Buscar

Direito e sociedade/sociologia juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito e sociedade
Ordenamento jurídico: é a disposição hierárquica das normas dentro de um sistema normativo.O ordenamento jurídico brasileiro e aberto pois ele não tem capacidade de prever tudo que acontece na sociedade,pois ela muda muito rápido,possui lacunas e as jurisprudências vão se ajustando.
Ordenamento social: As normas morais,os costumes,os princípios,as normas éticas(caso do restaurante – saleiro de cozinha nas mesas),religiosas,as de etiquetas e também de direito.
Moral : Algo individual,subjetivo(NEM TUDO QUE E MORAL PARA MIM E PARA O OUTRO)são os valores,a própria noção do que e certo e errado.
Imoral: Existe no ordenamento( nega a moral),aquilo que foge as regras de conduta tida na sociedade.Quando alguém vai contra,desafia a moral.
Amoral: Alheio a quem o conhece.Refere-se ao que não tem moral,não tem conhecimento do que e moral 
Ex: Se um homem fica nu em uma praça e tido como imoral,mas se um índio que faz o mesmo,ele não faz para contraria a norma vigente,faz por desconhecimento e tem um comportamento amoral.
Ética: Ação,comportamento perante a sociedade.Conjunto de valores morais/cada sociedade e cada grupo(advogados) possui seu próprio código de ética .
Zetética: E a ciência questionadora/aberta/Dissolução de opiniões pela investigação. ( A disciplina de direito e sociedade e considerada zetetica)
Jurisprudência: Decisões reiteradas de casos semelhantes em um mesmo tribunal.
Positivismo: Linha de pensamento que entende que o conhecimento cientifico e baseado em observações empíricas 
Direito positivo: Conjunto de regras e leis.As normas que regem a vida da sociedade/ Tudo aquilo que esta escrito na constituição(Sistema de normas)
Sociologia: Ciência que estuda as relações entre pessoas que pertencem a sociedade/ Qual e o papel da sociologia para a sociedade ? ajuda a encarar a nossa realidade por coisas que não estamos habituados,pois nossas realidade não se baseia apenas pelas nossas experiências e sim no conjunto.
Sociologia jurídica: ramo da sociologia que se dedica especificamente ao estudo do direito/Desse modo,e uma ciência rica por empregas conceitos,métodos e teoria desses campos do conhecimento.(uma área ligada a antropologia,ciências políticas,direito e psicologia)- relação entre direito e mudanças sociais.
Sociedade: A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade/Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. 
Antropologia: E a ciência que estuda o homem como um ser,preocupando-se com os varias aspectos da existência humana.
Antropologia jurídica: estuda as lógicas que comandam os processos de jurisdização de cada sociedade através da analise de discursos permite descobrir e entender o direito que esta encoberto no código .
Antropologia: Se interessa pelos conflitos sociais,principalmente no que diz respeito a intervenção normativa na decisão desses conflitos / Desdobramento da ordem jurídica diante das transformações culturais,sociais,políticas e econômicas/ visão dogmática afasta a antropologia,já a zetetica aproxima o direito da antropologia/ Antropologia jurídica investiga o direito na sociedade simples ou ...
Socialização: instancias atuam ensinando- nas a colocarmos no lugar do outro
Controle social: normas do trato social,as normas morais,a educação,as normas religiosas e o direito.
Liderança e o prestigio são condições essenciais para a emanação e formulação de tais normas.
Controle social formal : e o direito que tem a função de legitimar em ultima instancia,pois sua atuação só e necessária quando as outras normas da sociedade contra a conduta ante-social imoral foram ultrapassadas. – Niveis mais compreensivas.
Direito cumpre um papel conservador do status-quo servido para legitimar o poder político e a favorecer o seu domínio.
Trato social,normas morais – sistema normativo extra juridico 
Direito: sanção organizada ou incondicionada > normas sociais >sanção difusa ou condicionada - opinião publica e não órgão sancionador. Certas condutas proibidas pelas normas do trato social e pelas normas morais,não obstante,legais insto e Caiam no circulo do juridicamente facultado.Ex : noivo aparece com camisa de manga,isso e uma gafe social mas não ilícita.Para o direito essa conduta e facultada embora proibida pela sociedade.
Tomasio: direito > exterioridade e coercibilidade / moral > interior incoercível 
Kant : autonomia da moral / heterona do direito 
Direito mais exterior > intenção do ato 
Moral interior : aspecto exterior,social e publico
Norma técnica : aquelas que dizem respeito a satisfação de fins especiais 
Norma ética : aquelas que presidem a realização de todos os fins humano 
Estudo do direito : Normas condicionam comportamentos e comportamentos também condiciona as normas isso significa que não e possível solar normas jurídicas e suas condicionantes que estão na antropologia,sociologia..
O pluralismo juridico pressupõe a existência de mais de um direito ou ordem normativa no mesmo espaço geográfico ( ex: favelas)
Justiça estatal: institucionalizada,retórica,burocracia e violência 
Justiça comunitária :mediação e conciliação de conflitos.
Princípio constitucional da solidariedade. Significado. Fundamento constitucional. Fundamento do Código de Ética da Magistratura Nacional. Perspectiva previdenciária do princípio. Perspectiva ambiental do princípio. Solidariedade intergeracional.
 A relação entre Direito e Sociedade
Vale saber que esses estudos partem de um fio condutor que, de maneira geral, visa compreender a interação entre direito e sociedade. Dessa interação o que se quer compreender é justamente como a evolução da sociedade, e transformação dos costumes e dos princípios éticos influenciam a legislação de uma sociedade, a instituição de penas, e os debates acerca de legalidade e ilegalidade, entre outros debates. Um exemplo dos debates que podem integrar facilmente as discussões da alçada da Sociologia Jurídica é a polêmica em torno da possibilidade da legalização da maconha. É um exemplo que mostra de que forma as mudanças na sociedade impulsionam mudanças jurídicas, e que de fato a dissonância entre as práticas sociais, a moral e a ética da sociedade e a legislação e aplicação das leis invariavelmente geram esses debates.
Essas transformações não ocorrem de modo repentino ou instantâneo. O processo que leva as mudanças no comportamento e vivencias de uma sociedade que tem como consequências transformações jurídicas são lentas, se dão através de gerações, e são resultados de evoluções em diversos campos e especialmente da relação com diferentes culturas, vivencias, costumes e mesmo outros sistemas legislativos.
O debate em torno da pena de morte também gera discussão no campo da Sociologia Jurídica à medida que é uma pena utilizada em muitos países, mas que nem por isso torna-se universal. A sua não aplicabilidade deve-se provavelmente ao fato de encontrar muita resistência frente a moral de muitos países, como o nosso. Mais uma vez o debate entre a ética e a moral da sociedade mostra-se refletido na aplicabilidade e constituição do sistema legislativo.

Outros materiais