Buscar

Cromo introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cromo
O cromo é um mineral-traço amplamente distribuído no solo, em geral na forma cromito. Um mineral essencial ao homem, mas em alguns casos pode ser tóxico, isto depende da forma como é encontrado ele existe em diversas formas, das quais a trivalente e a hexavalente são as mais comuns. A forma hexavalente é reconhecida como tóxica em virtude do seu alto poder oxidante podendo causar irritação local e até mesmo corrosão. Quando inalada, torna-se carcinogênica e pode provocar peroxidação lipídica, danos no DNA e morte celular. Ainda acredita-se que o cromo hexavalente pode causar aumento do estresse oxidativo em muitos tipos de células. A forma trivalente é mais estável, encontrada nas plantas geralmente ligada a complexos orgânicos, provavelmente como forma de reserva destas. Uma carência deste mineral leva a sintomas referentes ao da diabetes e das doenças cardiovasculares. Alem disso o cromo trivalente parece ter participação na inibição do estresse oxidativo e na secreção de citocinas inflamatórios.
 Função
A função primordial do mineral cromo é trabalhar auxiliando a insulina, que foi primeiramente documentada em 1977, quando uma paciente que recebia nutrição parenteral total desenvolveu sintomas similares ao diabetes resistente a insulina. Quando foi adicionado á solução parenteral uma dose de, cloreto de cromo, os sintomas da diabetes foram aliviados. Estudos verificam uma associação de diabetes tipo 2 e níveis baixos de cromo nos cabelos e unhas. Amplo número de estudos vem tendo resultados positivos do cromo nos níveis de glicose, insulina e lipídios, tanto em humanos quanto em animais, portanto ainda são questionáveis os benefícios da suplementação.
Alem disso, o cromo é capaz de auxiliar na perda de peso, isso ocorre por que ajuda a inibir o desejo exagerado por doces e atua no controle do apetite. O cromo faz com que o carboidrato seja reaproveitado como fonte de energia, confirma nutrologa Tamara Mazaracki.
Á evidências de que o cromo tem um papel muito importante na redução do risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares reduzindo o número de placas de gordura nas artérias e níveis de colesterol.

Outros materiais