Buscar

Relatório 5 OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: Extração de amido de batata e caracterização do mesmo em infravermelho
Utilizou-se como um agente para precipitar amido, o etanol. Como esta substância consegue favorecer a precipitação do carboidrato.
R: O etanol possui uma extremidade polar pela presença de uma Hidroxila (-OH). Quando ele é adicionado juntamente a agua e ao amido, os hidrogênios das moléculas da água são atraídos para moléculas do etanol que rompe ligações entre o amido e a agua e realiza ligações de hidrogênio, ocorrendo a desidratação do amido e sua precipitação.
Costuma-se também utilizar como agente precipitador um sal, mais comumente o sulfato de amônio. Como se dá o mecanismo de ação destas substâncias salinas para favorecer a precipitação?
R: O sulfato de amônio é um sal muito solúvel que aumenta a força iônica desidratando o amido e ocorrendo a precipitação. O que acontece é que os dipolos permanentes das moléculas de agua nas ligações de hidrogênio tem o hidrogênio como polo positivo e o sulfato de amônio tem o nitrogênio como polo negativo, como o nitrogênio é muito eletronegativo ocorre uma atração mais forte com os elétrons da ligação dupla e ficam com carga parcial negativa.
A água fervente é utilizada para ressuspender o amido. Com qual finalidade esta água é adicionada aquecida à amostra?
R: Para que ocorra liberação dos amiloplastos das células da batata e liberação do amido em uma maior concentração. Com a agua quente esses amiloplastos rompem liberando a amilose e amilopectina no meio permitindo melhor caracterização dessa molécula.
Quais proteínas seriam interessantes de se acoplar à uma resina a ser utilizada para purificação de carboidratos de uma amostra por cromatografia de afinidade? Justifique.
R: A cromatografia de afinidade com coluna de lectina imobilizada é usualmente utilizada para o fracionamento dos oligossacarídeos e glicopeptídeos. Pode-se fracionar ligações N – glicosídicas ou O- glicosídicas.
As lectinas reconhecem um ou mais monossacarídeos específicos com ligações especificas com outros açúcares. Suas interações proteína-carboidrato incluem múltiplas ligações de hidrogênio e o empacotamento das porções de açúcares hidrofóbicos contra cadeias laterais aromáticas. Um exemplo utilizado para essa metodologia é a concavalina A da qual se liga especificamente em resíduos de alfa-D-glicose e alfa-D-manose.
Caso fosse necessário se provar que uma amostra contém amido, utilizando a espectroscopia de infravermelho, quais as etapas experimentais que deveriam ser realizadas a partir do extrato bruto?
1ª Etapa: Extração aquosa do amido 
Pegar o extrato bruto seco e solubilizar em 100 ml de agua destilada.
Pegar uma alíquota de 5 ml da amostra e adicionar 5 ml de etanol ou sulfato de amônio. Aguardar 20 minutos e observar uma precipitação. 
Descartar o sobrenadante, mantendo somente o precipitado.
Adicionar agua destilada quente (fervente) ao precipitado e agitar a solução para liberar o amido dos amiloplastos.
2ª Etapa: Caracterização em espectroscopia de infravermelho
Fazer a dialise da extração e posterior liofilização.
Adicionar 1: 7 de KBr em pó e macerar no grau até obter-se uma mistura homogênea e apresenta-se clara.
Preparar as pastilhas com a prensa hidráulica.
Calibrar o aparelho com uma pastilha de KBr (Branco)
Fazer a leitura no espectro infravermelho. 
Obter os dados.

Outros materiais