Buscar

ESSE...Inovações e tecnologias e as transformações sociaiesses

Prévia do material em texto

Inovações e tecnologias e as transformações sociais 
	95 anos de radiodifusão no Brasil
 
Nome: Júlio César da Silva – RU: 1185054
Polo: São João Del Rei
Criado no século XIX pelo o inventor e físico italiano Guglielmo Marcon, o rádio é uma tecnologia utilizado para proporcionar comunicação bidirecional por um canal de transcepção de dados e informação antecipadamente co-dificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial. Os rádios AM (Amplitude Modulada) e FM (Frequencia Modulada) são as mais ouvidas. 
Figura1: Frequencias sonoras
No Brasil, o radio surgiu oficialmente em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala  do Presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Aquele mesmo discurso foi ouvido em São 
Paulo, Petrópolis e Niterói, graças a instalação de uma potente “estação transmissora” (torres, transmissor, etc.) no alto do Corcovado, a SPC, contando com o auxílio de 80 “aparelhos receptores” (que foram trazidos pelos americanos) distribuídos nas cidades já mencionadas, sendo muitos deles instalados nas vias públicas da capital paulista, no centro de Petrópolis e nas principais avenidas de Niterói. (TAVARES, 1999,p.47).
Através do radio o ouvinte tem uma proximidade com o universo imaginário desenvolvendo o ato de ouvir e assimilar dados, também é multidimencional oferecendo a oportunidade para o ouvinte decidir o conteúdo que quer ouvir com cobertura de logo alcance. O rádio prende a atenção do ouvinte tendo um tom amigável tornando o diálogo de grande proporção numa comunicação única entre o locutor e o ouvinte.
 
Figura 2: Modelo de Radio de 1922
Depois de ter tomado o poder nacional em 1930, os revolucionários regulamentaram a radiodifusão no Brasil através dos decretos 20.047 de 27/05/1931, e 21.111 de 01/03/1932. De acordo com Jambeiro, (2002. P. 69) Estes decretos declaravam que “o espectro eletromagnético era um privilégio do Estado, que poderia utilizá-lo diretamente para o bem público. Dizia também que o poder executivo poderia fazer concessões de canais, por tempo determinado, para companhias privadas”.
O rádio promove e fomenta as atividades educativas, culturais, artísticas e informativas, responde com rapidez às necessidades da sociedade, mobilizando a população e valorizando a cidadania, é admirado e reconhecido por informar com isenção, honestidade e clareza, é também o veículo de comunicação mais próximo do cidadão voluntariamente divulga campanhas de políticas sociais, de saúde pública, educação ambiental, segurança e transito, gera desenvolvimento e propaga dando resultados positivos a milhares de pequenas e médias empresas e indústrias brasileiras. 
Figura 3: Radio na década de 80 
Hoje, fruto dos avanços tecnológicos, tem-se a webrádio: com o novo modelo, é possível ouvir na internet emissoras do mundo inteiro, em qualquer lugar do planeta, no momento em que o internauta desejar. Durante a navegação, lê-se, assiste-se a vídeos, escreve-se e ouve-se rádio (CUNHA, 2006, p. 9).
O advento da internet trouxe mudanças significativas para o rádio tradicional, pois, a qualidade das conexões dos servidores propuseram novas possibilidades, o rádio na internet. “O ouvinte on-line possui acesso a toda a programação da rádio em tempo real através de um link, o rádio exige apenas um dos sentidos humanos, a audição, o que permite sua presença ao lado do homem em qualquer circunstância”(CARVALHO, 1998, p.23). 
Figura 4: Webradio, conexão direta com a internet
Em Belo Horizonte, precisamente em 1996, a rádio Itatiaia iniciou a transmissão de sua programação em tempo real via web, tornando-se a primeira emissora do país a disponibilizar seu conteúdo radiofônico na rede. Em 2006, o número de acessos no portal da rádio aumentou consideralmente no primeiro semestre, os internautas que navegam na programação da rádio são de todos os estados brasileiros e de diversos locais do mundo. [...]“rádio na internet” é aplicado áquelas emissoras que apenas trasmitem sua programação da rede. Ou seja, utilizam a web apenas como extensão de seu cotidiano. Assim, o internauta apenas houve a rádio, sem interferir em sua programação” (CUNHA, 2006, p. 40). 
É importante diferenciar o conceito de webrádio de rádio na internet, pois o primeiro é conhecido como rádio livre, termo que designa a liberdade do ouvinte internauta a definir músicas, entrevistas e programas que irá acompanhar e no horário que propuser. Dessa forma, se o “ouvinte está cansado da mesmice da rádio convencional. O internauta pode ao mesmo tempo surfar pela internet e ouvir uma rádio na web”. (PRADO, 2005, p. 7).
Seja AM, FM ou via internet o radio ainda é um dos veículos de comunicação mais usado no mundo todo, levando de uma forma universal informações e entretenimento. 
Figura 5: Estúdio de Radio 
Referencias: 
http://historia-da-comunicacao.blogspot.com.br/2012/03/o-surgimento-do-radio.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es)
http://www.omegasistemas.com.br/Noticia?id=54&item=Principais-caracteristicas-do-meio-radio
http://www.abert.org.br/web/index.php/quemsomos/historia-do-radio-no-brasil

Continue navegando