Buscar

Resumo AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
É td aquilo que ocorre a CS, Buscando compreender a vdd e a intencionalidade entre o sujeito e o objeto e esta vdd é compreendida de forma particular e única por cada indivíduo, sendo característica da CS a intencionalidade, pois o objeto precisa se reconhecido pela CS p existir.
Perceber o homem como um ser em constante relação com o mundo, com sua cultura, sua história e com os outros ao seu redor; valorizar o homem, acreditando em sua potencialidade e em sua capacidade de construir seu próprio caminho. A relação terapêutica construída com profissionais que abordam essa perspectiva baseia-se em um verdadeiro encontro existencial (EU-TU), valorizando o aqui-agora e respeitando a alteridade de cada cliente.
Objetivo> levar a pessoa a encontrar um sentido em sua vida, sabendo que cada um é capaz de fazer as melhores escolhas para si. 
Papel do terapeuta> ajudar o cliente a ter uma melhor auto compreensão e aceitação de si mesmo, o que o permitirá ressignificar sua vida.
HUMANISMO
O psicoterapeuta tem a função de promover a auto realização, ajudando as pessoas a crescer sua percepção e auto aceitação, trazendo para o paciente o sentimento de crescimento e da realização, fazendo com que o indivíduo assuma imediata responsabilidade pelos próprios sentimentos e ações, em vez de descobrir determinantes ocultos. O presente e o futuro, ao invés do passado; Os pensamentos conscientes ao invés dos inconscientes.
Trazendo ao indivíduo a necessidade de assumir imediata responsabilidade pelos próprios sentimentos e ações, em vez de descobrir determinantes ocultos, proporcionando o crescimento e da realização, em vez da cura de doenças. Focando as auto percepções consciente do cliente em vez das interpretações do terapeuta.
Atitude positiva incondicional => atitude de aceitação e respeito por parte de um observador, independente do que a pessoa diga ou faça. Essa aceitação dá as pessoas a oportunidade de evoluir e crescer cognitiva e emocionalmente, assim como desenvolver autoconceitos mais realistas. O terapeuta escuta, sem julgamento ou interpretação, e se abstém de orientar o cliente para determinadas percepções.
Gestalt
Perls criou a teoria Gestaltista influenciado pela psicanálise de Fred. Ele considerava o organismo como um todo, unificado e não em partes com o funcionamento independente, não havendo divisão entre mente e corpo, sendo os pensamentos e ações feitas da mesma matéria.
Na sua concepção o meio não influencia o indivíduo e vice versa, mas ambos se completam, formando uma relação se reciprocidade. 
Entende-se Gestalt como o objeto de desejo desse indivíduo que se encontra no topo da sua hierarquia de necessidades, e quando essa Gestalt não é satisfeita, esse ciclo não é fechado, permanecendo inacabada, gerando uma não satisfação dessas necessidades. Já quando existe satisfação dessas necessidades, o ser humano buscará outras a serem supridas, pois o indivíduo está aberto e as necessidades de mudanças e crescimento evoluem constantemente.
Sobre sua forma de trabalho, Perls trabalha com o aqui e agora, não importando o que aconteceu no passado, o material recalcado, sendo relevante do como este esta se comportando e não o porque.
Psicoterapia de grupo
É uma terapia coletiva, que tem como base a integração e comunicação dos participantes. Sua função é dar instruções, conselhos e apoio a um grupo de pacientes que apresenta algum problema em comum, tendo um efeito positivo através da troca de experiências e emoções. Pode ser aplicada em grupos envolvendo saúde física ou mental. 
Como funciona: Em geral, este é um método conduzido por psicólogos, terapeutas ou psicoterapeutas que atuam como mediadores e conduzem a sessão de modo a facilitar a interação e as descobertas dentro do grupo. Os participantes compartilham as situações que estão enfrentando, bem como seus problemas, angústias e dúvidas. Os outros integrantes, por sua vez, podem comentar, opinar e sugerir soluções baseadas em suas próprias experiências.
O papel do terapeuta na Psicoterapia de Grupo: promover condições para que os pacientes participem de forma ativa e construtiva, se revelando com aceitação, sem censura ou humilhação da parte dos outros.
TERAPIA SISTÊMICA - CASAL E FAMÍLIA
É uma proposta de trabalho com as pessoas, as relações e o sistema humano, uma vez que o sujeito é sempre referido por um sistema e a matriz de sua identificação é a família.
Objetivo: escutar e acolher o sofrimento psíquico do(s) sujeito(s) ou alguma forma de dificuldade emocional nesses contextos sistêmicos. O procedimento terapêutico pode ser realizado de modo individual, com casais, ou em família. Trata os conflitos interpessoais e o primeiro passo é trazê-los para dentro do consultório e localizá-los entre os membros da família;
LUDOTERAPIA
É o uso de atividades e materiais de recreação na Psicoterapia Infantil. As técnicas da ludoterapia se baseiam na teoria de que tais atividades espelham a vida emocional e as fantasias da criança, permitindo que ela represente seus sentimentos e problemas, pois para a criança, é difícil verbalizar para o terapeuta as suas dificuldades, os seus sentimentos e os seus problemas. Com base na técnica desenvolvida por Klein, a ludoterapia é a terapia adaptada ao atendimento psicológico infantil que utiliza o brincar como uma das formas da criança expressar seus sentimentos, conflitos, frustrações e dificuldades.
Ludoterapia diretiva: “abordagem controlada da ludoterapia em que o terapeuta se envolve ativamente, estruturando as atividades de uma criança pela provisão de materiais lúdicos selecionados e incentivando a criança a usá-los na encenação de situações de faz de conta e expressão de sentimentos.”
Ludoterapia não diretiva: “o terapeuta fornece uma variedade de materiais de jogo e assume um papel amigável, interessado, sem dar sugestões ou interpretações diretas ou envolve a criança em conversas que se focalizam nos sentimentos atuais e situações de vida presentes da criança. A atitude de aceitação do terapeuta encoraja a criança a tentar formas novas e mais adequadas de lidar com problemas.”
Ludoterapia recreacional: “técnica aplicada em crianças com idade pré-escolar e do ensino fundamental, em grupo.”

Outros materiais