Buscar

Av Ap TTP Tds

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502344714)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A teoria e a clínica psicanalítica podem ser consideradas como uma obra em construção com inúmeras elaborações que diferem entre si mas que envolve a manutenção de um referencial teórico com determinados preceitos teóricos e técnicos, dentre eles podemos destacar o conceito de transferência, que se refere a:
	
	
	Reedição com o analista das relações com objetos do passado, ou a reencenação das relações entre os objetos do mundo interno e o self. Esses objetos, na realidade, são representações das relações originais e configuram o mundo interno do paciente. Resultam na sua maneira de se relacionar com o mundo e, portanto, com o analista. Para a instauração do processo analítico, é preciso esta reedição atinja um grau de intensidade que se equipare à força das relações primárias internalizadas, permitindo a elaboração do conflito primário.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201502344946)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, parte do pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda a experiência mental; esta teoria propõe que o ego protege toda a estrutura de personalidade contra a ameaça falsificando a natureza desta. Os modos pelos quais se dão tais distorções são denominados mecanismos de defesa do ego. Observe o relato abaixo, extraído de Fadiman, J. Teorias da personalidade. Ed. Harbra, 1986, e identifique o mecanismo de defesa que está em ação. ¿Eu decidi, disse o rato, gostar de queijo. Uma decisão tão importante, é desnecessário dizer, não pode ser tomada sem um período suficiente de cuidadosa deliberação. Não se pode negar o encanto imediato indefinível estético da substância. Todavia, isso só é possível para o tipo de indivíduo mais refinado - a estúpida raposa, por exemplo, carece de discriminação sensitiva até mesmo para se aproximar do queijo¿. Pag 21 
	
	 Racionalização
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201502816287)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A psicanálise é um método de tratamento criado por Freud para atender a demanda das pacientes histéricas. Esse método de tratamento se baseia em: 
	
	 Linguagem.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201502344717)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A teoria e a clínica psicanalítica podem ser consideradas como uma obra em construção com inúmeras elaborações que diferem entre si mas que envolve a manutenção de um referencial teórico com determinados preceitos teóricos e técnicos, dentre eles podemos destacar o conceito de neutralidade, que se refere a:
	
	
	Para que seja possível o trabalho analítico, o analista deve evitar apresenta-se como uma pessoa real na vida do paciente. É importante não dar conselhos, emitir julgamentos, falar de sua vida pessoal, tomar partido no conflito, punir ou gratificar o paciente. É importante que o terapeuta se apresente como um receptáculo dos conflitos, uma tela em que o mundo interno do paciente vai sendo pintado gradativamente por ele e por seu analista.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201502344945)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, parte do pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda a experiência mental; esta teoria propõe que o ego protege toda a estrutura de personalidade contra a ameaça falsificando a natureza desta. Os modos pelos quais se dão tais distorções são denominados mecanismos de defesa do ego. Observe o relato abaixo, extraído de Fadiman, J. Teorias da personalidade. Ed. Harbra, 1986, e identifique o mecanismo de defesa que está em ação. ¿Uma mulher foi levada à corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher se defender, sua defesa foi tripla: Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso emprestado. Em segundo lugar estava lascado quando o peguei e finalmente, sua excelência, eu o devolvi em perfeito estado¿. Pag 20 
	
	
	Negação
	
1a Questão (Ref.: 201502344707)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fim da terapia é assinalado pela melhora do paciente. Várias são os indicadores de melhora do mesmo, dentre os quais podemos ressaltar a capacidade de pensar sobre si mesmo, que se referem à:
	
	
	Manutenção da capacidade de observação e reflexão a seu próprio respeito.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201502344704)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fim da terapia é assinalado pela melhora do paciente. Várias são os indicadores de melhora do mesmo, dentre os quais podemos ressaltar as modificações na capacidade para as atividades de trabalho, que se referem à:
	
	
	A ampliação dos interesses, com aproveitamento de outras habilidades, como artísticas e culturais. Essas novas possibilidades de satisfação e enriquecimento em suas vidas pessoais que tornam, por vezes, mais ricas as sessões.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201502344703)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fim da terapia é assinalado pela melhora do paciente. Várias são os indicadores de melhora do mesmo, dentre os quais podemos ressaltar as modificações na qualidade das relações pessoais, que se refere à:
	
	
	Capacidade de obter mais prazer nas relações ou na sexualidade, uma das manifestações comuns dessa melhora aparece em comentários do paciente de como as pessoas estão mais simpáticas, o cônjuge mais interessante ou como está mais fácil lidar com os filhos. Podem surgir também comentários feitos por outras pessoas que nem sabem que o paciente está em tratamento.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201502816276)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A associação livre é um método utilizado em psicoterapias de base: 
	
	
	Psicanalítica. 
	
	Cognitivo. 
	
	Comportamental. 
	
	Existencial. 
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201502826647)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Consideramos como tempo de término da análise para a psicanálise
	
	
	um tempo determinado pelo inconsciente.
	
1a Questão (Ref.: 201502344750)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A terapia cognitivo-comportamental utiliza técnicas cognitivas e comportamental, podendo até ser usada técnicas de outras abordagens, mas a escolha de cada uma delas deve ser feita a partir do conhecimento específico da técnica pelo terapeuta e da conceituação cognitiva de cada caso. Indique, dentre as opções abaixo a técnica conhecida como experimentos comportamentais.
	
	 O terapeuta sugere atividades que permitam que o paciente teste na realidade a validade de suas crenças.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201502834993)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Analise cada uma das conceituações apresentadas sobre Distorções Cognitivas, assinalando posteriormente qual das alternativas (A, B, C, D ou E) se aplicam CORRETAMENTE à análise das frases. I. O Pensamento Catastrófico diz respeito à uma distorção na qual o paciente classifica a si mesmo e os outros, bem como os pensamento, situações... no formato "Tudo-ou-Nada", "Bom-ou-Mau", etc. II. Na Inferência Arbitrária, o paciente geralmente conclui o contrário do que apontam as evidências. III. Na Magnificação o paciente relaciona eventos externos a ele, sem evidências, e invariavelmente apresenta pensamentos do tipo "toda vez que..."; "sempre que..."; "nunca...", etc.
	
	
	As opções I e III são falsas; a II é verdadeira.
	
	As opções I e II são falsas; a III é verdadeira.
	
	As opções I e II são verdadeiras; a III é falsa.
	
	As opções I e III são verdadeiras; a II é falsa.
	
	As opções I, II e III são verdadeiras.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201502344777)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A terapia cognitivo-comportamental utiliza técnicas cognitivas e comportamental, podendo até ser usada técnicas de outras abordagens, mas a escolha de cada uma delas deve ser feita a partir do conhecimento específico da técnica pelo terapeuta e da conceituação cognitiva de cada caso. Indique, dentre as opções abaixo a técnica conhecida como relaxamento.Diminuição do nível de ativação simpática do paciente.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201502344721)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Identifique abaixo a distorção cognitiva que é a tendência a chegar a uma regra na ausência de provas suficientes ou por meio de um raciocínio lógico falho.
	
	 Pular para conclusões
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201502344771)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A terapia cognitivo-comportamental utiliza técnicas cognitivas e comportamental, podendo até ser usada técnicas de outras abordagens, mas a escolha de cada uma delas deve ser feita a partir do conhecimento específico da técnica pelo terapeuta e da conceituação cognitiva de cada caso. Indique, dentre as opções abaixo a técnica conhecida como prescrição de tarefas graduadas.
	
	 Consiste no planejamento de tarefas simples, se necessário fracionadas, por meio das quais o paciente pode obter sucesso e sentir-se estimulado a realizar tarefas mais complexas.
	
	1a Questão (Ref.: 201502344695)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Indique dentre as opções abaixo aquela que seria indicações para a terapia comportamental.
	
	
	TDAH, disfunções sexuais
	�
	 2a Questão (Ref.: 201502344790)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A prática psicoterápica qualifica-se como uma orientação que enfoca a pessoa enquanto totalidade concreta, a relação autêntica entre terapeuta e paciente e o estímulo ao autoconhecimento como estímulo ao crescimento individual. Neste sentido podemos afirmar que os objetivos da psicoterapia existencial consistem basicamente em:
	
	 Proporcionar uma maximização da autoconsciência para favorecer u m aumento do potencial de escolha, proporcionando uma ajuda efetiva ao cliente no sentido de descobrir-se e autogerir-se.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201502344949)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Observe o fragmento descrito abaixo, extraído de Feijoo, A. A escuta e a fala em psicoterapia. Ed Vetor, 2000, e indique a que temática se refere utilizando um contexto existencial. ¿Mulher de 44 anos queixando-se de depressão: Quando me casei meu marido me proibiu de estudar. Falou: ou o estudo ou o casamento. Eu casei e hoje fico muito triste porque não sou a advogada famosa que sempre quis ser. Ah! Se eu tivesse estudado, hoje não estaria aguentando marido e filhos¿. Pag 121 
	
	 Culpa existencial – Existe uma divisão entre o que o individuo gostaria de ser (Eu ideal) e o que realmente ele é (Eu real), acarretando o sentimento de culpa pelo fato de ser o que não se é.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201502344785)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Identifique dentre as opções abaixo o objetivo primordial das abordagens existenciais humanistas.
	
	
	Descobrir o que cada um dos comportamentos apresentados pelo indivíduo significa através da experiência.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201502344727)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Identifique abaixo a distorção cognitiva que é a tendência a dirigir a própria vida em termos de obrigações, por avaliações de certo e errado.
	
	
	Tirania dos deveria – Karen Horney - Psiquiatra – Tendência utilizada qd a pessoa passa a vida inteira achando que a vida, as pessoas, o mundo, Deus, coisas, emprego, relacionamento, salário ”deveria ser assim”. Isto acontece qd a pessoa aprende mais sobre o ideal do que é real. Ouvimos os outros dizerem, palpitando como deveríamos ser, antes de entenderem quem somos. Geralmente os jovens são os mais afetados, pois buscam sempre o ideal, uma vida sem problemas e quando percebe-se que esse ideal não existe, sentem-se desencorajados ao lidar com a concretude da vida.

Outros materiais