Buscar

Relato de Experiência (2)

Prévia do material em texto

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Júlio César da Silva 
RU: 1185054
Educação a Distancia e a Tecnologia: Trajetória acadêmica
 Analisando os fatos e fazendo pesquisas sobre a educação a distancia é nítida a evolução dessa modalidade, e esse processo evolutivo vem mudando o conceito sobre a educação no Brasil oportunizando pessoas a concluir um curso superior e ter uma melhor qualificação para o mercado de trabalho 
 Os primeiros anos de minha alfabetização foram numa escola rural, não havia nenhum tipo de tecnologia e o projeto político pedagógico ultrapassado. Percebendo minha defasagem meus pais se mudaram onde me matricularam em uma escola mais estruturada, comecei a ter um ensino de melhor qualidade, tive que me esforçar muito para conseguir acompanhar o ritmo da nova etapa escolar. Comecei a estudar aos 7 anos e formei o ensino fundamental aos 15 anos, o ensino médio conclui os dois primeiros anos na escola presencial e o último ano depois de 09 anos afastado conclui no supletivo a distancia (CESEC). Devido ao fato da experiência obtida na última etapa do ensino médio ter sido a distancia, comecei a pesquisar sobre a possibilidade de fazer um curso superior também nessa modalidade e vi que a EAD a cada dia vem ganhado mais espaço nessa modalidade. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distancia hoje são mais de 300 instituições no Brasil, tendo um aumento considerável nos últimos anos, este aumento aconteceu através da evolução tecnológica, pela a autonomia do aluno poder definir o melhor horário e local para estudar e também pelo o fato de poder acompanhar dentro do seu tempo a aprendizagem. Analisando esses fatores concluí que seria muito viável fazer um curso superior na EAD. A cada vez mais a tecnologia vem avançando de uma forma bastante expressiva trazendo grandes avanços em todos os âmbitos. O uso da tecnologia na educação segue esse conceito facilitando as pesquisas de forma a enriquecer o conhecimento, trabalhando de uma forma mais dinâmica na interação entre professores e alunos e aumentando o estimulo dos alunos em relação aos estudos para que se tenha resultados satisfatórios prezando pela excelência. Na modalidade de educação a distancia (EAD) não podia ser diferente, hoje contamos com recursos tecnológicos tais como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Vídeo aulas, Radio web, chats, fórum, biblioteca virtual, UNICO, podcast dentre outros. Segundo Almeida, (2003. P. 337)
Dois programas geridos por órgãos do Ministério da Educação realizam projetos voltados à formação de educadores: No momento, os programas ProInfo e TVEscola, ambos da Secretaria de Educação a Distância do MEC, aproximam e realizam projetos que integram diferentes tecnologias Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013 na formação de educadores, na prática pedagógica e na gestão escolar, apontando uma tendência promissora de convergência entre as mídias, que deverá influir fortemente na disseminação da EAD nos próximos anos.
 Concluir um curso na modalidade EAD não é fácil, o aluno tem que ter persistência, disciplina, organização, motivação, iniciativa e um bom conhecimento da tecnologia, pois se o aluno não desenvolver essas habilidades não conseguirá chegar ao final do curso. Tendo em vista a experiência ao longo do tempo adquirida na EAD através de portfólios, TCC, provas, apresentações de trabalhos e principalmente nos estágios. Tenho a expectativa de está bem qualificado para ingressar no mercado de trabalho já o que o mesmo é exigente na hora da seleção de profissionais.
 Dessa forma, a EAD vem cada dia mais formando profissionais responsáveis com competência e um farto conhecimento aumentando a qualidade dos mesmos no mercado de trabalho. 
 
REFERENCIAS:
file:///D:/User/Desktop/FACULDADE%20PEDAGOGIA/Portfolio%20-%2013/1765-3338-1-PB.pdf
http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_5/raul.pdf

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes