Buscar

Apresentação1 andreza (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Insuficiência renal aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.
A Insuficiência Renal Aguda (IRA) consiste na perda súbita da funçãorenal, independente da etiologia acarretando o acúmulo de substâncias nitrogenadas, ou seja, creatinina e uréia. Essa disfunção renal pode ou não ser acompanhada da diminuição da diurese (COSTA; VIEIRA-NETO; NETO, 2003)
Também chamada de lesão renal aguda, a insuficiência é comum em pacientes que já estão no hospital com alguma outra condição. Pode desenvolver-se rapidamente ao longo de algumas horas ou mais lentamente, durante alguns dias.
Insuficiência renal aguda pode ser fatal e requer tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível. Tudo depende do estado de saúde do paciente
Causas
Insuficiência renal aguda pode ocorrer quando há:
Condição que diminui o fluxo sanguíneo para os rins
Dano direto aos rins
Uso de alguns medicamentos
Bloqueio nos tubos de drenagem de urina dos rins (uréteres), fazendo com que os resíduos não consigam deixar o corpo através da urina
Fluxo sanguíneo insuficiente para os rins
Doenças e condições que podem retardar o fluxo de sangue para os rins e levar à insuficiência renal incluem
Perda grave de sangue ou fluidos corporais
Desidratação grave
Medicamentos para pressão arterial
Infarto
Doenças cardiovasculares
Infecções e sepse
Insuficiência hepática
Reações alérgicas graves (anafilaxia)
Queimaduras graves
Medicamentos
A maioria das pessoas não tem problemas nos rins por tomar medicamentos. Mas pessoas que têm problemas sérios e crônicos de saúde são mais propensas do outras a ter um problema renal consequente do uso de medicamentos a longo prazo. Exemplos de medicamentos que podem prejudicar os rins incluem:
Antibióticos, tais como gentamicina e estreptomicina
Medicamentos para a dor, como naproxeno e ibuprofeno
Alguns medicamentos anti-hipertensivos, tais como os inibidores da ECA
Os corantes utilizados em alguns testes de raios-X.
Fatores de risco
As chances de adquirir uma insuficiência renal aguda são maiores na terceira idade ou se a pessoa tiver os seguintes problemas de saúde:
Doença renal
Doença hepática
Diabetes
Pressão alta ou hipertensão
Insuficiência cardíaca
Obesidade
Se o paciente estiver doente sendo tratado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), há um risco extremamente elevado para insuficiência renal aguda. Caso a pessoa esteja passando por uma cirurgia cardíaca, cirurgia abdominal ou um transplante de medula óssea, o risco também é aumentado.
Tratamento de Insuficiência renal aguda
Mudanças na dieta
Deverá ser feita uma restrição alimentar e de líquidos. O objetivo é reduzir a acumulação de toxinas que são normalmente eliminados pelos rins. Uma dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio é geralmente recomendada.
Medicamentos
Antibióticos podem ser prescritos para tratar ou prevenir todas as infecções que podem estar causando ou agravando a insuficiência renal. Diuréticos podem ser usados para ajudar os rins a eliminar líquidos. Cálcio e insulina podem ser receitados para ajudar a evitar uma acumulação perigosa de potássio no sangue.
Diálise
Esse procedimento envolve o desvio de sangue para fora do seu corpo em uma máquina que filtra os resíduos. O sangue limpo é então devolvido ao seu corpo. Se os níveis de potássio são perigosamente altos, a diálise pode salvar vidas.
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Medicamentos para Insuficiência renal aguda
Os medicamentos mais usados para o tratamento de insuficiência renal aguda são:
Aradois
Captopril
Cloridrato de Dopamina
Complicações possíveis
Insuficiência renal aguda pode ser uma doença com risco de vida. O tratamento intensivo pode ser necessário. No entanto, se o paciente tem boas condições da saúde, as chances de recuperação são altas.
Se a insuficiência renal é causada por infecção grave, trauma ou cirurgia, as chances de complicações são maiores. Doença pulmonar, AVC recente, idade avançada, perda de sangue e insuficiência renal progressiva também aumentar o risco.
Acadêmicas: Andreza Belém
Darliane Cristina Fernandes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais