Buscar

Discursiva Analise instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
Considerando que você é o farmacêutico responsável por um grande laboratório de controle de qualidade farmacêutico, em que situações você recomendaria o uso das seguintes técnicas.
Absorção atômica em chama
A Espectrometria de Absorção Atômica da Chama é uma técnica sensível para a determinação quantitativa de mais de sessenta metais. Como é usado para determinar a concentração de metais, ele pode ser aplicado na Análise Ambiental. Também pode ser usado para detectar se há metais traços presentes nos alimentos.
ICP-MS
É a técnica preferida para a medição de múltiplos elementos na mesma amostra. Foram desenvolvidas diferentes aplicações para o controle de vários parâmetros, incluindo especificação, estrutura molecular e concentração total. 
Possui uma capacidade multi elemental, boa precisão, uma longa faixa dinâmica linear, espectros simples, baixos limites de detecção e a capacidade de fazer análises isotópicas rápidas. Com tais vantagens, o ICP-MS encontrou ampla aplicação na análise de uma variedade de amostras, incluindo água e alimentos, bem como amostras geoquímicas, ambientais e biológicas.
Fluorescência molecular
Envolve a análise de vitamina B2, riboflavina, medindo sua fluorescência nativa. Riboflavina é uma vitamina solúvel em água comum encontrada em ovos, leite e outros alimentos, que é fortemente fluorescente e é muito sensível à luz. Seus dois produtos predominantes de decomposição por irradiação são lumichrome e lumiflavin, que são eles mesmos altamente fluorescentes.
Absorção molecular no ultravioleta
A espectroscopia UV é rotineiramente utilizada na química analítica para a determinação quantitativa de diferentes analitos, tais como íons de metais de transição, compostos orgânicos altamente conjugados e macromoléculas biológicas. A análise espectroscópica é comumente realizada em soluções, mas também podem ser estudados sólidos e gases. As soluções de íons de metal de transição podem ser coloridas (ou seja, absorver a luz visível) porque os elétrons dentro dos átomos metálicos podem ser excitados de um estado eletrônico para outro. A cor das soluções de íons metálicos é fortemente afetada pela presença de outras espécies, como certos ânions ou ligantes. Por exemplo, a cor de uma solução diluída de sulfato de cobre é muito azul claro; A adição de amônia intensifica a cor e altera o comprimento de onda da absorção máxima.
Referências
CATALANI, Luiz Henrique. Espectrometria de massas. Disponível em: < http://www2.iq.usp.br
/docente/lhc/disciplinas/qfl5922-2011/2011_massa_-_bloco_1_-_lique.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.
EBAH. Espectrometria de emissão atômica. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content
/ABAAABvUoAH/espectrometria-emissao-atomica > Acesso em : 02 nov. 2017.
HOLLER, F. James; SKOOG, Douglas A.; CROUCH, Stanley R. Princípios de Análise Instrumental. Tradução: Célio Pasquini e colaboradores. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 
HOFFMANN, Cláudia, Espectrometria de massas, espectrometria no infravermelho e ressonância magnética nuclear. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Avenida Paris, 675 – Parque Residencial João Piza CEP: 86041-100 — Londrina — PR. Disponível em < http://avaeduc.com.br/mod/url/view.
php?id=79337 > Acesso em : 02 nov. 2017.
SOARES, Lucia Valente. Curso básico de Instrumentação para Analistas de Alimentos e Fármacos. Barueri: Manole, 2006.
Flávio Barros Lima
Não autorizo a publicação.

Outros materiais