Buscar

Caso 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto 14
Aplicação Prática Teórica
1- Segundo o ECA, o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será encaminhado:
a) Aos familiares, desde que apresentado corretamente o endereço.
b) À autoridade policial competente.
c) À autoridade judiciária.
d) À diretoria do estabelecimento de ensino em que o adolescente infrator estiver matriculado.
e) À sua residência, uma vez que não é permitido prender o adolescente sem que o policial esteja acompanhado de um membro do conselho tutelar.
resposta B
2- De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 e alterações posteriores), relacione as medidas socioeducativas com as suas características e objetivos. (FUNDEP - 2010 - TJ-MG - Psicólogo Judicial)
COLUNA I
1. Obrigação de reparar o dano
2. Liberdade assistida
3. Inserção em regime de semiliberdade
4. Internação em estabelecimento
COLUNA II
( 4) O adolescente deve se recolher à entidade de atendimento no período noturno, onde será acompanhado por orientadores e/ou técnicos sociais, enquanto durante o dia tem atividades externas como escola, trabalho e acesso a programas sociais e de formação.
( 3) Pode ser acompanhada de advertência ou de outra medida considerada adequada.
(2 ) A manutenção da medida deverá ser alvo de avaliação a cada seis meses e não poderá exceder o prazo de 3 anos.
( 1) Deve ser aplicada com o prazo educacional mínimo de s eis meses (não há prazo máximo) e implica o acompanhamento sistemático, auxílio e orientação do adolescente com prática infracional e de sua família, em um período pré-estabelecido por sentença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
a) (3) (2) (4) (1)
b) (4) (3) (1) (2)
c) (4) (3) (2) (1)
d) (3) (1) (4) (2)
3- Pedro, 15 anos, foi apreendido por ter, supostamente, cometido ato infracional análogo ao previsto no art. 180 do Código Penal, abaixo transcrito. O menor havia adquirido aparelho de telefonia celular de terceiros, o qual não possuíam a respectiva nota fiscal. Após buscas realizadas pela autoridade policial, que fora acionada pelo proprietário do aparelho, lograram êxito em localizar Pedro, que porta va o aparelho extraviado. Em audiência no Juizado da Infância e da Juventude, foi constatado que Pedro era filho de um empresário do ramo de embalagens, enquanto sua mãe era professora da rede pública, ambos reconhecidos por seu engajamento em obras de caridade desenvolvidas no bairro em que moravam. Em sua defesa alegou que não conhecia a origem do aparelho, porém não poderia identificar quem lhe vendeu o aparelho, pois realizou a transação em uma conhecida feira de usados, que existe próxima à sua casa. Ao fim da instrução penal, o Juiz condenou Pedro à internação em estabelecimento educacional, previsto no art. 112, VI, do ECA, com base nas informações acima relatadas, além do fato do adolescente ter reprovado o último ano letivo por excesso de faltas. Fundamentou dizendo que Pedro, embora vivesse numa família estável, não possuía maturidade, e que a medida aplicada o faria compreender sua responsabilidade no ato infracional. Com base nas informações acima, avalie se a medida aplicada foi a mais adequada ao caso, discorrendo sobre os motivos que justifiquem sua resposta.
“Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte”.
RESPOSTA:Amedida a ser aplicada não seria a internação, por ser esta a medida mais severa. Também deve discorrer a respeito do princípio da proteção integral da criança e do adolescente, bem como do objetivo socioeducativo a ser atingido com a medida socioeducativa.

Outros materiais