A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
avaliando aquatica

Pré-visualização | Página 1 de 3

1a Questão (Ref.: 201409243059)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São efeitos terapêuticos dos exercícios na água, EXCETO: (AOCP ¿ EBSERH ¿ UFGD/MS 2014)
		
	
	reeducação dos músculos paralisados.
	 
	melhoria na circulação.
	 
	espasmos musculares e aumento da pressão arterial.
	
	alívio da dor ou aumento da ADM.
	
	manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação e postura.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408724120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto mais profundo estiver o paciente maior a resistência para os exercícios e os edemas são reduzidos mais facilmente. Qual propriedade da água é responsável por este benefício?
		
	
	Watsu
	 
	Densidade Relativa
	
	Temperatura
	
	Impulso
	
	Flutuabilidade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409086897)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O movimento do corpo humano imerso completo ou parcialmente na água está relacionado a uma variedade de alterações fisiológicas. Conhecer essas mudanças é fundamental para a execução da terapia aquática com os objetivos específicos. Algumas alterações cardiovasculares são observadas após a imersão. A partir do exposto, analise as seguintes alternativas. I- A pressão hidrostática, apesar de dificultar a inspiração, facilita a expiração. II - Em relação a pressão sanguínea, o contato com a água fria conduz a um aumento da vasoconsctrição e consequentemente aumento da pressão arterial. III - A frequencia cardíaca do corpo humano na água aumenta em proporções maiores do que as observadas no exercício no ambiente terrestres. IV - A recuperação da frequencia cardíaca é favorecida no ambiente aquático. este fato interfere diretamente no treinamento, possibilitando pausas menores no treino. V - A dificuldade na expiração conduz a um fortalecimento da musculatura responsável pela mecânica respiratória.
		
	 
	As afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	As afirmativas IV e V estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente a afirmativa III é correta
	
	A afirmativa V é justificada pela I
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409139480)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base nas imagems,comente a dinâmica  de roda realizada por vocês durante nossas aulas práticas. A qual conclusão vocês chegaram com relação a turbulência após as dinamicas de roda realizada na piscina?
         
		
	
	Que a dinamica na piscina ficou mais difícil na roda onde estavamos abraçados( imagem da direita) pois diminuimos os espaços entre nos, diminuindo assim os redemuinhos( turbulência)
	
	Que a quantidade de redemuinhos(turbulência)  não interferem nas duas dinamicas( imagem da direita e da esqueda) realizadas na piscina durante nossa aula prática.
 
	
	Que a dinamica na piscina ficou mais difícil na roda onde estavamos de mãos dadas, distantes um dos outros( imagem da esquerda) pois diminuimos os espaços entre nos, diminuindo assim os redemuinhos( turbulência)
	 
	Que a dinâmica na piscina ficou mais fácil na roda onde estavamos abraçados( imagem da direita) pois diminuimos os espaços entre nos, diminuindo assim os redemuinhos( turbulência)
	
	Que a quantidade de redemuinhos(turbulência) , interferiu da mesma forma ou seja igual nas duas dinamicas( imagem da direita e da esqueda) realizadas na piscina durante nossa aula prática.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408211001)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente com fraqueza de membro inferior direito, após 5 meses de imobilização, decorrente de uma fratura no terço proximal da tíbia irá iniciar o tratamento de fisioterapia aquática. Com isso, para realizar exercícios de fortalecimento de membros inferiores o terapeuta pode utilizar alguns princípios físicos da água e alguns equipamentos aquáticos tais como:
		
	
	viscosidade, temperatura, equipamentos que promovem resistência muscular.
	
	flutuação, temperatura, turbulência, flutuadores.
	 
	flutuação, viscosidade, tensão superficial, flutuadores e equipamentos que promovem resistência muscular.
	
	flutuação, tensão superficial, temperatura, palmares, halteres e barras.
	
	temperatura, tensão superficial e equipamentos que promovem resistência muscular.
		
	 1a Questão (Ref.: 201408139689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A hidrocinesioterapia difere da hidroterapia. Na hidrocinesioterapia são utilizadas as propriedades físicas da água de uma piscina aquecida para a realização de movimentos, isto é, são os princípios da cinesioterapia aplicados a um ambiente aquático". Os princípios dos métodos HALLIWICK, BAD RAGAZ e WATSU são definidos como: I. MÉTODO HALLIWICK ¿ utiliza princípios da facilitação neuromuscular proprioceptiva na recuperação funcional; II. MÉTODO BAD RAGAZ ¿ utiliza princípios da natação (nado livre e outros) aplicados à recuperação funcional de pacientes ortopédicos, amputados e com doenças neurológicas; III. MÉTODO WATSU ¿ está baseado nos princípios do zen shiatsu aplicáveis na água. Não é propriamente um método voltado para recuperação funcional, mas realiza de forma ampla alongamento e relaxamento de todos os segmentos corporais, servindo como proposta pré e pós em relação a outros métodos; portanto pode ser aplicado em pessoas sem alterações funcionais, como também em sequelas de doenças músculo-esqueléticas e neuromusculares com boa resposta. Marque a alternativa correta:
		
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação II está correta
	 
	Somente a afirmação III está correta
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	Todas as afirmações estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408239159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O organismo quando em imersão na água passa por algumas alterações fisiológicas, essa alterações ocorrem de maneira mais acentuada em alguns sistema: I) Cardiovascular: ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais. II) Renais: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH). III) Sistema respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital. IV) Sistema nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento. Assinale a alternativa correta:
		
	
	( )II e III
	
	( )II, III e IV
	 
	( )I, II, III e IV
	
	( )I, III e IV
	
	( )I e II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408196781)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As propriedades físicas da água e sua capacidade térmica desencadeiam efeitos terapêuticos, sensórios-motores e psicológicos. Dentre os efeitos citados abaixo qual deles está diretamente relacionado com o princípio físico da pressão hidrostática? Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Redução do edema;
	
	Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	
	Redução do espasmo muscular;
	
	Estímulo da auto-confiança;
	
	Promoção da independência funcional;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408219471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Comparando força muscular e resistência à fadiga, seja em terra ou em água, sabe-se que algumas considerações devem ser feitas sobre a forma de execução dos exercícios para alternar esses objetivos na conduta fisioterapêutica. Assim sendo, julgue as questões abaixo e marque a correta, considerando essa evidência em piscina terapêutica.
		
	
	Em ambas se faz obrigatório o uso de flutuadores a fim de gerar carga oposta.
	
	Os exercícios de força devem ser realizados em amplitudes finais de movimento e mantendo-se, pelo menos, 20 segundos.
	 
	Não se consegue dissociar uma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.