Buscar

Mec Solos Peso específico das partículas solidas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé
	
	
	Curso: Engenharia Civil
	Disciplina: Mecânica dos Solos
	Código: CCE0255
	Turma: 3016 
	
	
	Professor (a): Roberto Francisco de Azevedo
	Data de Realização: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Nome do Aluno (a): 
	Nº da matrícula: 
Nome do Experimento: Peso específico das partículas solidas 
Objetivos: Determinar o peso específico dos grãos de solos com o uso do picnômetro.
Introdução:
A densidade real de solos é a relação entre o peso específico das partículas sólidas e o peso de igual volume de água pura a 4° C. Conhecendo-se a densidade do solo, é possível, além de otimizar custos, definir diversas características do mesmo, como por exemplo: drenagem, porosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade, grau de saturação e etc. O peso específico natural do solo é definido numericamente como o peso total do solo (P) dividido pelo seu volume total (V), ou seja:
Y= {\displaystyle \gamma _{n}={\frac {P}{V}}}
O ensaio mais comum para determinação do peso específico natural do solo in situ é o método do cilindro de cravação, que é padronizado no Brasil pela norma ABNT NBR 09813/87. O método consiste basicamente na cravação no solo de um molde cilíndrico de dimensões e peso conhecidos. O volume do solo será igual ao volume interno do cilindro e seu peso igual ao peso total subtraído do peso do cilindro. Outro ensaio muito utilizado, principalmente quando os corpos de prova possuem volumes irregulares, é o método da balança hidrostática que utiliza o Princípio de Arquimedes.
Aparelho utilizado: 
Água destilada
Balança digital 
Solo seco
Picnômetro 
Roteiro do experimento: Pesa-se o picnômetro vazio seco e limpo, coloca-se a amostra no picnômetro e pesa-se, a seguir, coloca água destilada no picnômetro enche-se completamente (ou até traço de referência) o picnômetro e pesa-se anotando todos os dados para realizar o cálculo.
Dados coletados: 
Densidade relativa d`agua: 0,9965 g/cm³
Peso total do solo: 69,10 g
Volume total: 27,30 g
Cálculos: 
Y= → 2,53 g/cm³
		
Vw= 27,30 cm ³
Análise dos resultados: Vimos em laboratório que o solo é um material de grande importância para a engenharia civil. O solo é um material que pode ter vários tipos de comportamentos. Assim é necessário um estudo mais aprofundado de suas características para que possamos dominá-lo de maneira eficiente. A densidade do solo é uma dessas características que devemos ter conhecimento para a utilização do solo na engenharia civil. Portanto, podemos concluir que, a partir deste ensaio, quanto mais alta for a densidade do solo, maior será sua compactação e a estrutura degrada, menor sua porosidade total.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais