Buscar

PASSEI DIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608145656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um estudo caso-controle foi conduzido para investigar a possível relação entre escolaridade da mãe e ocorrência de infecção pulmonar em crianças menores de 1 anos. Para isto 400 crianças sem infecção pulmonar foram comparadas com 600 crianças com infecção pulmonar. Ao investigar a escolaridade materna, 180 das mães com filhos com infecção pulmonar e 170 das mães com filhos sem infecção pulmonar relataram baixa escolaridade. Calcule o risco relativo e interprete o resultado
		
	
	1,5
	 
	0,8
	
	1,0
	
	1,2
	
	0,85
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608145651)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando um novo tratamento que previne a morte por determinada doença, mas não a cura, é desenvolvido, o que deverá acontecer:
		
	
	Incidência e prevalência não serão alteradas
	
	A prevalência da doença diminuirá
	
	A incidência da doença diminuirá
	
	A incidência da doença aumentará
	 
	A prevalência da doença aumentará
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608145661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se uma doença afeta simultaneamente pessoas de vários países, pertencentes a mais de um continente, atingindo essas comunidades em número claramente excessivo se comparado ao normal esperado, temos então uma:
		
	
	Endemia.
	 
	Pandemia.
	
	Surto.
	
	Epidemia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609067604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos tipos de estudos metodológicos da pesquisa em saúde, assinale a opção correta.
		
	 
	No ensaio clínico randomizado, os participantes são alocados aleatoriamente em grupos denominados grupos de estudo (experimental) e de controle, sendo os primeiros submetidos a determinada intervenção, e os segundos, não.
	
	No estudo de coorte, realiza-se a investigação para determinar a prevalência, a fim de se examinar a relação entre eventos em um determinado momento, coletando-se simultaneamente os dados sobre causa e efeito.
	
	No estudo caso-controle ​ou estudo de grupos, de agregados, estatísticos ou comunitários​, a pesquisa é realizada por meio de estatísticas, sendo a unidade de observação e análise constituída de grupos de indivíduos, e não, de indivíduos isolados.
	
	No estudo ecológico, parte-se do efeito, em busca das causas, comparando-se, em relação à exposição prévia, grupos de indivíduos com e sem determinado agravo à saúde, de modo que possa ser testada a hipótese de a exposição a determinados fatores de risco ser causa contribuinte da doença.
	
	No estudo transversal, parte-se da causa, em busca dos efeitos, identificando-se um grupo de pessoas e coletando-se a informação pertinente sobre a exposição de interesse, de modo que o grupo possa ser acompanhado; em seguida, verificam-se os indivíduos que desenvolveram e os que não desenvolveram a doença em foco e a relação dessa exposição prévia com a ocorrência da doença.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609067600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um pesquisador está tentando determinar os fatores de risco para a bulimia. A amostra selecionada foram 50.000 adolescentes, acompanhados ao longo de 5 anos para ver quais desenvolveriam a doença. Qual tipo de estudo é esse?
		
	 
	Estudo de coorte
	
	Meta-análise
	
	Estudo de caso-controle
	
	Estudo de caso
	
	Ensaio clínico

Outros materiais