Buscar

Questões discursivas PARA AV2 DE HISTÓRIA DO BRASIL

Prévia do material em texto

Questões discursivas:
 1 — Explique por que nem todas as leis de “As Ordenações” eram de fácil aplicação no Brasil. 
R: As ordenações abrangiam juridicamente não só a sede do império português, mas, também suas colônias, incluindo o Brasil, mas, nem todas as leis eram de fácil aplicação no brasil, por causa das peculiaridades culturais locais ou mesmo em decorrência da falta de condições objetivas de sua aplicação, tendo em conta as diferenças territoriais, políticas, sociais e econômicas entre Portugal e o Brasil.
 
2 — Identifique as diferenças mais marcantes entre a economia da agromanufatura açucareira e àquela da mineração.
R: A sociedade mineira ea sociedade açucareira eram semelhantes na exploração do trabalho escravo. Muito embora também tenha sido importante a mão de obra livre na atividade da mineração, foram os escravos que durante todo o período colonial sustentaram o desenvolvimento da nossa economia.
Ao senhores de engenho e agricultores, unidos pelo interesse e pela dependência em relação ao mercado internacional, formaram o setor açucareiro. Os interesses comuns, porém, não asseguravam a ausência de conflitos no relacionamento. Os senhores de engenho consideravam os agricultores seus subalternos, que lhes deviam não só cana- de- açúcar, mas também respeito e lealdade.
A agramanufatura açucareira se distingue da mineração por se esta uma atividade extrativista que tendeu a se esgotar com o esgotamento dos veios auríferos, distintos da atividade do plantio que se renova a cada safra. A decadência da mineração se deveu aos esgotamentos da reservas, a decadência da agricultura do açúcar se deveu ao fim do monopólio por conta da produção do açúcar pelos holandeses, nas Antilhas.
3- Qual a principal motivação que culminou na atitude do Imperador D. Pedro I, na qualidade de defensor perpétuo do brasil, na dissolução da Assembleia constituinte de 1823, cujo propósito da mesma seria o de deliberar sobre o perfil institucional do Estado Brasileiro, ora independente em 1822?
R: A partir do momento que D. Pedro se convenceu de que a Independência do Brasil era fato irreversível, ainda como príncipe regente, fez uma convocação para uma Assembleia Constituinte, Essa assembleia não se solidificou de imediato, sendo que a sua prática só começou depois de proclamada a Independência. O objetivo maior da assembleia era elaborar uma constituição para o novo Estado soberano. A partir dessa ideia ficou estabelecido que só teria direito ao voto quem possuísse uma renda anual equivalente a 150 alqueires de farinha de mandioca. A Constituição da Mandioca, como ficou conhecida, demostrou o poder e o interesse da elite agrária, através do voto censitário, com base na quantidade de terra e na quantidade de mandioca plantada. Outra característica do projeto foi a manutenção do trabalho escravo e a atribuição dada ao governo de zelar pela mão de obra escravista A divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário constou no projeto da constituição, que determinou o predomínio do poder legislativo sobre o executivo. Isso contrariou profundamente as pretensões absolutistas e centralizadoras de D. Pedro I, Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia. Dessa forma, podemos observar que a primeira constituição brasileira não nasceu de uma Assembleia Constituinte e sim dos interesses pessoais de um rei. O início da vida política do Brasil como Nação independente foi tortuoso.
4- Pela ordem constituinte de 1824,como se dava a atuação do poder moderador sobre o poder judicial e o poder Legislativo?
R: O Poder Moderador era um dos poderes que constituíam as instituições do Império Brasileiro No Brasil, o Império foi construído como forma de harmonizar as tradições políticas conservadora e liberal, então vigentes nas tradições monárquicas de origem europeia após a queda do Império Napoleônico O Poder Moderador coexistiacom os poderes legislativo, judiciárioe executivo, formando, assim, um quarto poder. O exercício desse poder era conferido apenas ao imperador, que tinha o objetivo de “vigiar a Constituição” e “harmonizar” os outros poderes, como pode ser visto na definição que a Constituição Imperial de 1824 O Poder Moderador é a chave de toda a organização política e é delegado privativamente ao imperador, como chefe supremo da nação e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais poderes políticos. O Poder Moderador não era considerado, segundo seus ideólogos, um “poder ativo”, isto é, o imperador não agia efetivamente como um juiz, ou como legislador, ou ainda como ministro de Estado. O Imperador apenas tinha o poder de nomear esses cargos e de supervisioná-los, coordenando-os para que houvesse o equilíbrio institucional no Império. Nomeando os Senadores” (em caráter vitalício); “Nomeando e demitindo livremente os Ministros de Estado”;“Suspendendo Magistrados, nos casos do art. 15”, Perdoando e moderando as penas impostas aos réus condenados por sentença”;  “Concedendo a anistia em caso urgente, e que assim aconselhem a humanidade e o bem do Estado”. O imperador podia também, ocasionalmente e de acordo com a Constituição, tomar medidas mais contundentes, como dissolver a Câmara dos deputados.
5- A divisão e o exercício dos poderes são temas de grande relevo de que deve tratar a constituição de um pais, que ,como já dissemos, é a Lei maior de um sistema juridico.É também comum ouvirmos que um regime é atanto mais democrático quanto maior for o número de pessoas que participam das decisões da cominidade política.A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Margna, como não poderia deixar de ser, enfrentou o tema em alguns momentos, inclusive quando tratou da divisão e exercício do poder em seu texto. Porém,esse é um tema que está sempre em destaque.
Segundo o art.10 da Constituição de 1824, quais os poderes consagrados pela nossa primeira Carta?
R: Poder Legislativo,Execultivo, Judiciario e Moderador.
De acordo com a Carta de 1824, como se apresentava o poder Moderador na estrutura política do Império? Quais eram as atribuições?
R: O Imperador tinha plenos poderes sobre os outros poderes sendo soberano,as assembleias gerais e as câmaras dos Deputados ,eles nomeavam e demitiam livremente os Ministros do Estado.
6- Como podemos notar , a execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar,exibir o corpo nos locais onde os crimes foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do criminoso e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos. 
Sendo assim: O que significa aqui a expressão castigo exemplar? Por que no brasil, atualmente,esse tipo de pena não mais seria passível de ser prevista?
R:Foi um castigo exemplar porque o carater das penas era para serguir de exemplo para todos, por isso as execuções eram públicas , hoje não mais se permite este tipo de castigo com o advento do código penal Brasileiro para punir quem cometer crimes ,existem leis para julgar quem os prática, morte natural para sempre significa que para a alma ficar em paz ,o copo deverá ser enterrado em campo santo se não a alma ficará vagando para sempre,por isso que e uma condenação para sempre, é uma mistura de direito com Religião para que todos temam a morte para sempre.Era uma época jus naturalista,direito mistirao com a moral, época das ordenações filipinas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes