Buscar

caso concreto 7 empresarial3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica
 CASO CONCRETO ? (EXAME DE ORDEM UNIFICADO ? FGV) Alan saca uma letra de câmbio contra Bernardo, tendo como beneficiário Carlos. Antes do vencimento e da apresentação para aceite, Carlos endossa em preto a letra para Eduardo, que, na mesma data, a endossa em preto para Fabiana. De posse do título, Fabiana verifica que na face anterior da letra há a assinatura de Gabriel, sem que seja discriminada a sua responsabilidade cambiária. Com base nessa questão, responda aos itens a seguir. 
Gabriel poderá ser considerado devedor cambiário? 
Resposta; Sim Gabriel pode ser considerado devedor cambiário tndo em vista qie ele é o avalista do sacado e o avalista assume a posição do co-devedor.
Caso Fabiana venha a cobrar o título de Gabriel e ele lhe pague, poderia este demandar Eduardo em ação cambial regressiva? Responda justificadamente, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação leg al pertinente ao caso.
Resposta: Não pode tendo em vista que Eduardo está posicionado abaixo de Daniel na cadeia cambiária .
 QUESTÃO OBJETIVA 1 ? (EXAME DE ORDEM UNIFICADO ? FGV) Em relação ao Direito Cambiário, é correto afirmar que (
A) o aceite no cheque é dado pelo banco ou instituição financeira a ele equivalente, devendo ser firmado no verso do título.
 (B) a duplicata, quando de prestação de serviços, pode ser emitida com vencimento a tempo certo da vista. 
(C) o protesto é necessário para garantir o direito de regresso contra o(s) endossante(s) e o(s) avalista(s) do aceitante de uma letra de câmbio. 
(D) o aval dado em uma nota promissória pode ser parcial, ainda que sucessivo. 
QUESTÃO OBJETIVA 2 ? (EXAME DE ORDEM UNIFICADO ? FGV) Em relação aos Títulos de Crédito, é correto afirmar que, quando (
A) presente na letra de câmbio, a cláusula ?não à ordem? impede a circulação do crédito. 
(B) insuficientes os fundos disponíveis, o portador de um cheque pode requerer a responsabilidade cambiária do banco sacado pelo seu não pagamento. 
(C) firmado em branco, o aval na nota promissória é entendido como dado em favor do sacador. 
(D) não aceita a duplicata, o protesto do título é a providência suficiente para o ajuizamento da ação de execução contra o sacado

Outros materiais