Buscar

Alimentos de origem vegetal 1

Prévia do material em texto

Nutrição Humana
Atividade 1
 Alimentos de origem vegetal, com exceção da soja, não possuem todos os aminoácidos essenciais. No entanto, existem algumas combinações alimentares que complementam os aminoácidos entre si, formando proteínas de alto valor biológico, como é o caso do arroz com feijão (cereal e leguminosa). A soja é a única leguminosa capaz de fornecer sozinha todos os aminoácidos necessários e na justa proporção. Porém, sendo um alimento muito sujeito à modificações genéticas, é bom ter certeza de comer soja orgânica, não OGM.
 A vantagem de adquirir a proteína de origem vegetal em vez da animal é a de satisfazer as necessidades diárias recomendadas sem ingerir gorduras saturadas e colesterol que fazem mal à saúde. Além disso, as proteínas vegetais aumentam a produção de glucagon e ajudam a reduzir os níveis de insulina no sangue e, sendo muito menos ácida do que a proteína animal, provocam uma menor mobilização do cálcio dos ossos quando são eliminadas com a urina.
 É essencial no entanto, variar tanto quanto possível os alimentos, de tal maneira que a reserva dos vários componentes úteis para a formação das proteínas, estejam sempre disponíveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes