Buscar

SocioAmbiental 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A ISO 9001:2000 determina a utilização desse tipo de abordagem conforme seu funcionamento. Como o ciclo do PDCA é aplicável a todos os processos, acaba sendo perfeitamente compatível a utilização dessa ferramenta com o propósito de um SGA. Por essa razão, o SGA, construído com essa abordagem, é perfeitamente compatível a todos os sistemas que são formulados com base no PDCA, como os sistemas de gestão da qualidade, de segurança, de responsabilidade social, entre outros. O PDCA é composto por quatro etapas: P (Planejar), D (Executar), C (Verificar) e A (Agir). Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a fase Planejar. A Propor os objetivos e processos necessários para alcançar os resultados de acordo com a política da organização. Nesta fase, é estabelecido o escopo, identificados e avaliados os aspectos e a legislação ambiental e proposto s os objetivos, as metas e os programas 
2 - A gestão de riscos pode ser definida como uma metodologia de trabalho que permite à empresa conhecer e gerenciar os riscos que envolvem suas atividades, ela estabelece em um processo sistemático de aplicação de políticas de gestão de qualidade, procedimentos e práticas com a finalidade de estimar, controlar, comunicar e revisar os riscos para a qualidade do produto em toda a sua vida útil. Com base nesse contexto, assinale a alternativa, que descreve, corretamente, o termo correlacionado ao gerenciamento de risco denominado susceptibilidade. C Relacionada a alguma condição 
3 - Dentre os termos e definições, conforme apresentados pela NBR ISO 14001, que possibilitam maior compreensão do sistema ambiental, encontramos: melhoria contínua, ação corretiva, documento, aspectos, impacto, objetivo ambiental e procedimento. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. Processo que estabelece melhora progressiva e ininterrupta do sistema, baseado no ciclo PDCA. A Melhoria contínua. 
4 - As normas da série 14000 estabelecem padrões para a implantação de um sistema de gestão ambiental nas organizações que, segundo a NBR ISO 14001:2004, visam: estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; assegurar a conformidade com sua política ambiental definida e buscar conformidade com a norma. Dentre os termos e definições, conforme apresentados pela NBR ISO 14001, que possibilitam maior compreensão do sistema ambiental, encontramos: melhoria contínua, ação corretiva, documento, aspectos, impacto, objetivo ambiental e procedimento. Com base nesse contexto, associe a coluna A com a coluna B, relacionando os princípios e suas descrições e, em seguida, assinale a alternativa correta. A C – A – E – B – G – D – F 
 
5 A política ambiental é uma das primeiras providências da organização. Esse documento, redigido e aprovado pela alta administração, tem como propósito principal estabelecer um compromisso com todos aqueles que tenham alguma associação ou interesse com a organização para firmar a sua responsabilidade ambiental e o comprometimento com o meio ambiente. A política especificada na NBR ISO 14001 estabelece critérios, conforme sugere o texto a seguir: A ISO 9001:2000 determina a utilização desse tipo de abordagem conforme seu funcionamento. Como o ciclo do PDCA é aplicável a todos os processos, acaba sendo perfeitamente compatível a utilização dessa ferramenta com o propósito de um SGA. Por essa razão, o SGA, construído com essa abordagem, é perfeitamente compatível a todos os sistemas que são formulados com base no PDCA, como os sistemas de gestão da qualidade, de segurança, de responsabilidade social, entre outros. O PDCA é composto por quatro etapas: P (Planejar), D (Executar), C (Verificar) e A (Agir). Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a fase Agir. D Analisar criticamente as deficiências e fraquezas do sistema para propor melhorias que devem ser implem entadas; também são revisadas todas as ações propostas para o sistema de g estão, estabelecendo com esta etap a o ciclo de melhoria contínua. 
6 - Após exatos 20 anos da Conferência de Estocolmo, a conferência internacional Rio -92, sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, reuniu 179 países para discutir temas ambientais globais com o objetivo de promover, em escala mundial, um novo estilo de desenvolvimento sustentável. Ainda nesse evento, foi proposta uma série de diretrizes para um mundo mais saudável, incluindo metas e ações concretas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. Surgiu como resultado da Conferência Rio-92, que ficou conhecida como “Cúpula da Terra”, consiste uma declaração de princípios ou intenções, mas possui, também, um guia que sugere ações e metodologias para obtenção do consenso, e para implementar e monitorar programas, trabalhando sempre com valores educacionais como cooperação, igualdade de direitos e fortalecimento dos grupos socialmente vulneráveis, democracia e participação. B Agenda 21. 
7 - O SGA é perfeitamente compatível a todos os sistemas que são formulados com base no PDCA, como os sistemas de gestão da qualidade, de segurança, de responsabilidade social, entre outros. O PDCA é composto por quatro etapas: P (Planejar), D (Executar), C (Verificar) e A (Agir). Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a fase Executar. B Deve-se implementar e manter todos os aspectos definidos no planejamento. Nesta fase, temos as atribuições de responsabilidades e recursos, treinamentos, desenvolvimento e controle de documentos, entre outras ações. 
8 - A gestão de riscos é uma estratégia de gerenciamento global, que envolve diversos profissionais de diferentes áreas da empresa. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o termo correlacionado ao gerenciamento de risco denominado vulnerabilidade. D Relacionada a alguma condição natural de fragilidade diante de uma situação de risco. 
9 - O gerenciamento de risco é realizado através da análise e identificação dos elementos do processo que possui um fator potencial gerador de um efeito indesejável (dano) associado às suas causas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o termo correlacionado ao gerenciamento de risco denominado acidente. B Acontecimento que provoca alguma perda significativa. 
10 - A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, permitindo a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de água e energia - e de custos indiretos - como sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades vizinhas a empresa. A certificação ISO 14001 atesta que determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. Elemento decorrente de uma atividade que pode interagir com o meio ambiente, como o uso de energia elétrica. D Aspectos. 
11 - As normas da série ISO 14000 estabelecem padrões para a implantação de um sistema de gestão ambiental n as organizações que, segundo a NBR ISO 14001:2004, visam: estabelece r, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; assegurar a conformidade com sua política ambiental definida e buscar conformidade com a norma. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde à norma da série de normas ISO 14000 apresentada a seguir. 
Trata especificamente da implantação de um sistema de gestão ambiental, sendo a única da série que é certificável. B ISO 14001
12 - O PDCA foi criado na década d e 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru d o gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “ Ciclo Deming”). O PDCA é composto por quatro etapas: P (planejar),D (executar) , C (verificar) e A (agir). Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente a fase verificar . C Obtém a comprovação de que está sendo executado de acordo com o planejado, para isso, faz-se necessário monitorar e medir os processos para verificar a conformidade aos requisitos e critérios estabelecidos. Neste momento, acontecem as auditorias. 
13 - Após exatos 20 anos da Conferência de Estocolmo, a conferência internacional Rio- 92, sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, reuniu 179 países para discutir temas ambientais globais com o objetivo de promover, em escala mundial, um novo estilo de desenvolvimento sustentável. Ainda nesse evento, foi proposta uma série de diretrizes par a um mundo mais saudável, incluindo metas e ações concretas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. Surgiu como resultado da Conferência Rio -92, que ficou conhecida como “Cúpula da Terra”, consiste uma declaração de princípios o u intenções, mas possui, também, um guia que suger e ações e metodologias para obtenção do consenso, e para implementar e monitorar programas, trabalhando sempre com valores educacionais com o cooperação, igualdade de direito se fortalecimento dos grupos socialmente vulneráveis, democracia e participação. B Agenda 21. 
14 - O Sistema de Gestão Ambiental fornece uma estrutura p ara o gerenciamento das responsabilidades ambientais. Ele ajuda a sua empresa a estar no controle e administrar com sucesso os mais relevantes aspectos ambientais, ou seja, emissões, manuseamento de dejetos, utilização de recursos naturais e eficiência energética. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que cor responde ao conceito a seguir. Meio no qual é armazenada um a informação. Podem ser a política ambiental, os procedimentos, as instruções operacionais, os registros e o manual. C Documento. 
15 - As normas da série 14000 estabelecem padrões para a implantação de um sistema de gestão ambiental nas organizações que, segundo a NBR ISO 14001:2004, visam: estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; assegurar a conformidade com sua política ambiental definida e buscar conformidade com a norma. Dentre os termos e definições, conforme apresentado s pela NBR ISO 14001, que possibilitam maior compreensão do sistema ambiental, encontramos: melhoria contínua, ação corretiva, documento, aspecto s, impacto, objetivo ambiental e procedimento. Com base nesse contexto, associe a coluna A com a coluna B, relacionando os princípios e suas descrições e, em seguida, assinale a alternativa correta. A C – A – E – B – G – D – F. 
16 - O gerenciamento das ações de uma empresa pelo uso de sistemas constituído de processos e suas influências mútuas é definido como uma “abordagem de processo”. A ISO 9001:2000 deter mina a utilização desse tipo de abordagem conforme seu funcionamento. Como o ciclo do PDCA é aplicável a todos os processos, acaba sendo perfeitamente compatível a utilização dessa ferramenta com o propósito de um SGA. Por essa razão, o SGA, construí do com essa abordagem, é perfeita mente compatível a todos os sistemas que são formulados com base no PDCA, como os sistemas de gestão da qualidade, de segurança, de responsabilidade social, entre outros. O PDCA é composto por quatro etapas: P (Planejar), D ( Executar), C (Verificar) e A (Agir). Com base no contexto descrito associe a coluna A com a coluna B, relacionando as etapas do PDCA com sua s descrições e, em seguida, assinale a alternativa correta. C - D – A – B – C. 
17 - Dentre os termos e definições, conforme apresentados pela NBR ISO 14001, que possibilitam maior compreensão do sistema ambiental, encontramos: melhor ia contínua, ação corretiva, documento, aspectos, impacto, objetivo ambiental e procedimento. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que cor responde ao conceito a seguir. Processo que estabelece melhor a progressiva e ininterrupta do sistema, baseado no ciclo PDCA. A Melhoria contínua. 
18 - O desenvolvimento das atividades produtivas pode trazer consequências de degradação ambiental. Essa condição provocada pelo homem causa danos humanos, materiais ou ambientais, com consequentes prejuízos econômicos e sociais. Por essa razão, decorre a necessidade de atuação ambiental do poder público na orientação , na correção, na fiscalização e no monitoramento ambiental, de acordo com as diretrizes administrativas e as leis em vigor. Nesse contexto, assinale a alternativa que traz corretamente o documento que “tem a função de analisar e entender as consequência s não só da implantação de um projeto de produção, mas, também, da idealização, por meio de métodos de análise de impacto ambiental e técnicas de previsão desse impacto, propondo, assim, um a inibição de determinadas atividades com base em diagnósticos ambientais, caso necessário.” A EIA. 
19 - A ISO 9001:2000 determina a utilização desse tipo de abordagem conforme seu funcionamento. Como o ciclo do PDCA é aplicável a todos os processos, acaba sendo perfeitamente compatível a utilização dessa ferramenta com o propósito de 
um SGA. Por essa razão, o SGA, construído com essa abordagem, é perfeitamente compatível a todos os sistemas que são formulados com base no PDCA, como os sistemas de gestão da qualidade, de segurança, de responsabilidade social, entre outros. O PDCA é composto por quatro etapas: P (Planejar), D (Executar), C (Verificar) e A (Agir). Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a fase Planejar. A Propor os objetivos e processos necessários para alcançar os resultados de acordo com a política da organização. Nesta fase, é estabelecido o escopo, identificados e avaliados os aspectos e a legislação ambiental e propostos os objetivos, as metas e os programas. 
20 - No Brasil, o EIA teve sua prime ira previsão na Lei nº 6.803, a qual dispôs sobre as diretrizes básicas para zoneamento industrial em áreas críticas, porém, foi com a Lei nº 6.938/81 ( Lei da Política Nacional do Meio Ambiente) que o EIA passou a integrar a legislação protetiva do meio ambiente no país. Essa lei foi regulamentada pelo Decreto nº 88.351/83, determinando o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) como responsável pela fixação dos critérios básicos de estudo do impacto ambiental. Assinale a alternativa correta sobre o momento em que o estudo do impacto ambiental deve ser realizado. C Segundo a Constituição Federal, o estudo do impacto ambiental deve anteceder o início das atividades produtivas quando associadas a situações potencialmente causadoras de degradação do meio ambiente.

Outros materiais