Buscar

RELATÓRIO ENSINO FUNDAMENTAL Natália

Prévia do material em texto

11
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NATÁLIA EUGÊNIA DA SILVA – RU:969104
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO JOÃO DEL-REI
2017
NATÁLIA EUGÊNIA DA SILVA - RU: 969104
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia a distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor local: Maria Perpétua Giarola
Centro associado: São João del-Rei – MG 
SÃO JOÃO DEL-REI
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2 A ESCOLA ESTAGIADA ......................................................................................5
2.1 INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA.........................................................................5
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.............................................5
3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO............7
4 PLANO DE ESTÁGIO..............................................................................................9
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
ANEXOS....................................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
	O estágio é muito importante para a formação acadêmica, pois é o momento em que o estudante tem o primeiro contato com o mercado de trabalho, permitindo ao estagiário vivenciar o que foi estudado nos livros e observar que a realidade teórica dos livros é bem diferente da vivida no ambiente de trabalho. 
 	O estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender,ele viabiliza a conciliação dos fundamentos filosóficos e teóricos com a prática pedagógica. Não se pretende através dele investigar fórmulas prontas de práticas educativas, mas sim levantar questionamentos sobre o que é necessário para que se crie um ambiente educacional favorável. O estágio desta forma funciona como uma ferramenta de pesquisa para a construção do conhecimento.
Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é:
Eixo central na formação de professores,pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia [...] é atividade teórica de conhecimento,fundamentação,dialogo e intervenção na realidade
O estágio foi realizado no período de seis horas de orientação das atividades em teleaula, onze horas para localização da instituição e verificação de informações sobre a mesma, de estágio na Escola Municipal Marília de Dirceu do município de Tiradentes-MG, onze horas para estudo individual para elaboração do plano de estágio e planejamento de atividades, trinta horas de visita à instituição para observação participativa das aulas (atividades práticas), uma hora de rádio web, dez horas para atividades supervisionadas (leituras e discussões) e finalizando com onze horas para elaboração deste relatório, totalizando oitenta horas. 
As atividades práticas realizadas na escola foram previamente discutidas e autorizadas pela direção e orientação pedagógica da instituição de ensino. O relatório foi elaborado de acordo com as discussões realizadas com os profissionais da escola, sua construção proporciona a fixação dos conteúdos trabalhados e fundamenta a teoria através das atividades práticas realizadas no estágio. 
O estágio é também uma forma de construção coletiva do conhecimento, já que proporciona momentos valiosos de discussão entre os atores envolvidos no processo (professores, orientadores educacionais e alunos estagiários). É no estágio que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua profissão. Durante esse período de estágio foram feitas várias observações, anotações, participação das atividades em sala, interação com as crianças e a comunidade escolar, as conclusões serão apresentadas neste relatório através dos seguintes tópicos: Introdução, identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da escola, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, caracterização dos espaços estagiados, caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada, caracterização da turma estagiada, perfil do professor observado durante o estágio supervisionado, descrição das aulas assistidas, considerações finais e referências bibliográficas.
2A ESCOLA ESTAGIADA 
2.1 INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA
O Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Marília de Dirceu, que está situada na Praça Cívica Largo do Sol, Centro s/nº, CEP: 36.325-000, na cidade de Tiradentes- MG.
O telefone de contato com a escola é (32) 3355-1808.
        A instituição oferece atendimento nos níveis: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, nos turnos matutino de 07:00 h às 11:20 h e vespertino de 12:30 h às 16:50 h.
A escola atende aproximadamente 230 alunos.
O estágio foi realizado no período de 09 a 27 de junho de 2017, sendo observadas as ações na turma do terceiro ano do Ensino Fundamental.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal Marília de Dirceu entende que a sua função é criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para compreender a realidade,as relações sociais, políticas,culturais com o propósito de agir na sociedade com a função de socializar. Ela oferta uma educação de qualidade que capacita seus alunos para o convívio social, para a progressão nos estudos, para atitudes éticas frente toda forma de vida no planeta, para o respeito às diferenças individuais e a diversidade étnica, cultural e religiosa. 
Na concepção de Educação, a Escola Municipal Marília de Dirceu visa permitir a construção da cidadania, incluindo o exercício da solidariedade, de respeito às diferenças e às diversidades, de respeito ao ambiente e proteção à natureza. A escola possibilita a vivência de bens culturais e sociais,experimentando situações em que possa dialogar de maneira competente com a comunidade escolar,aprendendo respeitar e a ser respeitado,a ouvir e ser ouvido,a reivindicar direitos e cumprir obrigações.
A dimensão ética do trabalho implica compromissos que apontem para o bem comum e para o compromisso com o outro, e com o desenvolvimento de sua autonomia existencial, de sua liberdade e felicidade.
A Educação Infantil concebida de maneira responsável e comprometida significa proporcionar a ampliação das potencialidades, o desenvolvimento do espírito crítico, permitindo a intervenção e transformação da realidade em que as crianças estão inseridas.
Nessa etapa do desenvolvimento da criança, a atuação do professor sobre a personalidade dela, em alguns casos, mais importante do que as atividades curriculares, visto desta maneira, o professor é a ponte mais importante da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois, junto com os pais, os professores são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças. Por isso, o professor deverá estar consciente deste papel e da sua importância,deverá entender que sua tarefa não é apenas inserir na cabeça das crianças um número crescente de ensinamentos e sim, antes de tudo, exercercerta influência sobre a personalidade, como um todo.
A escola, por seu lado, tem a função de formar cidadãos responsáveis e conscientes nos dias de hoje, promover a igualdade e combater toda e qualquer forma de preconceito e valorizar as vivências do cotidiano dos alunos.
3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
A escola estagiada se encontra na cidade de Tiradentes/MG, as observações aconteceram entre os dias 09/06/2017 a 27/06/2017.O estágio foi realizado com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, onde a estagiária foi muito bem recebida pela turma, pela professora e todos os funcionários dessa escola. 
A instituição está em boas condições quanto a sua estrutura, é muito limpa e tem uma boa iluminação, possui sete salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informática, uma secretaria, cinco banheiros de alunos e um de professor, uma cozinha e uma quadra. Os muros da escola foram pintados recentemente com imagens adequadas para essa fase de ensino.
Todos os profissionais que atuam na escola são capacitados com pós- graduação e a maioria já estão na escola a um bom tempo. 
       As professoras trabalham por amor, gostam muito da sua profissão, são ótimas profissionais, além de ter uma vasta experiência na área educacional e na sua formação continuada, estão sempre em busca de cursos para aprimorar seus conhecimentos, para cada dia mais poder inovar na profissão, afinal a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas e tornar as crianças cidadãos capazes de enfrentar o mundo e sempre quererem aprender cada vez mais, para viver um mundo melhor.
A sala é composta por 19 alunos, sendo 10 meninas e 9 meninos. É uma sala ampla e arejada, onde todos os alunos possuem mesa e cadeira individuais, a professora tem uma mesa maior, que fica ao lado do quadro. Na parede em cima do quadro tem o alfabeto, em uma das paredes do lado tem atividades dos alunos, possui um armário no lado oposto da mesa da professora, onde ficam guardados os livros didáticos, caderno de artes e matérias para serem usados durante as aulas.
Possui sete níveis de alunos dentro de uma só sala de aula  e não possui um professor apoio para auxiliar a professora regente, o que dificulta muito a sua situação, pois tem crianças que ainda nem sequer sabem ler. Os alunos são muito interessados, apesar de se distraírem por qualquer coisa, principalmente por brincadeiras paralelas na hora da aula, mas a professora, muito atenciosa, chama pelo nome e eles já voltam a se concentrar. As crianças são bem comunicativas umas com as outras e também muito unidas, às vezes tem discussões, mais logo depois já está tudo bem.
      	Na sala estagiada tem cinco alunos com dificuldades e que até hoje não sabem ler e precisam de ajuda para realizarem exercícios e provas. Os alunos gostam muito da professora, tem boa comunicação e a respeitam muito.
É uma turma de alunos de classe média e seus pais estão sempre presentes nas atividades escolares.
A professora da turma estagiada é formada em magistério, pedagogia e está concluindo pós-graduação em inspeção, direção e supervisão. Ela tem dezenove anos de profissão e atua nessa escola há dez anos, é uma boa professora, muito experiente e mostra muito interesse na aprendizagem dos alunos, ela tem o compromisso com sua profissão de estar passando para as crianças o meio de ensinar com mais facilidade para que as crianças aprendam sem ficar confusas. 
A professora dá suas aulas de acordo com seu planejamento, feito baseado naquilo que é repassado pra ela pela coordenação, auxiliando-se também pelos livros didáticos e atendendo as demandase necessidades da turma e objetivos a serem alcançados com os alunos, dando prioridade ao que importa, utilizando materiais e recursos disponíveis na escola.
Ela é uma mediadora e articuladora do conhecimento e provoca que o aluno aprenda a partir de seus próprios conhecimentos e convida as crianças a perceber a realidade como objeto de estudo.
4 PLANO DE ESTÁGIO
1)IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Natália Eugênia da Silva
Escola: Escola Municipal Marília de Dirceu
Disciplina: Matemática
Professora regente: Rosana
Turma: 3º ano Ensino Fundamental I
2) CONTEÚDO
Números e operações (Adição, subtração, multiplicação e divisão)
3) OBJETIVOS
Promover a interpretação correta de problemas matemáticos;
Resolver problemas e operações utilizando aparelhos digitais e eletrônicos (calculadora, tablet, celular ou outro aparelho digital disponível).
4) SÍNTESE DO ASSUNTO
A Matemática é item importante e fundamental na vida de todo ser humano, todas as pessoas deveriam aprender pelo menos os cálculos simples do cotidiano, assim não seriam facilmente enganados por pessoas que se consideram espertas, as aulas de hoje estão voltadas para a realidade e cotidiano dos alunos, pensando neste fato, o tema aqui proposto além de querer auxiliar os alunos a realizarem os cálculos, serve para observar os mesmos utilizando a tecnologia para aprender, ao invés de utilizar a mesma apenas para entretenimento.
Os problemas matemáticos provocam diversas dúvidas entre os alunos. A questão fundamental é relacionar as informações fornecidas com os símbolos matemáticos, adequados para a solução dos problemas. O aluno precisa entender a situação, identificar a operação ou as operações mais adequadas para a resolução, e isso depende de uma leitura segura e de interpretação, está última costuma ser mais difícil, já que os alunos costumam apresentar muita dificuldade para interpretar um problema.
5)DESENVOLVIMENTO DA AULA
Para realização desta aula, primeiramente é necessário no dia anterior mandar um recado para casa que as crianças levem para escola no dia seguinte algum aparelho eletrônico ou digital onde poderão ser realizados os cálculos.
	Os problemas a serem solucionados devem ser expostos no quadro para os alunos, deve ser entregue para eles uma folha com os problemas, contendo espaço para notar as respostas, cada um deve utilizar seu aparelho para resolução dos mesmos, para ter maior interação entre as crianças, os mesmos devem fazer alguns dos cálculos sozinhos e outros cálculos em dupla ou pequenos grupos, os alunos devem registrar em uma folha os resultados obtidos e os cálculos realizados.
	Os problemas devem estimular as crianças a descobrirem diversas operações que podem ser utilizadas em um mesmo problema e possibilitar que diferentes cálculos permitam encontrar a resposta correta do que foi proposto.
	Após todos terem realizado a atividade, a mesma deve ser corrigida e a professora deve dar um retorno aos alunos e também aos pais, por se tratar de uma aula diferente que utiliza como um de seus recursos o uso da tecnologia, que faz parte do cotidiano de praticamente todas as pessoas.
6) RECURSOS
Aparelhos eletrônicos e digitais, quadro, folha, lápis, borracha.
7) AVALIAÇÃO
resolver problemas e realizar os cálculos, como foi o manuseio com os aparelhos tecnológicos, e se usaram as operações de maneira correta.
5CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Realizar estágio é uma forma de concretizar aquilo que é transmitido através dos livros e vídeo aulas, desta forma é possível aprofundar e ampliar o conhecimento.
Esse relatório de estágio ensino fundamental possibilitou refletir sobre o que é ser professora no Ensino Fundamental e em uma escola pública, que apesar de não ter tantos recursos, através da criatividade e amor ao que se faz é possível promover uma educação de qualidade, foi possível observar que ser professora é estar sempre inovando, buscando algo de novo para ensinar para os alunos, a fim 
de querer que tenham um futuro melhor. 
Essa vivência contribuiu bastante para a formação profissional da aluna, pois a prática permitiu ver de perto que existem muitosobstáculos para se trabalhar em sala de aula, mas que através de um bom planejamento e com a prática é possível lidar com as diferentes situações que podem vir a ocorrer, é também necessário lembrar-se do apoio obtido com a coordenação e direção da escola, baseando-se também no currículo escolar e na boa interação entre as partes da comunidade escolar, o sucesso é consequência da união entre todos os envolvidos na educação. 
A abertura para o diálogo favorece o aprendizado, na medida em que tem uma construção conjunta do conhecimento, um caminho de várias vias.
     	Mesmo com os aspectos a serem melhorados, a escola permanece como o grande espaço de convívio, partilha e a construção do processo ensino-aprendizagem, ela continua sendo o lugar propício e amplo para se construir ações comprometidas com a qualidade de vida dos educadores e educandos e pautadas nos valores éticos e morais da sociedade.
      	Durante o estágio foi possível observar e analisar o conteúdo das disciplinas, relação professor-aluno, recursos, metodologias e técnicas de ensino, comportamento e características dos alunos, aspectos gerais e de organização do curso, entre outros, e perceber que essa profissão é para quem gosta mesmo e que realmente fez a escolha certa.
	
REFERÊNCIAS
MUNDO EDUCAÇÃO. Resolução de Problemas Matemáticos. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/resolucao-problemas-matematicos.htm> Acesso em: 27 de julho de 2017. 
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
TIRADENTES, PPP Escola Municipal Marília de Dirceu, 2016. 
ANEXOS

Outros materiais

Perguntas Recentes