Buscar

APOL 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para o combate aos desperdícios, utiliza-se de uma filosofia denominada “pensamento enxuto”. Alguns princípios, definidos por Womack e Jones dão sustentação a esta filosofia. Entre os princípios desta filosofia, destaca-se o termo valor, que possui o seguinte significado:
Nota: 20.0
	
	A
	( )  Algo mensurável que pode ser utilizado no relacionamento entre empresa, fornecedor e cliente, proporcionando a cadeia de valores.
	
	B
	(  ) É o ponto de partida do pensamento enxuto e só pode ser definido pelo cliente, caso contrário corre-se o risco de fornecer eficientemente para o cliente algo que ele efetivamente não deseja.
Você acertou!
Pela filosofia do pensamento enxuto, quem define o que é valor é o cliente e todos os esforços devem ser despendidos nesta direção (alternativa b).
A alternativa “a” refere-se a cadeia de valor, porém valor não deve obrigatoriamente ser algo mensurável.
A alternativa “c” trata de processo puxado, sendo que a “d”” menciona valor financeiro, que não é o foco do pensamento enxuto. Com relação a questão “e, mapeamento de processo não está ligado diretamente a definição de valor.
	
	C
	( ) Trata-se de um processo que será acionado somente quando o processo seguinte solicitar. O objetivo é construir um processo para fazer somente o que o próximo processo necessita e quando necessita, ou seja, o cliente é quem deve puxar o produto.
	
	D
	( ) Significa aquilo que o cliente pode pagar em termos financeiros, devendo o mesmo se adaptar a filosofia de pensamento enxuto.
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Conforme Dias et. Al., 2005, p. 81, a cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de atividades primárias e de atividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre si. Baseado nesta afirmação, a empresa Ramos S/A solicitou o mapeamento dos processos da empresa para uma consultoria que optou pela utilização da cadeia de valor de Porter. Assinale a alternativa correta que a consultoria deve utilizar para definição das atividades da empresa conforme afirmações abaixo:
 
I- As atividades de operação, logística de entrada e desenvolvimento tecnológico são atividades primárias
II- As atividades de marketing & vendas e operação são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
III- As atividades de marketing & vendas e infraestrutura são atividades primárias, enquanto as atividades de gestão de recursos humanos e aquisição são atividades de apoio.
IV- As atividades de operação, logística de entrada e logística de saída são atividades primárias.
Nota: 20.0
	
	A
	( )  As alternativas I e III estão corretas
	
	B
	( ) As alternativas I e II estão corretas
	
	C
	(  ) As alternativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	(  ) As alternativas II e IV estão corretas
Você acertou!
A alternativa correta é a “d”, a qual se refere as afirmações “II e IV”, pois as mesmas mostram corretamente as atividades primárias e de apoio. As demais alternativas mostram as atividades em desacordo com a cadeia de valores de Porter.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Todos os dias as empresas realizam ações e tomam decisões. Estas decisões podem ser de nível básico – referentes às operações diárias e corriqueiras da empresa – como decisões complexas, não usuais. As decisões do primeiro tipo são chamadas estruturadas e as do segundo tipo são conhecidas como não estruturadas.
Avalie as decisões a seguir:
I -  Decidir pela aquisição de participação acionária em empresa de produtos complementares.
II - Emitir ordem de compra de matéria prima, em função de ordens de produção programadas.
III - Investir sobras de capital em fundos de ações.
IV -  Lançamento de novo produto, com base em pesquisas de mercado e dados econômicos.
 
São decisões não estruturadas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I, II e III, apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Apenas a segunda afirmativa se refere a um tipo de decisão estruturada, pois suas variáveis e condições já são conhecidas. Sempre que houver ordens de produção, matéria prima terá de ser comprada se isto atender a condições previamente conhecidas. As demais afirmativas são problemas com cenários e condições mais complexos e não lineares, exigindo maior análise e quantidade de informações, sendo decisões não estruturadas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Refere-se ao tempo que um produto ou um serviço leva para mover-se ao longo de todo um processo ou um fluxo de valor, desde o começo até o fim. Esta afirmação é relativa ao conceito de:
Nota: 20.0
	
	A
	( )  Cadeia de valor de Porter
	
	B
	( ) Tempo de Processamento
	
	C
	(  ) Lead Time
Você acertou!
A alternativa correta é a “C”, pois define de forma sucinta o conceito de lead time na filosofia de produção enxuta: tempo total para um produto ou serviço mover-se no fluxo de valor, compondo-se de atividades que agregam e não agregam valor, do início ao fim do processo (porta a porta).
A alternativa “a” (cadeia de valor de Porter) não menciona em nenhum momento o termo lead time.
As alternativas “b”, “d” referem-se a termos da produção enxuta que não se adequam diretamente ao conceito de lead time proposto pelo exercício.
	
	D
	(    )  Fluxo de Valor
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
As pessoas tomam decisões a todo momento, em todas as atividades e todos os níveis organizacionais. A diferença está no grau de estruturação das decisões, conforme a imagem a seguir:
Sobre os tipos de decisões, avalie as afirmativas:
 
I - A decisão estruturada ocorre no nível de gerência estratégica e diretoria.
II - A decisão estruturada ocorre na gerência operacional.
III - A decisão não estruturada ocorre na gerência estratégica e diretoria.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II e III, apenas.
Você acertou!
De acordo com a imagem, a decisão estruturada ocorre no nível operacional, a decisão semi estruturada ocorro no nível intermediário, a decisão não estruturada ocorre no nível estratégico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais