Buscar

Plano de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Julio Cesar da Silva
RU: 1185054
POLO: São João del-Rei
	Disciplina: Artes - música
	Série/ano: 5º ano fundamental I
	Duração da aula: 50 minutos
	
	Conteúdo
	Objetivos
	Estratégia
	Recursos
	Avaliação
	
Conhecimento e expressão musical
	- conhecer as notas musicais.
 - decifrar as figuras musicais e seus valores.
- Solfejar dentro do compasso 4/4 
.
	A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. 
- O professor deverá fazer no quadro um pentagrama e nele esboçar uma figura representativa em cada linha e nos espaço entre as linhas, pois, cada linha e cada espaço representam uma nota musical assim dando inicio a uma escala de Mi a Fá. 
- Após o conhecimento das notas o professor deverá inserir as figuras e seus valores, sendo sete figuras e cada uma com seu respectivo valor que colocada no pentagrama de forma ordenada obedecendo ao tempo do compasso cria-se a musica.
- O solfejo o professor deverá desenhar uma cruz no quadro onde cada extremidade valerá 1 tempo, o primeiro tempo embaixo, segundo tempo pra esquerda, terceiro tempo pra direita e o quarto tempo em cima, o professor solfejará a altura da nota conforme o valor do tempo dentro de cada compasso.
	O professor deverá criar um grupo através de um aplicativo (whatsapp) onde ele enviara as lições aos alunos, depois usando outro aplicativo chamado metrônomo afinador (relógio que medi o tempo, o andamento e confere a afinação musical) o aluno terá que reconhecer as figuras e seus valores para solfejar dentro do tempo e manter a afinação respeitando a dinâmica da musica. 
	A avaliação se dividirá em duas etapas, prova teórica e prova prática.
- Prova teórica: o aluno terá que identificar todas as notas, figuras com seus respectivos valores e suas dinâmicas expostas no pentagrama.
- Prova prática: o aluno deverá executar uma musica de livre escolha respeitando a altura de cada nota na sua figura representativa dentro do tempo de cada compasso.
	http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm

Outros materiais