Buscar

ORIENTAÇÕES PARA GRUPOS DE TRABALHO 20171

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORIENTAÇÕES PARA GRUPOS DE TRABALHO: PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS/AS PSICÓLOGOS/AS, NO CONTEXTO DA JUSTIÇA
2017/1
É importante que todos os grupos consultem a Lei 11.697, de 13 de junho de 2008, que dispõe sobre a organização judiciária do Distrito Federal e dos Territórios (principalmente, a parte que dispões sobre as atribuições da Vara relacionada à sua temática de trabalho). Sugiro também que pesquisem no site do TJDFT sobre a atuação das equipes psicossociais das Varas (histórico, missão, objetivos, áreas de atuação, metodologia, entre outros). Isso não precisa entrar na apresentação, é só para subsidiar o estudo e viabilizar maior compreensão sobre a atuação do psicólogo nas áreas/Varas.
O objetivo é que cada grupo de trabalho ilustre para a turma como é a prática dos profissionais de Psicologia, no contexto da Justiça, em relação à área estudada.
Deverão ser usados slides em power point ou prezi. Estes devem ser entregues impressos e encaminhados via e-mail para a professora da disciplina (serão postados para toda turma) até a data da apresentação (enviar para miriam@iesb.br). 
MODELO DOS SLIDES:
Contextualização do tema (dados sobre a problemática, estatísticas etc) – 1 slide
Legislação - citar, no mínimo, uma legislação que norteia a atuação dos profissionais da Justiça na área relacionada à pesquisa. Apresentar três ideias relevantes para atuação do psicólogo na área investigada (caso a lei disponha sobre atuação da equipe psicossocial, chamar atenção para isso) – 2 slides
Síntese dos artigos/textos científicos–7 slides, em média – descrever como são as práticas dos profissionais de Psicologia na área de investigação de seu grupo. O grupo deverá sintetizar os textos indicados pela professora (que estão postados na pasta “Textos para os GTS”) e, pelo menos, mais um texto pesquisado pelo grupo que descreva a prática dos profissionais na área.
Explorar as ideias principais relacionadas a:1) Como é o campo de atuação,o que é previsto na lei 11.697 sobre as atribuições da Vara. 2) Como é a atuação de profissionais de Psicologia na área: objetivos, demandas/questões com as quais os profissionais se deparam na área,abordagens teóricas da Psicologia que costumam orientar as práticas, estratégias metodológicas utilizadas nos atendimentos, técnicas utilizadas, papel dos profissionais de Psicologia, entre outros aspectos relacionados às práticas dos profissionais.
Exemplo de intervenção de profissionais de Psicologia na área -(2 slides)
Referências bibliográficas (padrão APA) -(1 slide)
Outros recursos utilizados na apresentação – informações/links relacionados a outros recursos enriquecedores da apresentação (vídeo, documentário, filme, dinâmicaetc). (1 slide)
Elaborem uma apresentação rica e criativa! Trechos de filmes, vídeos e outros recursos podem ser utilizados para enriquecer e tornar mais lúdico o debate. Cada grupo terá 30 minutos para apresentar o trabalho e este tempo não será prorrogado, portanto, é importante “ensaiarem” para ajustar o tempo.
Solicito gentileza de adiantarem as leituras do material indicado na pasta “Textos para os GTs”, postada na área “Materiais”. 
Bom trabalho!
Profa. Miriam Pondaag

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais