Buscar

ANTROPOLOGIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola funcionalista significou o iniciar do processo de ruptura com a teoria evolucionista, superando a ideia de atraso e de barbárie. Inauguram o método da observação participante. Um verdadeiro desencanto dos europeus com sua sociedade. Dentre os antropólogos que contribuíram com estas formulações os principais foram:
	
		
	a. 
Malinovsky e Radcliffe-Brow.
Pergunta 2
	
	
	
	A partir de 1980, uma nova corrente da antropologia surge, a Antropologia pós-moderna. Aponte abaixo a alternativa que melhor sintetize os elementos que a definem:
	
	
	
	
		
	b.
Crítica ao texto etnográfico; questiona a autoridade etnográfica; busca novas maneiras de fazer a observação participante; crise com a ciência.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Assinale abaixo as principais características da antropologia funcionalista:
	
	
	
	
		
	d.
Compreensão da sociedade como sendo um organismo onde cada parte tem sua determinada função; iniciou-se com os estudos das sociedades tribais; estudo dos processos de aculturação; combate a concepção evolucionista de “atraso” e “barbárie”.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão. LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In: Antropologia Estrutural Dois, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346.
 O fragmento de texto acima foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor?
 
	
	
	
	
		
	c.
Adotar uma vigilância epistemológica frente ao que, a princípio, pode parecer aos olhos do pesquisador uma sociedade sem história. Entender seus símbolos e estrutura.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Culturalismo ou antropologia Cultural supera elementos apresentados pelos funcionalistas e traz para a antropologia novas percepções. Assinale abaixo as sentenças corretas:
I. Os culturalistas, assim eram chamados os estudiosos que tinham como foco as diferenças entres os padrões culturais, foram responsáveis por romper de vez com o evolucionismo e com a concepção etnocêntrica de cultura.
II. Ao incorporar a ideia de diversidade cultural auxilia na construção de um novo conceito – o de relativismo cultural.
III. Observação direta do comportamento dos indivíduos.
	
	
	
	
		
	e. 
Todas as sentenças estão corretas.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Pergunta 6
	
	
	Leia as sentenças abaixo:
I. Toda Cultura pode ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos. No primeiro plano destes sistemas colocam-se a linguagem, as regras matrimoniais, as relações econômicas, a arte, a ciência, a religião (...).
II. A cultura é publica porque o significado o é (...) o ato da piscadela só pode ser entendido se aquele que pisca compreende o conteúdo deste piscar (...).
Assinale a alternativa correta ao relacionar o trecho citado com a escola antropológica:
	
	
	
	
		
	a. 
Estruturalista e interpretativa.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão. As autodeterminações de diferentes grupos refletem este ponto de vista. Os Cheyene, índios das planícies norteamericanas, se autodenominavam ‘os entes humanos’; os Akuáwa, grupo Tupi do Sul do Pará, consideram-se ‘os homens’; da mesma forma que os Navajo se intitulam ‘o povo’. [...] É comum assim a crença no povo eleito, predestinado por seres sobrenaturais para ser superior aos demais. Tais crenças contêm o germe do racismo, da intolerância, e, frequentemente, são utilizadas para justificar a violência praticada contra os outros” LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2003).  Assinale abaixo a alternativa que melhor explique o sentido do texto acima:
 
	
	
	
	
		
	e.
Ao se definirem como “os homens”, os Akuáwa excluem da humanidade todos aqueles que não fazem parte do seu grupo, o que pode engendrar práticas violentas contra esses outros.
 
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	Os estudos “culturalistas” como alguns convencionaram chamar fazem parte da Antropologia Cultural, ou ainda Culturalismo. Margaret Mead, uma das mais importantes antropólogas relatou as relações sexuais e amorosas entre as mulheres inglesas e os soldados americanos durante a última guerra mundial. Sem deixar de lado a etnografia, incorporou nos estudos culturais o método,
 
	
	
	
	
		
	b.
Comparativo. Comparou os padrões de comportamento e personalidade entre os dois grupos: Mulheres inglesas e soldados americanos.
	
	
	
	Pergunta 9
	
	
	Quando a etnografia surge no final do século XIX, inaugura uma nova fase nos estudos antropológicos sobre cultura. Contudo, os primeiros relatos etnográficos são datados anteriormente ao século XIX. Qual o objetivo inicial e quem os realizavam? Assinale abaixo a alternativa que melhor responde esta pergunta:
	
	
	
	
		
	d.
A etnografia é encontrada inicialmente nos relatos de viagens, o objetivo era descrever os povos “exóticos” e eram eitos por missionários, comerciantes, exploradores, militares, dentre outros.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Pergunta 10
	
	
	“Consideramos agora os comportamentos adotados para penetrar nos edifícios religiosos. Na Europa, ao penetrar numa igreja, observamos que os fiéis tiram os chapéus e permanecem com os sapatos. Inversamente, em uma mesquita, os mulçumanos tiram os sapatos e permanecem com o chapéu” Laplantine, François (2003).  A citação de Laplantine exemplifica o conceito de:
 
	
	
	
	
		:
	a. 
Relativismo cultural.

Outros materiais