariamente pelos Correios, para qualquer comarca do país, ainda que o autor requeira de outra forma. 
e) É nula a citação promovida durante greve de servidores do Poder Judiciário.
3ª Questão. TRT 1ª 2013 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - EXECUÇÃO DE MANDADOS Adaptado. No que concerne aos atos processuais, os atos do juiz que designam audiência de conciliação, que extinguem o processo sem resolução do mérito e que indeferem a produção de prova pericial são, respectivamente, 
a) decisões interlocutórias, despachos e sentenças.
 b) sentenças, despachos e decisões interlocutórias.
 c) decisões interlocutórias, sentenças e despachos. 
d) despachos, decisões interlocutórias e sentenças. 
X e) despachos, sentenças e decisões interlocutórias.

Outros materiais