Buscar

LEILÃO , ARREMATAÇÃO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA - IRIB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IRIB Responde - Alienação fiduciária. Leilão negativo – procedimento registral.
Questão esclarece sobre procedimentos realizados quando os leilões previstos na Lei nº 9.514/97 são negativos.
O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta acerca do procedimento a ser realizado pelo Oficial Registrador quando, no caso de alienação fiduciária, os dois leilões previstos na Lei nº 9.514/97 resultam negativos. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Valestan Milhomem da Costa:
Pergunta
No caso de alienação fiduciária, como proceder quando os dois leilões previstos na Lei nº 9.514/97 são negativos?
Resposta
Valestan Milhomem da Costa, em artigo intitulado “Aspectos Práticos da Alienação Fiduciária de Imóveis”, em decorrência da palestra proferida no XXXV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, ensina que:
“5.9. Atos decorrentes do leilão (art. 27)
(...)
Sendo hipótese de leilão negativo, ocorrerá a extinção da dívida, consolidando-se a propriedade plena na pessoa do fiduciário.
Nessa hipótese, deve-se averbar a extinção da dívida, a qual deverá ser procedida mediante requerimento circunstanciado do fiduciário, esclarecendo a realização dos leilões e a não arrematação do bem, cujas circunstâncias deverão constar expressamente da averbação da extinção da dívida, inclusive para atender o disposto no art. 248 da Lei nº 6.015/73.
Esclareça-se que o fiduciário não poderá dispor do bem antes de requerer a averbação da extinção da dívida, nos termos do § 6º da Lei nº 9.514/97 e do art. 248 da LRP, tendo em vista o princípio da continuidade, nos termos dos artigos 195 e 237 da LRP.”
A íntegra do mencionado artigo encontra-se publicada no Boletim Eletrônico do IRIB, nº 3529, de 12/12/2008.
Finalizando, recomendamos sejam consultadas as Normas de Serviço da Corregedoria-Geral da Justiça de seu Estado, para que não se verifique entendimento contrário ao nosso. Havendo divergência, recomendamos obediência às referidas Normas, bem como a orientação jurisprudencial local.
Seleção: Consultoria do IRIB.
Fonte: Base de dados do IRIB Responde.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA E LEILÕES NEGATIVOS: HÁ NECESSIDADE DE AVERBAÇÃO DESSA CIRCUNSTÂNCIA NO REGISTRO DE IMÓVEIS?
Publicado em junho 14, 2010 por Luciano Passarelli
No universo de pesquisa a que tive acesso, não encontrei nenhum autor nem jurisprudência tratando especificamente dessa questão, razão pela qual resolvi trazê-la ao Boletim Eletrônico em ordem a suscitar o debate, de modo que os colegas estudiosos do registro imobiliário possam também contribuir, apresentando seus argumentos e colacionando autores ou decisões judiciais que já trataram do tema.
Vejam: pela alienação fiduciária o devedor-fiduciante transmite ao credor-fiduciário a propriedade do imóvel, com o escopo de garantia, conforme consta do artigo 22 da Lei 9.514/97. Assim, o credor efetivamente adquire o imóvel, que ingressa no seu patrimônio, mas o faz sob condição resolutiva: adimplindo o devedor a dívida e seus encargos, retorna-se ao status quo ante, resolvendo-se a alienação[1][1]. Trata-se então de propriedade resolúvel, como estabelece o artigo 1.361 do Código Civil, em texto plenamente aplicável também à alienação fiduciária de bem imóvel.
Mas se o devedor restar inadimplente, após constituído em mora e observado os procedimentos do artigo 26 da Lei 9.514/97, consolida-se a propriedade na pessoa do credor-fiduciário, ato que se perfaz por averbação, à vista do pagamento do imposto de transmissão “inter vivos” e do laudêmio, se houver[2][2].
A expressão “consolidação da propriedade” pode levar o leitor desavisado a achar que agora o credor-fiduciário é proprietário pleno do imóvel, reunindo em sua pessoa os clássicos poderes inerentes à propriedade, podendo então usar, gozar e dispor da coisa, e reavê-la de quem injustamente a detenha ou possua, como expressa o artigo 1.228, caput, do Código Civil [3]. Mas ainda não! O novel proprietário não pode usar ou dispor da coisa como melhor lhe aprouver, porque deve dar ao imóvel no curto prazo de trinta dias o destino preconizado no artigo 27 da Lei 9.514/97: promover leilão público para venda do imóvel. Sendo assim, seus poderes de proprietário nem sequer se aproximam da extensão daqueles referidos no artigo 1.228 do Código Civil.
Deve o proprietário dito “consolidado” realizar dois leilões: no primeiro obrigatoriamente deverá haver lance igual ou superior ao valor do imóvel para fins de leilão, estabelecido pelas partes quando da contratação da alienação fiduciária, nos termos do artigo 24, VI, da Lei 9.514/97. Se não houver lance nessas condições, deverá o proprietário realizar um segundo leilão. Neste, o maior lance oferecido poderá ser inferior ao valor da avaliação do imóvel, mas terá que alcançar no mínimo o valor da dívida e demais consectários constantes do artigo 27, parágrafo segundo, da lei sob comento.
Se nenhum lance cumprir tal requisito, ou se simplesmente não houver lance, nos termos do parágrafo quinto do artigo 27, a conseqüência será a extinção da dívida, ou seja, o credor não poderá prosseguir perseguindo eventual saldo pelas vias ordinárias, diferentemente do regramento geral da propriedade fiduciária constante do artigo 1.366 do Código Civil, e nesse momento, finalmente, o credor torna-se proprietário pleno do imóvel! Entendo que não há que se falar aqui em aplicação do artigo 1.365 do Código Civil porque, no regime da Lei 9.514/97, o credor tem a obrigação legal de realizar dois leilões. “Contrario sensu”, não está obrigado a realizar três ou mais leilões, até que finalmente o imóvel seja vendido. Além disso, a “ratio legis” aqui é a de exonerar o devedor, extinguindo-se a dívida. A se admitir a incidência do artigo 1.365 do Código Civil teríamos que admitir também a incidência do artigo 1.366, podendo então o credor prosseguir em execução ordinária contra o comprador, o que parece contrariar o sistema da Lei 9.514/97. Se não houve comprador interessado ou se nenhum ofereceu lance nas condições exigidas pelo artigo 27, a consolidação da propriedade, por assim dizer, atinge seu clímax.
Agora sim poderá usar, gozar e dispor da coisa livremente.
A pergunta, então, é se os leilões negativos devem ser publicizados no Registro de Imóveis.
Tenho para mim que a resposta a essa questão só pode ser afirmativa. Enquanto está estampada na matrícula do imóvel apenas a averbação da consolidação da propriedade, o que o ato registral está a revelar é que o proprietário deverá cumprir sua obrigação legal de levar o imóvel à venda em leilão. Não pode, então, dele dispor de forma diferente desta. Só com a averbação dos Autos de Leilão negativos é que o imóvel ficará livre para o proprietário dele dispor como melhor lhe aprouver.
Antes da averbação dos autos de leilão negativo, portanto, não pode o registrador recepcionar no álbum registral um outro negócio jurídico qualquer, como eventual venda direta, sem realização de leilão. Daí porque a averbação dos autos de leilão negativos é condição inafastável para que o credor-proprietário possa dispor do imóvel.
Isto deveria ser feito pela inserção, na averbação de consolidação da propriedade, de algo assim: “O credor fiduciário adquirente deverá promover os leilões públicos disciplinados no artigo 27 da Lei Federal 9.514/97”, o que já me parece suficiente para chamar a atenção para a necessidade de cumprimento daquele dispositivo legal.
Creio ser desnecessário – e mesmo desaconselhável – uma redação mais minudente, porque os leilões poderão ter dois desfechos: poderá o imóvel ser adquirido por terceiro interessado que ofereça lance, ou poderá o imóvel permanecer na propriedade do credor fiduciário, que nesse caso ficará livre para aliená-lo. Explicitar isso na averbação de consolidação me parece exagerado, e mesmo atentatório à técnica registral, que deve buscar sempre uma redação menos prolixa.
Esta é minha interpretação dos preceptivos legais citados, a qual submeto a apreciação dos leitoresdesse blog para as considerações e críticas que entenderem pertinentes.

Outros materiais