Buscar

CASO CONCRETO 2 empresarial 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO: 2
Pedro emitiu uma nota promissória em favor de Carlos, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos. 1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa? 2. Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela. 
Resposta: A defesa não deve ser acolhida pelo juiz de causa, tendo em vista que aplica-se o principio da autonomia das obrigações. As obrigações são independentes uma vez que recebe e transfere o título as obrigações são autônomos.
QUESTÃO OBJETIVA: 
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito. 
A) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação; 
B) Pelo princípio da abstração, os direitos decorentes do título de crédito não se vinculam ao negócio qe deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação; 
C) Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado. 
D) Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles e

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes