Buscar

Psicologia caso concreto 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 10 
Aplicação Prática Teórica
1- Na busca por novas formas de resoluções de conflitos acerca de condutas criminalizadas, face ao notório insucesso e crise do tradicional modelo de Justiça Penal, vem emergindo a Jus tiça Restaurativa, que se destaca por ser alternativa condizente com o respeito aos Direitos Humanos e à dignidade da pessoa humana para dirimir conflitos tanto na esfera Penal quanto no âmbito da Infância e Juventude. Em relação à Justiça Restaurativa, avalie se as assertivas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta. 
(TJ-PR - 2010 - TJ-PR - Juiz)
(F ) Sistema retributivo baseado no delito como ofensa à seguridade social.
( V) Identificada como uma justiça penal social inclusiva.
(V ) Revitalização da vítima em processo dialogado e fundado no princípio consensual.
(F ) Modelo retributivo, de resposta imposta verticalmente e concretizada pela aplicação de pena pelo
Estado ao autor da conduta criminalizada.
a. F, V, V, F;
b. V, V, V, V;
c. V, F, V, V;
d. V, F, F, V;
e. F, F, V, V.
2- Para solucionar a questão sugerimos que o aluno assista ao filme As Neves do Kilimanjaro. (As Neves do Kilimanjaro. Direção: Robert Guédiguian. Nacionalidade: França. Tempo de Duração: 1h 47m. Ano de Lançamento: 2012). Um adolescente, de 14 anos de idade, foi apreendido após cometer um ato infracional análogo a furto, contra um casal de idosos. Após cumprir medida sócio-educativa determinada pelo Juiz da Infância e Juventude, o adolescente, sua mãe e o casal de idosos participaram de um encontro, coordenado pela equipe interdisciplinar do juízo. Nessa reunião, os idosos puderam perguntar, frente a frente, por que o adolescente teve comportamento agressivo ao furtá-los; que eles sentiram muito medo, passaram a ter dificuldade em sair de casa e que num deles teve um "pico de pressão alta", após o episódio. A mãe do adolescente disse que estava envergonhada pelo ato praticado pelo filho e relatou que criava o jovem e mais dois filhos menores sozinha e com muita dificuldade, não conseguindo dar a atenção necessária ao filho mais velho. O adolescente assumiu que tinha cometido um erro grave, mostrou-se arrependido, desculpou-se com o casal e falou que não iria mais para a rua fazer mal prá ninguém. Ao final do encontro, o casal de idosos sensibilizados com o quadro que se configurou, resolveram convidar o adolescente para que ele, voltando para a escola, passasse a fazer serviços em sua residência, duas vezes na semana, sendo remunerado para tanto. O adolescente aceitou. O caso foi acompanhado pela equipe do juízo. Um ano depois do encontro descrito, o adolescente concluiu o ensino fundamental e matriculou-se no ensino médio.Foi apadrinhado pelo casal de idosos. Responda às questões a seguir :
a) Se o adolescente não quisesse participar do encontro descrito no caso em tela o juiz poderia lhe aplicar uma penalidade? Justifique.
Resposta:Não. Os encontros restaurativos não são obrigatórios. Deve ser resguardado o princípio da voluntariedade, com o prévio consentimento de todos os envolvidos.
b) Faça uma análise do caso concreto em questão, pontuando importantes características da Justiça Restaurativa. 
Resposta:a Justiça Restaurativa busca uma mudança de paradigma, voltada para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz Social, envolvendo a vítima, o ofensor, familiares e demais atores sociais, nos chamados processos circulares, em que se enfatiza a posição de cada um como sujeito transformador
3- A Justiça Restaurativa é uma corrente surgida há cerca de quarenta anos nas áreas de criminologia e vitimologia. Assume-se como um novo paradigma de justiça, caracterizado essencialmente pela(Analista Judiciário-Psicólogo - TJ - PE/2012)
(A) dificuldade encontrada pela vítima em se reequilibrar psicossocialmente após o sofrimento de qualquer tipo de crime.
(B) promoção da efetiva participação dos interessados -vítimas e infratores - na solução de cada caso concreto.
(C) obrigatoriedade da submissão do criminoso a técnicas psicoterapêuticas em conjunto com a vítima.
(D) necessidade que a sociedade tem de ver punido criminalmente o criminoso violento.
(E) retirada da relação vítima-criminoso do protagonismo do processo.
Resposta B

Outros materiais