Buscar

Resenha Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas Cap 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Cada vez mais, percebe-se a importância do treinamento e desenvolvimento de competências para que as atividades sejam realizadas da forma mais eficaz possível. 
Para identificar as necessidades de cada colaborador ou setor, garantindo assim, um investimento bem aplicado e objetivos alcançados, o setor de Recursos Humanos precisa seguir as seguintes etapas:
Avaliação das necessidades de treinamento – tem como objetivo identificar dentro da organização quais colaboradores ou setores necessitam de Formação profissional, especialização ou reciclagem, qual o tipo de treinamento deverá ser aplicado e os métodos mais adequados na aquisição de competências, habilidades e atitudes desejadas pela organização. Alguns sinalizadores facilitarão essa avaliação: Fracassos em processos seletivos, alto índice de rotatividade, avaliações de desempenho negativas, erros e acidentes de trabalhos recorrentes, resultado negativo de clima, aumento de conflitos entre colaboradores, queixas no serviço médico, elevado numero de queixas de clientes e fornecedores, não atingimento das metas estabelecidas, contratação de novos colaboradores, novos procedimentos, entre outros. 
Planejamento das ações de treinamento – Processo de preparação. Primeiramente, o profissional de RH deverá sensibilizar as pessoas da necessidade das mudanças de comportamento trazidas pelo treinamento. O gesto precisa ter uma visão estratégica, para que não faça a empresa ter alto custo investido em treinamento e não alcance o objetivo esperado, mas é importante o envolvimento de gestores seniores para apoiar e ajudar com dicas e sugestões facilitando o processo de aprendizagem.
Sugestão de planejamento: quantificar o treinamento necessário, definir a época ideal para aplicar, classificar as necessidades quanto ao conteúdo, eleger a metodologia adequada para cada necessidade de T&D, documentar os eventos do treinamento, programar os eventos do treinamento, identificar os recursos internos ou externos a serem mobilizados, orçar investimentos e apresentar o plano de treinamento e obter a sua aprovação.
Deve estar bem claro quais são os objetivos, o publico alvo, os resultados esperados e o projeto instrucional, como um check list de todo treinamento e suas necessidades.
Existem várias técnicas de treinamento, entre elas podemos destacar: treinamento no local de trabalho, aprendizagem, simulações, técnicas áudio visuais, teletreinamentos, vídeo conferência, computadorizado, via internet, rotação de cargo, método do estudo de caso, jogos de empresas, seminários externos, brainstorming e painel.
Avaliação do treinamento – Após a realização do treinamento, é necessário medir os resultados e pode ser feito das seguintes formas: reação dos treinandos ao programa, aprendizado, comportamento, resultado alcançado.
É essencial a gestão do T&D sempre de acordo com as necessidades da organização.
A realização de treinamentos periódicos na organização traz uma série de benefícios para ela. Podemos destacar aumento da produtividade, motivação dos colaboradores, aumento na qualidade do produto ou serviço, otimização pessoal e organizacional, condições de enfrentar e acompanhar os efeitos das mudanças.
Infelizmente, muitas organizações não possuem a consciência de que o treinamento e desenvolvimento do capital humano é essencial para o sucesso da organização.

Outros materiais