Buscar

Aula Ferramentas de Gestão Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Princípios de Engenharia
Professor Diego Mureb
*
Ferramentas de Gestão Organizacional:
 Uma definição interessante de apresentar aqui é a
de Lombardi (2006)2. Ele afirma que todo tipo de organização tem se utilizado das vantagens proporcionadas pelas tecnologias de gestão para aprimorar o desempenho e obter melhores resultados e acrescenta:
[...] as tecnologias de gestão incluem todo e qualquer processo estruturado e aplicado de forma continuada para a melhor administração do negócio de uma organização. São processos que lidam com a modernização gerencial, melhoria da qualidade, aumento da competitividade e busca pela auto-sustentação das organizações.
*
 Com base no raciocínio anterior, conclui-se que Tecnologias de Gestão são aquelas soluções metodológicas, geralmente inéditas ou incomuns,
desenvolvidas de forma configurada para atendimento a situações particulares de uma determinada organização ou conjunto de organizações similares.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Tecnologias de Gestão são propostas de meios de gestão que procuram auxiliar os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, de forma que sugerem a utilização sistemática de métodos e ferramentas que podem contribuir com a
maximização daquilo que as empresas são capazes de fazer.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Para Sleight (2000, p. 7), “Nenhuma organização pode se dar ao luxo de ignorar a ferramenta que vitaliza o mundo moderno”. Todas as ferramentas que foram construídas no decorrer do desenvolvimento da história das organizações,trazem algum tipo de benefício para o processo produtivo, mesmo que não sejam implantadas na sua integra.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, por meio de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas. (DRUCKER, 1984, p. 133).
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Gestão da qualidade total - O gerenciamento da qualidade, também conhecido por Gerenciamento da Qualidade Total (TQM – Total Quality Managementet) é uma filosofia que tem por finalidade melhorar continuamente a produtividade de cada nível de operação funcional de uma organização, utilizando todos os recursos financeiros e humanos disponíveis. O Gerenciamento da Qualidade combina técnicas fundamentais de administração, esforços inovadores e técnicas especiais para aperfeiçoar os processos. É a aplicação de métodos quantitativos e recursos humanos para a melhoria dos materiais e serviços oferecidos pela organização, além de ser um medidor das necessidades atuais e futuras dos clientes.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
  A terceirização é a denominação dada a um processo utilizado ultimamente, por meio de estratégias organizacionais criteriosas, que busca competitividade econômica, melhor qualidade e eficiência nos serviços essenciais das empresas que a adota, possibilitando maior concentração de esforços nas atividades-fim, ou seja, atividades relacionadas ao objetivo principal das empresas.Sendo assim, as pequenas e médias empresas, foram as primeiras a entrar nesse processo, elas foram mais ágeis e perceberam a necessidade de conquistar o mercado.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Programa 5 S : é um conjunto de cinco atividades que visam aperfeiçoar o comportamento das pessoas, refletindo numa mudança de hábitos e atitudes e melhorando os valores éticos e morais. Ele foi concebido na década de 50, no Japão pós-guerra. A necessidade de organização era enorme e Kaoru Ishikawa desenvolveu o programa. A prática do programa 5S proporciona os seguintes benefícios:“Otimização de espaços, minimização de excessos, redução de desperdícios,redução de tempo improdutivo, redução de custos, melhoria dos aspectos visuais,redução de risco de acidentes, entres outros”. (LAPA et al, 1998, p. 13).
 Senso de descarte
 Senso de ordenação
 Senso de limpeza
 Senso de saúde
 Senso de disciplina
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 A Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor,concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresário e empreendedores. Ela é a melhor e mais confiável ferramenta para obtenção de informações representativas sobre determinado público-alvo. Além de permitir o teste de novas hipóteses, conceitos ou produtos, a pesquisa de mercado auxilia na identificação de problemas e oportunidades e ajuda a traçar perfis de consumidores e de mercados. Ela também deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e consequentemente dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou da futura empresa.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
Certificação de Qualidade
 A ISO 9001:2000 é uma metodologia de gestão por qualidade, na qual se exigem todas as etapas do planejamento que podem ser sintetizadas em planejamento/ realização/verificação/ação (mais conhecida pela sigla PDCA –
 plan/do/check/act ) e certificados de produtos ou de serviços. Seus requisitos são bastante exigentes em relação à documentação a ser produzida, à padronização das ações, à exatidão das definições, ao monitoramento da satisfação dos clientes e ao conhecimento que a equipe deve ter tanto da norma, quanto do impacto de seu trabalho no contexto maior da instituição.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
Responsabilidade Social de empresas:
 O compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade,expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e na prestação de contas para com ela.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele a empresa pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Layout corresponde ao arranjo físico dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas,equipamentos e matérias-prima. (CURY, 2000, p. 386).
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Indicadores de desempenho são conjuntos de atividades e técnicas que visam quantificar variáveis e atributos de interesse do objeto a ser analisado.O desenvolvimento destes indicadores de desempenho deve ser realizado de cima para baixo, interligando as estratégias, recursos e processos.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Gestão ambiental: é o conjunto de ações com o objetivo de maximizar a tomada de decisões,relativa à conservação, proteção, melhoria e recuperação do meio ambiente, tendo os cidadãos como co-participantes. Os princípios que norteiam esta gestão são:a)otimização do uso dos recursos naturais renováveis ou não,ambientais, econômicos, financeiros e humanos b)previsão e prevenção dos impactos ambientais c)controle da capacidade de absorção dos impactos ambientais, ordenamento territorial.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Gestão de Fluxo de caixa: é a previsão de entradas e de saídas de recursos monetários,por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando, porém em consideração a memória de dados que respaldará
essa mesma previsão.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Pesquisa com clientes: em todos os conceitos da qualidade formulados por diversos autores, todos são unânimes em afirmar que qualidade hoje, não depende só do produto, mas também de quem vai usufruí-lo.Segundo Kotler (2000, p. 60)
[...] estudos mostram que, embora os clientes fiquem insatisfeitos com uma a cada quatro compras, menos de 5 por cento dos insatisfeitos reclamam. A maioria dos clientes simplesmente passa a comprar menos ou muda de fornecedor.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – Customer Relationship Management (CRM)
 O seu objetivo principal é auxiliar as organizações a fidelizar clientes ou futuros, fidelizar clientes atuais procurando atingir a sua satisfação total, por meio do melhor entendimento de suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.O CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas:a)automatização da gestão de marketing ;b)automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas;c)gestão dos serviços ao cliente.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
 Gestão de segurança e de saúde ocupacional: o compromisso de sua empresa com a proteção da saúde e a segurança de seus colaboradores é um fator diferencial no mercado competitivo. Um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional demonstra a sua determinação em proteger os seus funcionários e o meio ambiente de incidentes prejudiciais.Implementar um Sistema de Gestão vai ajudá-lo a controlar a sua segurança ocupacional e seus riscos de segurança, e a melhorar o desempenho de sua companhia.Conforme Saliba (2004, p. 19) “[...] do ponto de vista de prevenção, o acidente do trabalho é o mais abrangente, englobando também os quase-acidentes e os acidentes que não provocam lesões, mas perda de tempo ou danos materiais”.
Ferramentas de Gestão Organizacional:
*
Ref. Bibliográficas – Vários Autores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais