Buscar

Conceito de pessoa jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conceito de pessoa jurídica
Quando várias pessoas naturais se reúnem com um objetivo incomum com respaldo da lei, buscando uma finalidade, nós chamamos de pessoa jurídica. O termo pessoa jurídica é utilizado na ciência jurídica para designar uma entidade que pode ser detentora de direitos e obrigações e a qual se atribui personalidade jurídica.
A personalidade jurídica é um importante instituto no direito brasileiro, pois possibilita a regularização de milhares de empresas que passam, através dele, a ser sujeitos de direitos e obrigações, e portanto, protegidas pela legislação, pois se inseriram no âmbito jurídico.
Tipos de pessoas jurídicas 
. De direito público interno: O artigo 41 do código civil brasileiro de 2002 elenca quais são as pessoas jurídicas de direito público interno. Se dividem em entes de administração direta: União, Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios; e entes de administração indireta, como é o caso das autarquias (como o INSS) e das demais entidades de caráter público, criadas por lei, como por exemplo as fundações públicas de direito público.
. De direito público externo: O artigo 42 do código civil brasileiro de 2002, sem equivalência no código civil de 1916, são pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
São exemplos as nações estrangeiras, Santa Sé, e organismos internacionais ( ONU, OEA, União Europeia, Mercosul, Unesco, FAO , etc).
. De direito privado: Conforme o artigo 44 do código civil de 2002, são pessoas jurídicas de direito privado: as associações, as sociedades, as fundações, as organizações religiosas, os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada.
As pessoas jurídicas de direito privado dividem-se em duas categorias: de um lado, as estatais; de outro, as particulares. Para essa classificação interessa a origem dos recursos empregados na constituição da pessoa, posto que são estatais aquelas para cujo capital houve contribuição do Poder Público (sociedades de economia mista, empresas públicas) e particulares as constituídas apenas com recursos particulares. A pessoa jurídica de direito privado particular pode revestir seis formas diferentes:
Fundações, que são as universidades de bens, personalizadas pela ordem jurídica, em consideração a um fim estipulado pelo fundador, sendo este objetivo imutável e seus órgãos servientes, pois todas as resoluções estão delimitadas pelo instituidor. Ela não tem fins econômicos, nem fúteis. Ela deve almejar fins nobres, para proporcionar a adaptação à vida social, a abstenção da cultura, do desenvolvimento intelectual e o respeito de valores espirituais, artísticos, materiais ou científicos. Exemplo : Fundação Roberto Marinho.
Associações, podendo ser elas civis, religiosas, morais, científicas ou literárias e as de utilidade pública. Conjunto de pessoas que colimam fins ou interesses não econômicos, que podem ser alterados, pois seus membros deliberam livremente. Ela não tem fins lucrativos ou intenção de dividir o resultado. Seu objetivo tem fins culturais, educacionais, esportivos, religiosos, morais e etc.
Sociedade privada: o proprietário é uma pessoa natural ou jurídica 
Exemplos : 
Micro empreendedor Individual (MEI): criado em Julho de 2009 para que qualquer pessoa que trabalhe de forma autônoma possa abrir uma empresa sem nenhuma complicação.
Micro Empresa (ME): São empresas que tem faturamento bruto anual menor ou igual a 360 mil, elas podem se enquadrar no Simples Nacional, segundo a Lei complementar 123 de 2006.
Empresa de pequeno porte (EPP): Tecnicamente são empresas com faturamento bruto anual entre 360 mil e 3,6 milhões.
Sociedade Limitada (Ltda): Tipo de associação que estabelece com base no valor investido por cada associado, esse é um dos tipos de empresas predominantes no Brasil e sua base implica no contrato social.
Sociedade Anônima (S.A.): Capital social não se encontra atribuído a um nome específico, mas está dividido em ações. Por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas.

Outros materiais