Buscar

Os Três gêneros do discurso segundo Aristóteles

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os Três gêneros do discurso segundo Aristóteles
Ao que refere-se aos gêneros oratório são três: judiciário, deliberativo (ou político) e epidítico (laudatório). Por que exatamente três? Aristóteles responde: "porque há três espécies de auditório" (Retórica 1358a); é a necessidade de adaptar-se a eles que confere traços específicos para cada gênero; conforme as pessoas a quem nos dirigimos, não falaremos da mesma maneira. 
A partir dos estudos retóricos de Aristóteles, um novo campo de pesquisas se abriu. Este campo visava à classificação dos gêneros considerando algumas características dos elementos extralinguísticos. Então, dessas duas visões que serviram de base para o estudo dos textos surgiram subcategorizações, a saber: a literária resultou no estudo e na classificação dos gêneros lírico, épico e dramático e, a retórica; decorrente da necessidade de gerir a vida da cidade, investigou o universo de deliberações e da persuasão política, sendo subcategorizada nos gêneros deliberativo, jurídico e epidítico.	
Aristóteles definiu os gêneros como um grupo de seres ou objetos dotados de propriedades comuns, porém divisíveis em grupos menores chamados espécies. Na Retórica, o pensador mostra que a cada gênero corresponde uma expressão diferente. Separa, por exemplo, do rigor escrito, o caráter de representação teatral inerente aos debates. Em suma, estabelece como referências básicas os gêneros deliberativo, jurídico e epidítico (demonstrativo). Suas funções eram a de aconselhar/desaconselhar, acusar ou defender, elogiar ou censurar, respectivamente.
O estudo dos gêneros no funcionamento social
Quanto a Sociedade os estudos dos gêneros mostram que a encontra ecos nas discussões marcadas pelos fatos sociais , de acordo com Barzernam podem se observar diversos aspectos relativos aos gêneros em seu funcionamento e noção do fato social, fazendo com que que no discursos que as pessoas creem e passam a tornar verdade.
Na visão de Bhatia , “há ações de ordem comunicativa com estratégias convencionais para atingir objetivos”;
As tipologias mais complexas fundam-se de acordo com determinadas situações : o tipo de atores sociais, as circunstâncias da comunicação, os papéis, sociais, o canal utilizado e o tema.

Outros materiais