Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Patricia Rossi Carraro
Aula 6
*
Os aspectos físicos e cognitivos dos dois a seis anos de vida
*
*
Desenvolvimento Físico
O desenvolvimento físico é mais lento dos 2 aos 6 anos, embora seja ainda permanente. As ha­bilidades motoras continuam a aperfeiçoar-se, gradativamente.
© Christos Georghiou | Dreamstime.com
*
*
Crianças em idade pré-escolar têm, em média, de quatro a seis doenças graves a cada ano. As doenças crônicas são menos comuns.
*
Desenvolvimento Físico
© Ayeletkeshet | Dreamstime.com
*
É nessa época, que os corpos das crianças “tornam-se mais delgados, suas capacidades motoras e mentais mais aguçadas e suas personalidades e relacionamentos mais complexos”
 (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2008, p. 260). 
*
Desenvolvimento Físico
*
Essas capacidades mais aprimoradas alicerçam marcos comuns a muitas crianças nessa etapa da vida, relacionados à inserção definitiva da criança na instituição escolar, aos novos aprendizados, como a alfabetização, e à ampliação de sua rede social, que agora inclui cada vez mais pessoas externas à família.
*
Desenvolvimento Físico
*
Os ossos aumentam em quantidade, e gradualmente endurecerão, o tecido muscular torna-se mais denso e extenso em fibras, especialmente nos meninos, e as células adiposas são depositadas mais rapidamente nas meninas.
 (BEE, 2011). 
*
Desenvolvimento Físico
© Tom Wang | Dreamstime.com
*
Quanto ao peso, embora o apetite costume diminuir nesta etapa da vida, são comuns os relatos de questões ligadas à obesidade 
 (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2008). 
*
© Akiradesigns | Dreamstime.com
*
Quanto aos principais riscos à saúde das crianças em idade escolar, Papalia, Olds e Feldman (2008) ressaltam que as taxas de mortalidade têm diminuído nos países industrializados devido às campanhas de imunização ocorrentes. 
*
http://assets.nydailynews.com
*
Fatores ambientais, tais como a exposição a estresse, falta de moradia e saneamento, de alimentação adequada, a miséria e o fumo são relatados como os principais elementos causadores de riscos de doenças ou danos às crianças.
*
Desenvolvimento Físico
*
Vídeo
*
*
Desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento da linguagem dá-se a um ritmo rápido, entre 2 e 3 anos. As crianças começam por formar frases com duas palavras, vindo a mudar para frases mais complexas, acrescentando várias inflexões gramaticais. 
Uma variedade de significados é transmitida, até mesmo através da frase mais simples.
*
*
Desde as primeiras frases, a linguagem da criança é criativa, o que inclui formas e combinações que a criança não ouviu, mas que se­guem regras aparentes.
Desenvolvimento cognitivo
http://www.letstalkslt.co.uk
*
*
Piaget assinalou o início do período pré-operatório no momento em que a criança, por volta dos 18 a 24 meses, começa a fazer uso de símbolos mentais. 
Apesar desse avanço, a criança pré-escolar ainda carece de muitas característi­cas cognitivas sofisticadas. Na visão piagetia­na, tais crianças ainda são egocêntricas.
Desenvolvimento cognitivo
*
*
Para Cória-Sabini (2010), é a partir dos dois anos de idade a criança torna-se mais ativa. Com a aquisição da consciência de si mesma, há uma ampliação do universo social e individual. 
Convencida de que é algo diferente das pessoas e objetos que a rodeiam, ela deverá descobrir agora o tipo de pessoa que poderá vir a ser.
Desenvolvimento cognitivo
*
*
O mundo da criança desta fase é um mundo mágico. O jogo do “faz de conta” domina todas as suas atividades. Com a ima­ginação e fantasia ela salta as fronteiras do tempo e do espaço e aumenta os limites de sua força real.
Desenvolvimento cognitivo
© Libux77 | Dreamstime.com
*
*
Com as atividades lúdicas ela aprende a reconhecer as dife­renças corporais entre meninos e meninas, a usar as palavras e a reconhecer e descrever seus sentimentos. 
Competirá com as outras crianças e mostrará a força de suas capacidades, aptidões e habilidades.
*
*
Com o aparecimento da função simbólica (linguagem) ocor­re a formação dos primeiros conceitos, o que permite que a criança represente pessoas e objetos ausentes e imagine situaçõ­es que não estão em sua realidade imediata 
 (CÓRIA-SABINI, 2010).
*
http://www.cdc.gov
*
Durante a idade pré-escolar há uma expansão da curiosidade intelectual. Nas perguntas da criança pode-se observar uma necessidade de conceituar o cotidiano. Elas nunca são isoladas. 
A pergunta “O que é isso?” sempre é complementada por outras, tais como: “Por quê? Como? Para quê?”.
*
*
As ações da criança passam a ser fruto de suas conclusões e raciocínio. No entanto, sua forma de solucionar problemas é bastante primitiva.
*
http://www.divahair.ro
*
O raciocínio da criança de dois a seis anos de idade apresenta três características fundamentais: 
Egocentrismo 
Animismo 
Irreversibilidade
Desenvolvimento cognitivo
http://assets0.drxlive.com
*
*
Referências
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 2008.
BEE, Helen. O Ciclo Vital. Tradução Regina Garcez. Porto Alegra: Artmed, 1997.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 2010.
PAPALIA, Diane. E.; OLDS, Sally W.; FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento humano. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2008.
*
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Patricia Rossi Carraro
Atividade 6
*
Exercício
Você saberia dizer como seria o reconhecimento e a memória durante a segunda infância? 
*
*
*
Papalia, Olds e Feldman (2008) afirmam que existem evidências de melhoras de atributos como o reconhecimento e a memória durante a segunda infância, embora durante o ciclo vital se perceba que o reconhecimento é sempre mais qualificado que a memória. 
*
A memória autobiográfica se iniciaria em torno dos quatro anos de idade e estaria relacionada ao surgimento da linguagem, sendo construída através das trocas e interações comunicadas entre crianças e adultos. 
O modo como os adultos conversam com as crianças sobre os fatos influenciaria a memória delas, de forma semelhante à relatada para a formação da teoria da mente.
*
ID 29436276
*
ID 24334047
*
ID 35771466
*
ID 20870819 
*
ID 39925428 
*
ID 28521487
*
ID 49478756
*
ID 14505171
*
ID 40100142
*
ID 29592847
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes