Buscar

Avaliação Final Teoria da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (361726) -Teoria da Contabilidade (CON28)
 Prova: 5237297
QUESTÃO:
1. Na entidade/empresa, a avaliação ou mensuração aplica o critério de valorização do item a ser
contabilizado, determinando o valor que deverá ser usado para registro. Para esta finalidade, utiliza-se o plano de contas, que está dividido em grandes grupos - Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas. Disserte sobre as contas a receber, uma das contas mais importantes do grupo Ativo.
RESPOSTA ESPERADA:
As contas a receber são os valores das duplicatas a receber, provenientes das receita obtidas, pelas vendas de mercadorias, de produtos produzidos (industrialização) ou por serviços prestados. O saldo desta conta representa os valores em aberto, na data do balanço patrimonial ou um Balancete levantado em um determinado período. Sua movimentação e a contabilização acontecem nas devoluções, descontos, recebimentos, abatimentos concedidos ou perdas de valores (impossíveis de cobrança).
QUESTÃO:
2. Considere o seguinte caso: o acionista majoritário de uma determinada empresa fez uma retirada em dinheiro no valor de R$ 10.000,00, no caixa da empresa para pagar uma parcela do financiamento do seu veículo particular de lazer. O profissional contábil da empresa informou ao acionista que ele não poderia ter feito isto, mesmo sendo proprietário da empresa, pois o dinheiro retirado no caixa pertence à empresa e que este fato era contra um dos princípios da contabilidade. Diante deste contexto, descreva qual princípio da Contabilidade se aplica ao referido caso, justificando com base na teoria deste princípio.
RESPOSTA ESPERADA:
O princípio que se aplica neste caso é o princípio da entidade, pois este princípio prevê que o patrimônio da empresa não pode ser confundido com aquele dos seus sócios ou proprietários no caso de sociedade ou instituição, independentemente de pertencer a uma pessoa. O patrimônio pertence à entidade, resultando em uma unidade de natureza econômico-contábil.

Outros materiais